Como montar um escritório virtual de contabilidade

Se você está pensando em investir em um escritório virtual contabilidade e aproveitar as possibilidades do mercado!
 Otávio Hoffmann  |      21/04/2022
Escritório virtual contabilidade: benefícios e como montar

Não importa qual seja o contexto econômico, a área contábil sempre reserva muitas oportunidades. Afinal, as vendas podem não estar boas, mas a documentação precisa estar em dia. Se você está pensando em investir em um escritório virtual contabilidade, para aproveitar as possibilidades do mercado, este artigo irá te ajudar!

A tendência de explorar a internet para otimizar processos e reduzir custos veio para ficar. Na área contábil, ela já é uma realidade. O escritório virtual contabilidade é um negócio que utiliza a tecnologia para aprimoramento dos seus serviços. Com os recursos certos, os processos são otimizados e você tem mais agilidade e segurança para atender seus clientes.

Como funciona um escritório virtual de contabilidade?

Você acredita que um bom contador é aquele que tem escritório cheio de papéis ou o que resolve as pendências da sua empresa com mais agilidade? Sem dúvidas, o trabalho que realmente importa é o segundo. O mercado já percebeu que a demanda por rapidez aumentou, por isso, o escritório virtual de contabilidade cresceu tanto.

A contabilidade digital tem como base a utilização da internet e de softwares online que tornam os processos contábeis mais rápidos, dinâmicos e seguros. Nessa modalidade, o escritório do contador é virtual e todas suas tarefas são desempenhadas por meio da internet.

O principal objetivo da contabilidade digital é agilizar os processos contábeis e fazer com que sejam mais seguros, sem aquele amontoado de malotes. Com esse tipo de trabalho, a resposta ao cliente também é mais rápida. Inclusive, essa melhora na comunicação é percebida até mesmo no escritório de advocacia virtual, que tem uma atuação muito parecida.

Entre os principais objetivos do serviço digital estão:

  • Melhora do relacionamento entre contador e empresa;
  • Enriquecimento da experiência do cliente contábil;
  • Agilidade no tempo de entrega de serviços;
  • Redução das chances de falhas na execução dos serviços contábeis;
  • Cumprimento das legislações de maneira mais precisa e eficiente.

Vantagens de montar um escritório virtual de contabilidade

Os processos são mais ágeis com o escritório contábil digital. A rotina mais eficiente tanto para as empresas quanto para os contadores geram bons resultados no final do mês. Se por um lado os negócios contábeis aproveitam a redução de custos, por outro, os clientes sentem a eficiência gestão.

3 benefícios percebidos no cotidiano de escritórios de advocacia e contabilidade virtual

1 - Melhora na produtividade

O uso dos softwares permite que as tarefas sejam feitas de forma automatizada em vez de manualmente, o que melhora o fluxo de trabalho na contabilidade. É menos tempo preocupado em receber documentos e conferir a papelada e mais momentos dedicados a parte analítica do negócio.

2 - Redução de custos

Utilizar a tecnologia na sua rotina contábil diminuirá os gastos em diferentes frentes. Primeiro, por se tratar de um serviço digital, não tem a necessidade de arcar com os custos de um escritório fixo. Já imaginou como pagar aluguel, água, luz e telefone pode pesar no seu bolso? Optando pelo escritório de contabilidade virtual, esses gastos não existem.

Outro fator de economia diz respeito à eliminação de documentos impressos. Você não terá gastos com impressão, armazenamento e envio de arquivos, porque tudo é feito e guardado em nuvem, com total segurança e praticidade.

3 - Diminuição dos erros

Os softwares utilizados na rotina contábil possibilitam que todos os dados sejam inseridos automaticamente, ou seja, sem a intervenção humana. Sendo assim, o risco de errar é menor e as tarefas são desempenhadas com mais precisão.

Escritório virtual contabilidade, passos para abrir e manter

O escritório de contabilidade virtual funciona pela internet, baseado em soluções tecnológicas que atendem ao segmento. Como é uma atividade online, você não fica preso a uma localização: pode lidar com seus clientes de onde estiver - todas as informações são armazenadas em sistemas próprios para isso.

Também não existe a necessidade do cliente se deslocar até seu escritório para entregar documentos ou tirar dúvidas. Por meio de softwares específicos da área, você tem acesso fácil e rápido a todas as documentações que precisar.

Além de aproveitar a liberdade geográfica, você pode oferecer o escritório virtual como um diferencial de agilidade para o seu cliente. Pense em um caso muito comum nos escritórios contábeis: uma pessoa querendo abrir um CNPJ. Isso pode demorar no procedimento tradicional, mas com o serviço digital, você acessa endereços fiscais e quaisquer outras informações para tornar o trabalho mais rápido.

Agende reuniões sempre que sentir a necessidade

Com o escritório virtual contabilidade você cuida do seu cliente contábil à distância. Ok, isso é ótimo, mas o que fazer quando quiser agendar uma reunião? Você pode aproveitar as salas de reunião disponíveis no mercado para os encontros presenciais.

Os profissionais que trabalham de forma remota encontram nos espaços para locação o equilíbrio entre o online e offline. Por exemplo, a Company Hero oferece salas em localizações estratégicas do Brasil. Como as reuniões presenciais costumam acontecer de forma sazonal, você pode alugar no endereço mais próximo e ainda por cima impressionar seu cliente. Já pensou marcar uma reunião importante na Av. Paulista? É outra coisa!

Clique aqui e confira os locais das salas de reunião da Company Hero

O mercado para escritório de contabilidade virtual está aquecido. Com sistemas que contribuem para automatizar e otimizar processos, você terá mais eficiência, rapidez e fluidez nos trâmites contábeis. Aproveite essa oportunidade e amplie seus horizontes de atuação!

Fale com um de nossos Heroes e entenda mais sobre o escritório virtual.

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Artigos recentes