Vantagens de utilizar um escritório virtual para advogados

O escritório virtual para advogados é uma opção para os profissionais que desejam empreender na área jurídica.
 Otávio Hoffmann  |      25/04/2022
Vantagens de utilizar um escritório virtual para advogados

O escritório virtual para advogados é uma opção para os profissionais que desejam empreender na área jurídica aproveitando todas as facilidades do mundo moderno. Com ele, você pode conquistar seu endereço próprio, otimizar recursos e impressionar os clientes. Quer saber mais sobre o assunto? Preparamos este material com as principais informações!

Ninguém pode negar: a advocacia é um meio em que a reputação vale tanto quanto um bom trabalho. Você precisa ser bem visto! Mas como essa uma imagem profissional é construída? Através da estrutura, da agilidade e dos resultados alcançados com o trabalho. Nesse sentido, o escritório virtual para advogados faz muito sucesso! Quando bem aproveitado, pode tornar sua trajetória no empreendedorismo jurídico extremamente rentável e produtiva.

O escritório virtual serve para quem está começando a empreender na área jurídica e não tem uma estrutura física preparada para isso. Também é interessante para os advogados que estão há um tempo no mercado, mas desejam reduzir custos operacionais. Usando a tecnologia a seu favor, você consegue ampliar seu campo de atuação e agilizar a vida dos clientes, tudo isso enquanto reduz a quantidade de papéis. Em outras palavras: a geografia e a papelada não serão mais problemas para você, advogado!

O que é escritório virtual para advogados

O escritório virtual é um serviço que permite que profissionais, empresas e empresários trabalhem remotamente através de recursos disponíveis na internet. Para os advogados, é sinônimo de liberdade, rapidez e organização. Por meio das facilidades oferecidas, você consegue digitalizar documentos, fazer ligações e receber mercadorias sem muitos transtornos.

A advocacia não precisa de uma sede física para ser realizada nos dias de hoje. Quando o advogado opta pelo modelo virtual, percebe que a prospecção de clientes fica muito mais fácil, o que melhora os lucros e a comodidade. O formato digital também amplia seus horizontes, permitindo que você faça parcerias via home office ou contrate alguns advogados freelancers.

Por que ter um escritório virtual para advogados?

Para economizar e aproveitar o lado bom da tecnologia! Com a solução você trabalha de casa e em escritórios compartilhados, ou seja, em vez de arcar com os custos fixos de aluguel, água ou telefone, divide tudo com outros profissionais e paga apenas pelo que fizer sentido para sua rotina. Como grande parte do trabalho acontece de forma remota, os valores mensais caem mais da metade!

Os investimentos necessários para criação e funcionamento de um escritório virtual, sem dúvidas, são bem menores do que as despesas fixas mais básicas de um local físico. Consegue imaginar o quanto você gastaria para ter uma sala de alto padrão? Com o serviço online essa conta gigantesca não existe!

Ao contratar o escritório virtual para advogados, uma estrutura completa estará à sua disposição. Suporte de telefonia com atendimento personalizado, gestão de correspondências, endereço comercial e fiscal são recursos úteis para o seu tipo de trabalho. Isso é um diferencial para aqueles profissionais que não possuem espaço em casa ou ainda não têm condições de investir em um ambiente equipado e uma equipe.

Vale lembrar: a credibilidade é um fator de sucesso para advogados

De acordo com o dicionário, “credibilidade é característica de quem ou do que é crível”. Essa qualidade é determinante para o sucesso de um bom advogado, sendo um dos pré-requisitos para fechar negócios. A boa notícia é que o escritório virtual também reforça essa imagem de confiança!

Um cliente jurídico quer saber sua reputação, seu endereço, verificar a documentação, irá reparar na organização do seu trabalho…ou seja, ele investiga tudo para entender se está seguro nesta negociação. Quando está com a documentação em dia e gera valor em todos os pontos de contato com o cliente, você consegue mostrar que é a melhor pessoa para resolver o problema.

