Contabilidade para YouTube: descubra se está na hora de contratar um contador

Você é YouTuber e seu canal já monetiza? Confira dicas de Contabilidade para YouTube e entenda se está na hora de uma ajuda profissional.
 Angélica Albuquerque  |      09/08/2021
Contabilidade-para-YouTube-descubra-se-está-na-hora-de-contratar-um-contador.png

Você é YouTuber, seu canal monetiza, e mesmo assim ainda não faz ideia de quais são os próximos passos para a profissionalização do seu canal? Contabilidade para YouTube é um passo importante e se você quer saber mais sobre esse tema, você está no lugar certo.

O Básico também precisa ser dito: se o seu canal de YouTube já está monetizando, a primeira coisa a se ter em mente é que agora seu canal precisa de uma estrutura de empresa para você crescer, ter receita e evitar problemas com impostos.

Ainda não tem um CNPJ? Entenda como a Company Hero ajuda na formalização de empresas.

6 sinais de que está na hora de contratar um Contador para Youtube e formalizar o seu Canal

1) Será que eu preciso pagar impostos?

Sim, se o seu canal já monetiza e movimenta algum dinheiro, é importante lembrar que o dinheiro pago pelo YouTube deve ser declarado junto à Receita Federal. Sem a quitação dos tributos requeridos para o recebimento do dinheiro, você corre sérios riscos de engessar o crescimento do seu Canal.

Além disso, ao declarar o lucro do seu canal como Pessoa Física, as taxas de impostos são bem mais altas, podendo chegar a 27,5%. O ideal é que você tenha a sua empresa. Tanto para o tipo de empresa MEI (microempreendedor individual) quanto ME (microempresa), os impostos são reduzidos e simplificados.

👉Quer saber todos os detalhes e diferenças entre o modelo MEI e ME? Baixe nosso E-book gratuito.

2) Preciso de um CNPJ ou emitir notas para parcerias

Um outro passo importante para o crescimento para YouTubers é o seu registro como empresa. Uma vez criada a empresa, você terá direito a um CNPJ e assim poderá aproveitar todos os benefícios de ter um negócio que gera receita.

O bom de ter uma empresa como YouTuber é o fato de poder emitir notas fiscais. Isso é fundamental para que você consiga, além da monetização do Canal no Youtube, conquistar parcerias com grandes marcas. As principais marcas do mercado só se relacionam com influenciadores que emitem notas fiscais.

Ah, outro ponto importante em ter sua empresa formalizada é que você terá direito a linhas de crédito especial para empresas, poderá ter tributos mais simplificados e começar a construir sua previdência social, além de vários direitos trabalhistas importantes. Portanto, lembre-se que sem um CNPJ nada disso é possível e seu canal ainda estará na informalidade.

3) O Canal está crescendo e preciso contratar funcionários

Um divisor de águas na vida de muitos YouTubers é a questão de contratar pessoas para te ajudarem, seja para produzir roteiros, editar vídeos, time comercial, advogados… Se o seu canal já é uma empresa formalizada, ou se ainda não está formalizado mas você já está pronto para ter terceiros que trabalham com você, está na hora de ter um Contador para o seu Youtube e formalizar sua empresa.

O contador conseguirá ajudar sua empresa com o melhor planejamento tributário. Afinal, um errinho que se comete em relação às questões fiscais podem resultar em multas e jogar dinheiro fora. E ninguém quer isso, né?! Além de te ajudar com todo o processo de contratação de funcionários e direitos trabalhistas, a Conta Junto é uma Assessoria Contábil parceira da Company Hero que vai poder te ajudar nesses trâmites.

4) Preciso de um planejamento financeiro

Se o seu canal do YouTube já possui uma boa estrutura, com crescimento constante, tem funcionários e já movimenta um faturamento estável, então chegou a hora de desenhar um planejamento financeiro para o seu negócio.

O planejamento financeiro te ajuda a alcançar os seus objetivos como empresa. Com um bom planejamento é possível, além de economizar - de um jeito legal! - com o fisco, traçar uma rota de crescimento para sua empresa baseada no seu capital e em possíveis investimentos. Tudo isso é possível e é função de uma boa assessoria contábil.

5) Preciso mudar o regime tributário da minha empresa

Sim, outro sinal importante de que chegou a hora de contratar um contador para o seu canal de YouTube é quando você precisa fazer uma mudança de regime tributário. Essa mudança pode ser feita por várias razões diferentes, mas certamente você precisará de um contador para auxiliá-lo em todo processo e garantir que a coisa está sendo feita do jeito certo, sem infringir nenhuma lei.

Um exemplo disso é que muitos YouTubers começam o canal com um MEI e depois, conforme vai crescendo o canal e aumentando o seu faturamento, precisam mudar para outro tipo de empresa. E para que isso ocorra existem regras. Por exemplo, você sabia que a migração de MEI para ME não pode ser feita a qualquer momento?!

Tem mais: imagina que seu canal está crescendo tanto que agora você já tem outras fontes de renda, além do AdSense. O que fazer, quais tributos devo pagar? Todo esse tipo de orientação é feita pelos profissionais da contabilidade.

6) Preciso demitir funcionários

Se você precisa demitir funcionários porque gostaria de reestruturar a sua empresa, trazer novas pessoas ou simplesmente levá-la para uma outra direção, contratar um contador pode ser a melhor opção para o seu negócio crescer sem enrosco por conta de processos trabalhistas.

Iniciar uma relação de trabalho é importante, assim como encerrar esse ciclo da maneira correta! Quando se fala em rescisão de contrato de trabalho já se pensa em dor de cabeça, mas pode ser diferente. Para evitar processos, a assessoria contábil é uma ótima ferramenta porque ela cuida dos trâmites tanto do ponto de vista do funcionário, quanto da empresa. Deixando tudo muito transparente nesse momento de encerramento de ciclos.

Para finalizar, é importante ter em mente que em cada processo de desenvolvimento do seu negócio precisa de uma ajuda especializada.

Como a Company Hero ajuda o seu Canal do Youtube?

Aqui na Company Hero a gente ajuda Youtubers, influenciadores e outros negócios em todas as etapas de Formalização da Empresa, Escritório Virtual, Registro de Marca e até mesmo salas para gravação de vídeos ou podcasts. Mas, lembre-se, o nosso trabalho não substitui de forma alguma a necessidade de uma assessoria contábil ou escritório de contabilidade. Depois de formalizar a sua empresa, é muito importante ter esse acompanhamento de perto, com especialistas em contabilidade.

Ter uma empresa envolve muitas questões, inclusive questões legais e é preciso estar com tudo em dia.

Gostou destas dicas e gostaria de uma assessoria contábil para o seu canal de YouTube? Procure a Conta Junto e fale com uma contabilidade especializada.

Angélica Albuquerque Redatora da Company Hero
Angélica Albuquerque
Redatora