Como receber o auxílio-doença depois de aprovado?

Saiba quanto tempo leva para aprovação do auxílio-doença e o que fazer após a aprovação para receber o benefício. Acesse!
 Lara Zanesco  |      08/09/2023
Capa-Q3-Protecao-Renda04.jpg

Já solicitou o auxílio por incapacidade temporária e não sabe o que fazer? É hora de entender como receber o auxílio-doença depois de aprovado.

O pagamento é feito pelo INSS e é preciso seguir os processos de forma adequada para não ficar com atrasos no pagamento e não deixar suas contas pendentes.

👉 Entenda: Quanto tempo após a perícia o INSS paga o auxílio-doença?

Veja como fazer para receber o auxílio após aprovação e tire suas dúvidas sobre essa etapa do benefício agora mesmo!

O que fazer depois que o benefício do INSS foi aprovado?

Quando o auxílio-doença é aprovado, você recebe a carta de benefício concedido. Para receber o benefício, deve levar a carta à agência bancária indicada no documento.

Na agência, além da carta de concessão do auxílio-doença, você deve apresentar documento de identidade com foto, como RG ou CNH, e o número do benefício. A partir daí, você terá acesso ao auxílio.

Quanto tempo para receber o auxílio-doença depois de aprovado?

O INSS tem até 45 dias para iniciar o pagamento do benefício após a concessão, em decorrência da perícia. Isso varia de acordo com o dia de aprovação do benefício.

Se ele for liberado até o dia 20, será pago no mês seguinte à aprovação. Caso ela ocorra após o dia 20, o pagamento inicia apenas no segundo mês após a liberação.

Por exemplo, se foi aprovado no dia 15 de agosto, você já poderá receber em setembro. Mas se for no dia 25 de agosto, o pagamento iniciará em outubro.

Como receber o primeiro pagamento do auxílio-doença?

Com a carta de concessão do auxílio-doença em mãos, dirija-se à agência da Caixa Econômica Federal indicada na carta com documento de identidade oficial com foto.

Se você tiver indicado uma conta bancária no momento de solicitar o benefício, ele será concedido nessa conta, que também estará informada na carta de concessão do benefício.

Como é feito o pagamento do auxílio-doença?

O pagamento do auxílio-doença é feito pelo INSS em depósito bancário em conta de agência designada pela instituição, geralmente Caixa Econômica ou Banco do Brasil.

Se o beneficiário já tiver uma conta apta a receber o auxílio, pode indicar no momento de se cadastrar para recebimento. Se não tiver, o próprio INSS cria uma conta para o beneficiário em um dos bancos credenciados. Por isso é muito importante validar as informações apresentadas à Previdência Social.

A conta pode ser aberta na agência indicada pelo INSS no momento de fazer o primeiro resgate do auxílio-doença.

Deu para ver que o processo de recebimento tem algumas burocracias e pode levar um tempo, não é? Se o seu medo é deixar as contas atrasarem enquanto espera, você pode ficar tranquilo porque existe uma solução digital pensada para você.

O Seguro Renda Protegida da Hero te paga até R$ 9 mil por mês afastado por conta de acidentes e doenças, mediante comprovação de renda. Ele funciona de forma muito parecida com o auxílio-doença, mas é mais rápido e prático para garantir a sua tranquilidade financeira.

💡 Quer ficar despreocupado? Então, faça a simulação do Seguro de Renda da Hero agora!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes