Qual o melhor sistema para contabilidade de 2023?

O melhor sistema de contabilidade é como um grande amigo do contador. Leia o artigo e entenda como escolher a ferramenta mais adequada para a sua rotina.
 Otávio Hoffmann  |      03/11/2022
Capa-Artigo_CAD_16.jpg

O melhor sistema de contabilidade é como um grande amigo do contador. Ele une funcionalidades que permitem que as tarefas sejam executadas com mais agilidade. Com processos automatizados, os erros são melhores e o escritório ganha mais respeito dos clientes. Também quer ter essas vantagens? Escolha a ferramenta com atenção!

Os últimos anos foram fundamentais para moldar novos comportamentos no ser humano. Muitas coisas que funcionaram deixaram de fazer sentido, tanto na vida pessoal quanto no âmbito profissional. O setor contábil foi um dos que inovaram em busca de economia de recursos e mais eficiência.

Profissionais da área contábil de escritório de todos os tamanhos saíram em busca do melhor sistema de contabilidade depois que entenderam que a tecnologia é uma aliada para melhorar as entregas. Unir ferramentas digitais ao talento humano é uma forma de se manter em destaque mesmo em um cenário de incerteza. Porém, você deve investir em um software que combina com seu ritmo de trabalho para isso funcionar.

O sistema contábil serve para agregar valor na atuação da contabilidade

Facilitação, essa é a melhor palavra para definir o que um sistema contábil faz. A maioria dos softwares desta área tem o objetivo de simplificar a escrituração fiscal. Você pode registrar e armazenar os dados contábeis importantes da organização com base nas receitas e despesas que constituem o fluxo de caixa de um jeito simples. Todas as informações necessárias para um bom trabalho ficam juntas!

Ninguém pode negar que essa integração entre as informações otimiza o trabalho do contador. Quer um exemplo? Você consegue trazer da Receita Federal todas as notas fiscais dos clientes, o que permite a apuração de tributos com rapidez e segurança.

Precisa escolher o melhor sistema para contabilidade? Faça isso depois de descobrir as tendências para o setor no próximo ano!

Como nós comentamos, diferentes setores passaram por modernizações nos últimos anos. Em um mundo tão volátil como o nosso, a expectativa é de que outras mudanças surjam para impactar a dinâmica do trabalho contábil.

Analisar as projeções vai te ajudar a escolher o melhor sistema para contabilidade e se preparar para criar um diferencial competitivo a partir delas.

  • A segurança em primeiro lugar

Que os dados precisam ser protegidos não é segredo para ninguém. O Brasil sofreu mais de 430 mil ciberataques em 2021. Essa vulnerabilidade é ainda mais preocupante quando olhamos para o contexto contábil. Consegue imaginar o problema que seria se todos os dados e informações sigilosas que passam pelas suas mãos vazassem? Melhor nem pensar!

Com cada vez mais empresas migrando seus dados e sistemas para o armazenamento em nuvem, garantir a segurança se tornou essencial para o negócio. Inclusive, informações contábeis vazadas podem gerar um prejuízo incalculável ao parceiro e à imagem do escritório.

É por isso que a proteção de dados é um tópico que está no radar de muita gente. Cerca de 83% das empresas brasileiras pretendem investir ou aumentar seus investimentos em cibersegurança em 2023. Você já está pensando sobre isso?

  • Inteligência artificial para melhorar a produtividade

A adesão de sistemas com base em Inteligência Artificial nas empresas é uma realidade que promete vir mais forte em 2023. Ao contrário do que a maioria pensa, essa tecnologia substitui o trabalho humano. Ela serve para melhorar o aproveitamento do tempo, assim as pessoas ficam livres para lidar com questões que exigem mais humanidade, como atendimento ao cliente e tomada de decisão.

Ferramentas com inteligência artificial podem fazer mais pela dinâmica de trabalho do que os contadores imaginam. Softwares de gestão, sistemas de automação de tarefas manuais e canais de atendimento são apenas algumas das opções que vão enriquecer seu atendimento. Invista sem medo!

  • Gerenciamento de dados

Os negócios que se destacam nos dias de hoje são direcionados pela análise de dados. Se você não utiliza as informações do seu escritório para tomar decisões mais assertivas, pense em como começar a fazer isso. A gestão das métricas é uma tendência de mercado importante para os próximos anos.

Quando você coleta, armazena, mensura e interpreta informações, consegue gerar indicadores em relatórios valiosos sobre a empresa analisada. A partir dessas informações, fica mais fácil tomar ações estratégicas e inteligentes - seja qual for o tipo da empresa.

  • Tecnologia Blockchain

Se o termo é novo para você, nós explicamos! Blockchain é uma tecnologia que agrupa um conjunto de informações conectadas por meio de criptografia. Ela torna transações mais seguras e garante que ninguém consiga efetuar fraudes, uma vez que cada moeda é rastreável desde o momento de sua criação.

