Campus Inc agora é Company Hero! Nova marca e soluções para sua empresa, sempre simples, online e sem burocracia.

Desenvolvimento de e-commerce e a importância do endereço comercial

Para te ajudar no desenvolvimento de e commerce, reunimos neste artigo as principais dicas que ninguém te contou ainda! Descubra aqui
 Frederico Foini  |      30/03/2020desenvolvimento-de-ecommerce

Não faltam motivos para apostar no desenvolvimento de e-commerce nos dias atuais. Se você está aqui é porque sabe disso. Vamos retomar um dado: entre 2012 e 2019, esse mercado gerou uma renda estimada de 61 bilhões de reais.

O mercado de e-commerce na prática é um dos que mais dá indícios de crescimento. Quem investe nisso, seja uma pequena empresa ou não, faz uma aposta promissora. 

Se você está dando os primeiros passos na abertura do seu e-commerce, ou quer transformar seu negócio numa agência e -commerce,  é preciso conhecer as boas práticas de quem já atua com isso.

Foi por isso que te trouxemos este post. Vamos te contar um pouco sobre detalhes que são importantes no momento de desenvolvimento da sua empresa. Aqui você irá conhecer o que ninguém te contou sobre desenvolvimento de e-commerce.

Desenvolvimento de e-commerce: perspectivas e desafios

Talvez você tenha percebido pelo dado que trouxemos na introdução, mas queremos te contar uma coisa: o Brasil é tem o maior e mais importante mercado de desenvolvimento de e-commerce da América Latina. Isso quer dizer que há uma margem grande para crescimento.

A esse respeito, o site Statista traz alguns detalhes interessantes. No Brasil:

  • A parcela de consumidores que só compraram de casa, através de um e-commerce, é de cerca de 52%
  • O reconhecimento da “Black Friday” entre os consumidores é de 90%
  • A taxa de satisfação de clientes a partir da compra online é de cerca de 88%.

Ainda falando do Brasil, apesar das boas taxas em relação à América Latina, os desafios em relação à realidade de outras potências ainda é grande. Entre 2019 e 2023, a estimativa de crescimento desse mercado é de 2%, o que ainda pode melhorar, se comparado a outros países.

Dentro de todo esse cenário, a chance de sua empresa prosperar pode ser bem positiva. A indústria nacional caminha para se destacar ainda mais no panorama mundial. 

E você precisa caminhar a passos certos para crescer dentro do nosso mercado. O que pode te ajudar em relação a isso é um processo ágil de abertura do seu endereço fiscal e uma boa localização para já começar se destacando no mercado.

Veja também:

📈 4 dicas de empresas que passaram do primeiro ano

Por que o endereço comercial é importante para vendas no e-commerce?

A localização do seu e-commerce é muito importante, independente do tamanho da sua empresa. Se você está começando e abrindo agora, não pode se esquecer desse detalhe.

1. Credibilidade para o seu e-business

Um primeiro motivo é a imagem que você irá passar para os clientes. Considere o seguinte endereço, por exemplo: 

Av. Paulista, 171 - Bela Vista, São Paulo - SP

Procurando olhar da perspectiva do consumidor, o endereço transmite credibilidade, não é mesmo? Talvez seja uma das primeiras coisas que as pessoas olham quando entram no seu site.

É por isso que a preocupação com o endereço é uma etapa importante para a sua empresa de e-commerce. Algumas pessoas colocam o endereço comercial como sendo o de sua própria residência. Pensando na concorrência e na imagem que irá passar para o consumidor, pode não ser uma boa ideia.

Além disso, você acabaria misturando vida pessoal com profissional, pois receberia todas as demandas em casa e não teria um bom lugar para se reunir com clientes ou parceiros.

2. Custos

Se você quer atuar num endereço de prestígio, o alto gasto com despesas e burocracia atrapalha um pouco, não é mesmo? O governo observou o crescimento desse mercado, e a tributação é um dos pontos negativos quando se começa um e-commerce na prática

Mas e se te dissermos que é possível atuar num endereço como o que citamos acima, apenas pagando uma mensalidade e não tendo que se preocupar com aluguel, energia, água, IPTU, etc?

Trata-se de uma nova solução adotada por muitas empresas desse mercado: o escritório virtual. Ele passa a ser o seu endereço fiscal nos documentos e você só precisa se preocupar com o que mais importa: o seu negócio.

Você também pode se interessar:

📝 Por que escritório virtual é a solução ideal para pequenas empresas

📝 Endereço virtual para empresas: 5 cuidados que você precisa ter

📝 3 dicas para gerenciar o tempo na empresa e crescer rápido

Quais as principais dicas para o desenvolvimento de e-commerce?

Junto com o aspecto da localização, duas etapas muito importantes são: ter uma estratégia e saber usar a internet a seu favor.

As duas coisas caminham juntas. Jim Carroll e Rick Broadhead, no livro "Selling Online: How to Become a Successful E-commerce Merchant", publicado em 2001, disseram o seguinte:

"Não seria um exagero sugerir que o e-commerce continuará sendo a tecnologia mais excitante do século XXI" 

Apesar dessa afirmação forte, a principal lição dos autores no livro é o ensinamento de que deve-se ser realista sobre a internet. Isso significa que não basta lançar a sua loja virtual e esperar os resultados.

desenvolvimento-de-e-commerce-crescimento-negocios

É preciso ser ativo em suas estratégias de marketing digital para captar seu público e desenvolver a melhor plataforma possível do ponto de vista tecnológico.

📣 Veja aqui um guia para usar melhor as mídias sociais no seu negócio!

Além de ser realista quanto ao trabalho a ser desenvolvido após lançar a sua loja, é preciso saber que "Vender online deveria ser apenas parte de toda a sua estratégia.", de acordo com Carroll e Broadhead. É por isso que você precisa se atentar igualmente a 5 etapas:

1 - Planejamento;

2 - Preparação;

3 - Desenvolvimento;

4 - Execução;

5 - Refinamento. 

Dentro dessas etapas, você provavelmente precisará de um parceiro especializado na abertura de empresa na regularização da sua documentação. É por isso que essa é a dica que ninguém te contou: saiba encontrar o melhor parceiro.

Ter um endereço comercial nas regiões de mais prestígio do Brasil nunca foi tão simples. Conheça um serviço de abertura de endereço comercial ágil, sem burocracia e transmita credibilidade nas suas vendas!

Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude outros curiosos sobre e-commerce! 😃

foto_fred.png
Frederico Foini
Copywriter - Company Hero