Empreendedorismo social: o que é e como funciona

O empreendedorismo social promove ações que unem o desenvolvimento de negócios e o cuidado socioambiental. Saiba mais.
 Lara Zanesco  |      31/07/2023
Capa-Q2-Dicas-08.jpg

Já ouviu falar em empreendedorismo social? Esse é um termo em alta no universo empresarial e está começando a ditar tendências para quem empreende.

A ideia é explorar ações que promovam não só o próprio negócio, mas iniciativas sociais também. Assim, os empreendedores e as empresas conseguem gerar mais valor para a sociedade e até mesmo para seus produtos e serviços.

Neste artigo, vou te explicar tudo sobre esse assunto para você começar a colocar em prática algumas iniciativas simples no seu negócio. Aqui, você vai aprender:

  • O que é empreendedorismo social?
  • Como funciona o empreendedorismo social?
  • Dicas para aplicação do empreendedorismo social.

O que é empreendedorismo social?

O empreendedorismo social é uma metodologia de ações e negócios focados em promover impacto socioambiental.

A proposta é desenvolver modelos de negócio, produtos e serviços que solucionem ou minimizem problemas sociais. São estratégias que impactam na saúde, educação, geração de emprego e habitação, por exemplo.

Diferente de quem empreende de forma tradicional, o empreendedor social não foca apenas nos benefícios e melhorias do seu negócio, mas de todo o espaço onde esse negócio está inserido, pensando em como beneficiar o que é social e não só o privado.

Como funciona o empreendedorismo social?

Por se tratar de uma série de estratégias aplicáveis, existem diversas formas de empreender socialmente. Mas existem alguns fatores que acabam norteando as ações de empresas e negócios que seguem essa abordagem. Veja quais são:

  • Problema em foco

A primeira coisa a se fazer é identificar e definir em que seu negócio quer e pode gerar impacto. Qual o problema social ou ambiental que você pode abordar e ajudar a melhorar deve ser o primeiro passo para empreendedor em um viés social.

  • Estratégia e planejamento

Já sabe o que você quer impactar, é hora de pensar em como fazer isso. O propósito deve ser criar uma solução inovadora para impactar esse problema. É muito importante destacar que essa solução deve ser sustentável, algo que não gere impactos negativos na sociedade.

  • Defina o modelo de negócio

Assim como qualquer tipo de empreendimento, o social precisa de dinheiro para funcionar. Após planejar sua solução, é hora de entender como será o modelo de negócio que vai viabilizar essa ação economicamente. Serão receitas a partir de parcerias? Financiamentos? Ou serão produzidas internamente? Tudo isso precisa estar claro antes de iniciar essa empreitada.

  • Métricas e resultados

O empreendedorismo social não é algo só “para fazer bonito”. Trata-se de aplicação de tempo, esforço e dinheiro como qualquer outro negócio. Por isso os resultados precisam ser monitorados. Pense em como irá avaliar isso para saber analisar se você está no caminho certo ou se precisa replanejar.

Dicas para aplicar o empreendedorismo social

Para aplicar o empreendedorismo social no seu negócio, você pode começar aos poucos, com iniciativas pequenas, mas muito efetivas. Veja estas dicas:

1- Busque parcerias

Encontre empresas e instituições que tenham o mesmo comprometimento que você com o problema que quer resolver. Quando elas participam, seu impacto pode ser muito maior do que atuando sozinho.

2- Faça a comunidade participar

Lembra que expliquei que você precisa olhar para os problemas de onde seu negócio está? A comunidade pode dar ideias e contribuições valiosas para inovar e solucionar o problema que você identificou.

3- Mantenha o pensamento aberto

Aproveite qualquer oportunidade e ideia que possa promover soluções mais eficazes para o problema que você está atacando. Estude e pesquise por inovações, seja online, com outras empresas ou a comunidade em si.

4- Promova a conscientização

Muitos problemas podem voltar a acontecer após a resolução por falta de conscientização, quando a própria população os causa, como questões de lixo nas ruas, por exemplo.

Promover conscientização sobre o problema ajuda a transformar a mentalidade social e ter mais pessoas engajadas nas suas iniciativas.

Com essas dicas, com certeza fica mais fácil pensar em como aplicar o empreendedorismo social do seu negócio. Aproveite que está por aqui e veja mais dicas para empreender desde o começo da sua jornada.

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes