O que é preciso para abrir um CNPJ?

Você já se perguntou “o que precisa para abrir um CNPJ?” Trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
 Otávio Hoffmann  |      20/07/2022
Capas-Inscrição Estadual35.jpg

Seja você um empreendedor experiente ou alguém que está começando nessa jornada, já deve ter se perguntado “o que precisa para abrir um CNPJ?”. Essa dúvida é muito comum e faz parte da rotina de qualquer pessoa que deseja abrir seu próprio negócio.

Como o documento é essencial para a formalização do empreendimento, ele deve ser emitido logo nas primeiras etapas. Vamos descobrir como fazer isso?

Estar formalizado é a única forma de dar vida a uma empresa, garantindo que ela esteja de acordo com as exigências do setor de atuação e dos órgãos do Governo, como Junta Comercial, Receita Federal e prefeitura. Para conseguir a formalização, você precisa ter um CNPJ e outros documentos específicos para o tipo de produto ou serviço oferecido.

O que é CNPJ?

Esse é o documento mais popular que existe. É a certidão de nascimento do seu negócio. CNPJ é a abreviação de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, uma inscrição na Receita Federal que tem a mesma função do CPF, só que para empresas.

O CNPJ substituiu o antigo CGC (Cadastro Geral do Contribuinte) e reúne as informações mais importantes sobre o estabelecimento. Em um só documento você tem desde nome e endereço até a situação cadastral da Receita e outros dados de interesse de órgãos da União.

A função do CNPJ é garantir os direitos fiscais e jurídicos do negócio e possibilitar vantagens. Assim como o Cadastro de Pessoas Física, esse registro é composto por uma sequência de números que deverá ser usada para identificar a sua empresa pelo resto da existência.

Dados que constam no CNPJ:

  • Identificação se o estabelecimento é matriz ou filial;
  • Número de inscrição, a descrição da atividade;
  • Nome Fantasia;
  • Natureza jurídica;
  • Data de abertura;
  • Endereço e a situação cadastral.

O que precisa para abrir um CNPJ?

O processo jurídico para abrir um CNPJ é simples. A burocracia fica mais por parte da organização, porque antes da abertura, você precisa separar os documentos exigidos. Isso facilitará na hora de chegar até a Junta Comercial.

Os documentos necessários para tirar o CNPJ da sua empresa são:

  • Carnê de IPTU da local onde a empresa será instalada;
  • Contrato Social;
  • Documento de identidade dos sócios (original e cópia) + CPF ou Carteira de Habilitação;
  • Comprovante de Residência;
  • Comprovante de pagamento das taxas DARE e DARF;
  • Contrato Social.

Uma dúvida muito comum é se precisa ter o nome limpo para abrir um CNPJ. Será que é necessário estar com as contas em dia para abrir sua própria empresa? De maneira geral, não! Você pode ter seu negócio mesmo que tenha restrições no CPF, mas ter crédito na praça pode abrir muitas portas, portanto, é bom manter tudo em ordem.

A regularização das dívidas é um passo importante para a saúde financeira do empreendedor e de sua empresa. Um consumidor com restrição no nome deixa de aproveitar algumas vantagens na hora de adquirir bens de consumo e passa por algumas situações, como:

  • Diminuição do score em serviços de proteção ao crédito como SPC e Serasa;
  • Juros mais altos na possibilidade de contratar empréstimo;
  • Dificuldades na aquisição de cartões de crédito e outros serviços bancários.

Cuidado para não confundir! Estar negativado é diferente de ter CPF irregular. Alguns dos motivos para ficar com o CPF irregular são: deixar de entregar alguma Declaração de Imposto de Renda nos últimos 5 anos, perda ou roubo de documentos e deixar de votar e não regularizar o título de eleitor.

Precisa de endereço fixo para abrir CNPJ?

Quando você vai abrir seu CNPJ, precisa compartilhar algumas informações básicas, entre elas a localização. A Lei exige que empresas tenham um endereço para CNPJ, mas nem todas podem alugar um espaço só para se regularizar, neste caso, o endereço fiscal é uma opção.

Hoje em dia, você não precisa abrir um ponto comercial somente para a regularização. Você pode registrar uma localização contratada, que é legal e normalmente utilizada por empresas prestadoras de serviços.

Quanto vou gastar para abrir um CNPJ?

Se você optar por abrir um CNPJ MEI, ou seja, Microempreendedor Individual, não precisará pagar nenhuma taxa. A única despesa será o pagamento mensal do Simples Nacional, que é correspondente à sua área de atuação e não muda, mesmo que você emita notas fiscais.

O custo médio para abrir uma empresa e ter um CNPJ varia de acordo com o Estado. O gasto com documentação e contador pode variar de R$ 500,00 até R$ 1500,00. Os valores com a parte contábil são maiores na fase inicial, mas depois de aberta, você precisa lidar com os custos de manutenção.

Agora que você já sabe o que deve ter para abrir um CNPJ, fale com um de nossos Heroes e dê vida à sua empresa. Estamos prontos para te auxiliar em todas as fases da abertura, para que os processos sejam mais ágeis.

Clique aqui e fale com a gente!

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Artigos recentes