De maneira geral, a Blockchain é uma tecnologia de contabilidade, como um grande livro-caixa público, em que todas as transações ocorrem de forma rápida e segura. É uma tendência relacionada à transferência de ativos e à manutenção de um registro de informações financeiras detalhadas.

  • Uso de novas ferramentas digitais

Os últimos anos exigiram que consumidores e empresas adotassem soluções digitais nas transações, incluindo serviços contábeis. Os clientes esperam que sua empresa de contabilidade forneça tecnologias fáceis de usar, que gerem economia de tempo e seja conveniente para comunicações e transações.

Sendo bem claro: seus clientes esperam que você seja moderno. Como você pode melhorar para atender essa demanda hoje?Essa é a reflexão que fica!

Critérios que devem ser avaliados para escolher o melhor sistema de contabilidade

Ao analisar as principais tendências do setor para 2023 fica claro que você só tem a ganhar investindo no melhor sistema para contabilidade do mercado. Veja a seguir dicas que devem ser consideradas na hora de optar pela ferramenta que ajudará sua empresa:

  • O sistema precisa atender sua demanda, considerando seus processos diários, que podem ser de pequena, média ou alta complexidade.
  • Ser online e com armazenamento na nuvem, para não perder informações e poder ser acessado de qualquer lugar.
  • Segurança, como uma boa criptografia, para não haver vazamento de dados confidenciais de seus clientes.
  • Compatibilidade com o sistema das empresas que você atende.
  • Facilidade no uso para que toda a equipe se adapte bem sem complicações.

Opções para você escolher o melhor sistema de contabilidade

Domínio Contábil

Ideal para pequenos escritórios, esse software facilita o atendimento operacional e trabalha com um sistema de amparo em pesquisas relacionadas à legislação. Possui um sistema de integração online que ajuda no lançamento das notas, controla as contas a pagar e a receber e na administração das retenções de ISS, PIS, COFINS, INSS e Contribuição Social.

Mastermaq

Com mais de 27 anos no mercado, este software está alinhado com o cenário do SPED e oferece soluções que unem inovação e competitividade. Suas funcionalidades contribuem para a gestão das atividades rotineiras do escritório, como folha de pagamento, a gestão tributária e fiscal, o controle de patrimônio e muito mais.

Fortes Contábil

Esse sistema é bem completo e inclui todas as funcionalidades necessárias a um escritório de contabilidade. Com ele, é possível fazer conciliação bancária, importando o extrato bancário e gerando o lançamento de forma automática o que garante agilidade na sua conciliação bancária.

A personalização é um diferencial. Você pode adaptar seus planos de contas para vários segmentos do mercado, como: comércio, serviço, indústria, transporte rural, sem fins lucrativos e partidos políticos.

Prosoft

Com esse módulo você pode fazer a escrituração conforme as regras vigentes, porque ele é atualizado com frequência. Também gera demonstrativos e obrigações, como balanços, balancetes, impostos a recolher e declarações, de um jeito mais simples, com rapidez e segurança.

Este sistema contábil está preparado para atender às exigências do LCDPR, em relação aos lançamentos da atividade rural. Ele dispõe de duas versões dentro do módulo Contábil:

  1. Livro Caixa e Processamentos: LCDPR – Digitação de Lançamentos
  2. Contabilidade e Guias e Arquivos Magnéticos: LCDPR – Preparação dos Lançamentos Contábeis

Eficiência fiscal

Esse sistema funciona com armazenamento na nuvem. O software conta com informações rápidas e precisas sobre o cálculo de PIS, COFINS e ICMS nas operações de entrada e saída de mercadorias. Além disso, contém demonstrativos dinâmicos sobre esses tributos.

A Eficiência Fiscal reduz consideravelmente a necessidade de intervenção humana nas ações, isso facilita a rotina e elimina a burocracia. Alguns profissionais preferem utilizar a ferramenta com outros programas de contabilidade, já que as funcionalidades que ela oferece são complementares ao trabalho do contador.

Se você cansou de fazer processos manuais e precisa liberar tempo no seu dia, analise as opções e escolha o melhor sistema para contabilidade que vai atender suas necessidades. Invista sem medo. Se quiser, converse com um de nossos Heroes e escute o que os especialistas têm para te indicar!

💡 Gostou desse conteúdo? Aqui na Hero você aproveita muitos outros materiais completos e funcionais para aprender mais sobre a contabilidade do futuro!

Conheça o MeConta+, o projeto da Company Hero de levar conteúdo realmente útil para milhares de contadores em todo o país, com convidados que são referência no mercado contábil e temas que vão fazer a diferença no seu dia a dia!

👉 Acesse os vídeos completos de conteúdos contábeis agora!

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Artigos recentes