Marketing Contábil: o que é e como aplicar na sua contabilidade

O Marketing Contábil pode te ajudar a expandir sua contabilidade e conseguir mais negócios. Saiba mais agora!
 Lara Zanesco  |      19/03/2024
capa-marketing-contabil.png

Nos dias atuais, os profissionais da contabilidade precisam saber como conquistar e cativar clientes para se destacar no mercado. É aí que entra o marketing contábil.

Esse ramo do marketing é focado especialmente nas necessidades da contabilidade, propondo abordagens e estratégias que funcionam para esses profissionais.

Se você quer se aprofundar nesse assunto, está no lugar certo. Neste conteúdo, você poderá entender tudo sobre marketing para contabilidades de forma simplificada e prática. Acompanhe e tire suas dúvidas!

O que é marketing contábil?

Marketing contábil são estratégias e técnicas para atrair, converter e fidelizar clientes de contabilidades. Trata-se de um parte fundamental para o desenvolvimento e consolidação de escritórios contábeis.

Por meio do marketing para contabilidades, é possível se destacar no mercado, chamando a atenção dos clientes e garantindo que eles permaneçam com você e até promovam sua marca.

Para que serve o marketing contábil?

Como expliquei, o marketing para contabilidades serve para atrair, converter e fidelizar o público. Entenda melhor:

Atração

São estratégias focadas na divulgação do negócio para que o público-alvo saiba que sua contabilidade existe e que pode ter as soluções ideais para os problemas dele.

A atração, portanto, não só quer espalhar o nome do seu negócio, mas fazê-lo chegar a potenciais clientes, pessoas que realmente podem comprar seus serviços.

Em geral, trata-se de uma estratégia multicanais, envolvendo redes sociais, site, mídia paga e orgânica, e-mail e por aí vai.

➡️ Veja também: 9 dicas para expandir sua carteira de clientes em 2024!

Conversão

A conversão ideal é, de fato, uma venda, mas diversas ações diferentes podem ser consideradas uma conversão. Trata-se, portanto, de uma ação que você deseja que o seu cliente faça.

Em geral, são ações para incentivar aqueles clientes que estão só conhecendo o serviço, que ainda não sabem como você pode ajudá-los e assim por diante. A ideia do marketing contábil nesse momento da jornada do cliente é atingir quem não está pronto para fechar o negócio e convencê-lo de que essa é a melhor oportunidade para ele.

Nesse sentido, é o momento em que você mais tem que demonstrar o valor do que você oferece, isto é, como aquilo vai agregar na vida do seu cliente, quais benefícios vai entregar a ele.

Fidelização

O trabalho do marketing contábil não termina quando seu cliente já comprou seu serviço. Uma etapa importante é promover a fidelização dos clientes, encantá-los para garantir que eles continuem escolhendo você entre os concorrentes.

Quando se fideliza um cliente, oferecendo um excelente atendimento, vantagens e personalização, você não precisa mais ficar competindo só pelo preço. Um cliente fidelizado prefere pagar mais para garantir a qualidade do serviço que ele já conhece.

Assim, o marketing contábil também te ajuda a se tornar uma referência no mercado contábil.

Quais ferramentas podem fazer parte do marketing contábil?

O marketing contábil pode utilizar diferentes estratégias e ferramentas para atrair, converter e fidelizar seus clientes. As principais e mais comuns são:

Marketing digital

Explora o universo online para chegar nos seus clientes em potencial, seja por meio de tráfego orgânico, anúncios online, redes sociais, e-mail, blog ou outros canais de conteúdo relevantes.

Marketing tradicional

Utiliza estratégias offline para alcançar e converter clientes, como anúncios em revistas, jornais e até participação em eventos onde seu público está.

Networking

Visa criar uma rede de relacionamento entre empresas que se apoiam para estratégias amplas, dividindo públicos semelhantes mas oferecendo soluções diversas.

Experiência do cliente

Oferece atendimento personalizado e de alta qualidade para garantir a satisfação do cliente, visando, sempre, a solução de problemas e a transparência para fidelizá-lo e torná-lo um promotor do seu negócio.

Vantagens do marketing para contabilidades

  • Expande sua carteira de clientes;
  • Aumenta sua rentabilidade;
  • Melhora a imagem da sua marca;
  • Colocação como especialista;
  • Destaque no mercado.

Como fazer marketing para escritório de contabilidade?

  1. Conheça o seu público alvo;
  2. Defina metas mensuráveis e realistas para alcance;
  3. Escolha os canais em que vai trabalhar com base no seu público;
  4. Crie conteúdos de qualidade para diferentes etapas da jornada de compra;
  5. Mantenha a constância na estratégia;
  6. Analise os dados de forma recorrente e, se necessário, replaneje.

Seguir um modelo de planejar, realizar, analisar e repetir pode te levar longe no cenário atual para contabilidades.

Aproveite para conferir mais conteúdos focados para profissionais contábeis aqui na Hero. Temos uma central de conteúdos exclusivos para você:

📢 MeConta+: confira entrevistas exclusivas com especialistas contábeis agora!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes