Por que sua contabilidade não deve ser usada como endereço fiscal por seus clientes

Utilizar o próprio escritório como endereço fiscal é comum em muitas contabilidades. Apesar de ágil, essa não é uma solução muito recomendada. Conheça alternativas!
 Otávio Hoffmann  |      21/04/2021Por-que-sua-contabilidade-não-deve-ser-usada-como-endereço-fiscal.png

No Brasil todo são abertas milhares de empresas todos os meses. A maioria das pessoas busca a ajuda de profissionais contábeis que apresentam os caminhos corretos e menos burocráticos a serem percorridos para abrir um CNPJ.

Dados do Governo Federal mostram que, somente em 2020, foram abertas mais de 3,5 milhões de empresas no Brasil, em sua maioria MEIs, que representam 56,7% dos negócios ativos no Brasil atualmente.

Além da definição do nome, do alvará de funcionamento e demais demais licenças com os órgãos públicos, uma das etapas importantes da abertura de uma empresa é a escolha do endereço fiscal, que é o endereço que consta no CNPJ da empresa.

Ele serve para informar às autoridades e é utilizado como comprovação legal da sede da empresa.

É através do endereço fiscal que a empresa recebe comunicados, correspondências e, muitas vezes, também fica atrelado à divulgação de onde a empresa funciona comercialmente.

Para prestadores de serviço, principalmente, as opções de endereço para abertura de empresa são variadas, como um escritório virtual, o endereço residencial (não recomendado por diversos motivos e riscos que você pode conhecer aqui) ou uma sala comercial.

Outra alternativa, muitas vezes oferecida pelo contador, para viabilizar o negócio mais rapidamente, é colocar o endereço fiscal da empresa no escritório da contabilidade.

Essa é uma prática bastante comum, mas pouco recomendada.

Neste artigo vou explicar os motivos de abrir empresas no endereço da contabilidade representar riscos à empresa recém-criada e ao contador.

Alternativas de endereço fiscal para empresas

A solução de colocar o endereço da empresa no escritório de contabilidade é apontada devido à burocracia das outras opções disponíveis para legalização de CNPJ, principalmente uma sala comercial ou endereço residencial.

Isso porque uma sala comercial possui muitos custos fixos como aluguel, condomínio, contas de água, luz e manutenção de infraestrutura.

O prestador de serviço, muitas vezes, não pode arcar com estes custos, principalmente na fase inicial do seu negócio.

Por outro lado, quem está abrindo empresa muitas vezes não quer ou não é permitido registrar sua empresa no endereço de casa, por limitações do síndico, impeditivo da prefeitura e junta comercial, imposição do contrato de aluguel e outros obstáculos.

Nesses casos, muitos contadores indicam a abertura do CNPJ no endereço da sua própria contabilidade. Mas isso pode ser bastante arriscado.

Você abre empresas de clientes no próprio endereço? Entenda por que isso não é recomendado

Uma das normas legais para a abertura de uma empresa em endereço residencial é de que um dos sócios da empresa precisa residir no local.

O obstáculo é que alguns condomínios exigem autorização do síndico.

Se o sócio precisar se mudar, por exemplo, deve entrar com pedido de alteração contratual, outro processo burocrático que vai tomar seu tempo e foco como empreendedor com algo que poderia ser facilmente evitado.

O problema é que abrindo a empresa do seu novo cliente no endereço do seu escritório de contabilidade você pode ter alguns problemas de gestão, como:

  • Receber correspondências do seu cliente com frequência;
  • Visitas de fornecedores e clientes;
  • Fiscais da prefeitura, etc.

Utilizar sua empresa como endereço fiscal para abrir o negócio de seu cliente também pode prejudicar sua imagem e deixá-lo “amarrado” à sua empresa, mesmo que deixe de ser seu cliente.

Você não sabe como ele administra a empresa. E se ele falir ou tiver dívidas?

O endereço do CNPJ desse cliente será o mesmo endereço da sua empresa, e desvincular essa relação futuramente pode gerar muita dor de cabeça para você.

Para ajudar a manter a credibilidade do seu escritório contábil e mesmo na sua relação e vínculo profissional com o cliente, o escritório virtual é a solução ideal.

utilizar-contabilidade-como-endereco-fiscal

Abrir a empresa de seu cliente no endereço do seu escritório pode ser mais cômodo, compreendo. A falsa sensação de oferecer mais agilidade no processo de abertura de empresa para seu cliente vai por água abaixo quando você conhece o escritório virtual.

Essa solução possui mais vantagens, como você viu anteriormente, e em menos de três minutos você consegue toda a documentação necessária para viabilizar o CNPJ da empresa de seu cliente.

Aqui na Company Hero entendemos que não vale a pena arriscar. E mais de 500 escritórios contábeis se tornaram nossos parceiros para não correr esse risco.

Veja também:

Clientes de contabilidade e as 4 perguntas feitas antes de contratar serviços

5 vantagens do escritório virtual que você precisa conhecer

Como o Escritório Virtual ajuda clientes de contabilidades

Estar preparado para encarar clientes cada vez mais exigentes é fundamental. Hoje em dia eles querem saber mais a fundo o que o escritório de contabilidade e seu contador podem oferecer além de resolver questões tributárias e burocráticas.

Uma das medidas para garantir seu sucesso e não perder clientes é você e seu escritório estarem atentos aos movimentos modernos de mercado.

O Escritório Virtual é uma medida voltada para isso. Confira algumas vantagens dessa solução para você e seus clientes:

  • Redução de custos no aluguel e liberdade para trabalhar de onde quiser, sem vinculação a um endereço residencial ou aluguel de sala comercial;
  • Credibilidade para seu cliente, com um endereço privilegiado nas melhores regiões do país, possibilitando atrair mais clientes, investidores e parceiros;
  • Inovação através da gestão de correspondências com comunicação direta e online, feita por uma equipe especializada;
  • Aluguel de sala de reuniões para seu cliente se encontrar com possíveis clientes.

Parceiro contador: benefícios da Company Hero para sua contabilidade

Como forma de incentivar seus clientes a conhecer - e contratar - nossos serviços através de sua contabilidade, e como reconhecimento da importância do contador, a Company Hero possui um programa de parceria com contadores, no qual você ganha comissão e pode oferecer desconto aos seus clientes.

Além disso, através do Clube de Benefícios Company Hero sua empresa fica exposta e acessível aos nossos mais de 4 mil clientes, na Área do Cliente Company Hero.

É a oportunidade de conquistar ainda mais a confiança de seus clientes, indicando uma solução moderna, flexível e distante da burocracia que persegue o mundo empresarial.

Para saber mais, conheça nossa página exclusiva para contadores e fale com nossa equipe especializada.

hoff.png
Otávio Hoffmann
Conteúdo - Company Hero