Com os endereços comerciais em grandes centros e uma estrutura física completa a seu dispor, você consegue atrelar sua imagem profissional a um status mais elevado. Imagine receber um cliente na Av. Paulista e ter uma recepcionista para atendê-lo até tudo esteja pronto? A sua moral irá lá em cima! Detalhes como pontualidade e fácil acesso podem parecer pequenos, mas fazem toda a diferença na construção do sucesso de um escritório de advocacia.

Como planejar e utilizar o escritório virtual para advogados

Investir no escritório virtual para advogados é o começo de uma trajetória de muito trabalho e dedicação. Além de ter um endereço online e espaços para encontros presenciais, você deve elaborar estratégias para conquistar o reconhecimento social, autoridade no mercado e conquistar mais clientes.

Invista em uma identidade visual de qualidade para reforçar suas táticas de marketing jurídico. O ideal é que ela seja usada nos cartões de visita, papelaria do escritório, redes sociais, assinatura de e-mail e no site do seu escritório. Uma linguagem visual bem estabelecida e explorada com inteligência no mundo digital gera mais credibilidade para os futuros clientes do que uma placa pendurada perto da sala de atendimento.

Ter uma uma plataforma de pagamento e recebimento de honorários, via boleto bancário ou cartão de crédito também é interessante. Isso reduz a inadimplência e mantém o controle financeiro do seu escritório virtual de advocacia em dia. Seu negócio só crescerá se a base estiver fortalecida!

Ainda pensando em fortalecer a imagem, vale a pena ter um domínio profissional registrado para o endereço do seu site e do e-mail. Os provedores convencionais, como @gmail.com ou @hotmail.com podem até ser fáceis, mas passam amadorismo, o que reflete negativamente nos seus resultados.

Fatores-chave para o bom funcionamento do escritório de advocacia

1) Ofereça a possibilidade de encontros presenciais

A tecnologia encurta distâncias e otimiza tempo nas comunicações através dos aplicativos e redes sociais. Isso é ótimo, mas nem sempre é o suficiente. Embora a prestação de serviço online seja uma tendência, alguns clientes desejam um contato mais próximo. Se você puder fazer reuniões mensais, ou a cada três meses, ganhará pontos extras com eles.

As conversas “olho no olho” podem ser feitas mesmo que você opte pelo trabalho remoto na maioria do tempo. Para esses casos, existem os serviços de aluguéis de espaços para encontros. Defina qual será a estrutura adotada para atendimento presencial e os dias em que isso será feito. Depois, busque uma sala de reunião bem localizada e com os recursos necessários para a situação. É simples e prático!

2) Tenha ferramentas de gestão para o negócio

O software de gestão permite que você aproveite as maiores vantagens que o modelo virtual oferece. Você pode trabalhar em diferentes ambientes, alternando entre um espaço compartilhado e o home office, ou se tornar um advogado nômade digital, se esse for o seu sonho.

A possibilidade de reunir em um só lugar dados de clientes, agenda de trabalho, fluxo de caixa do escritório e andamentos processuais garante também maior organização e produtividade. Afinal, você terá as informações centralizadas e de fácil alcance sem precisar abrir diversas planilhas e abas no navegador para realizar tarefas.

3) Elabore uma estratégia de posicionamento e diferenciação

Como você, advogado, pretende se destacar em um mercado competitivo? As inovações tecnológicas trouxeram para o universo jurídico a necessidade de mostrar diferenciais para os clientes. É importante construir um posicionamento estratégico que reforce a identidade do escritório - isso gera valor.

Tenha um planejamento de marketing jurídico para se destacar no mercado e atender os clientes dentro das suas necessidades. Mas, fique atento! Apenas uma boa estratégia de marketing jurídico não é suficiente sem a qualidade do produto jurídico.

Otimizar a gestão do trabalho de advocacia e investir em um escritório virtual para advogados se tornou uma necessidade no contexto atual da globalização. Se você está pensando em empreender na área jurídica, pode apostar na modalidade remota sem medo. Esse é o caminho para o sucesso entre os advogados!

Quer conhecer mais sobre o escritório virtual? Fale com um de nossos Heros!

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Outros artigos | Escritório Virtual