Não use sua contabilidade como endereço fiscal de clientes

Contador, você trabalha com abertura de CNPJs e usa sua contabilidade como sede fiscal dos seus clientes? Você está em risco!
 Lara Zanesco  |      21/04/2021
Capa-Q2-EV-12.jpg

No Brasil todo, são abertas milhares de empresas todos os meses. A maioria das pessoas busca a ajuda de profissionais contábeis para realizar o processo de forma legal e ágil.

Além da definição do nome, do alvará de funcionamento e demais licenças com os órgãos públicos, uma das etapas importantes da abertura de uma empresa é a escolha do endereço fiscal.

Muitas vezes, você, contador, coloca o endereço da sua contabilidade como sede fiscal de seus clientes para viabilizar o negócio mais rapidamente. Essa é uma prática bastante comum, mas pouco recomendada.

Neste artigo, vou explicar os motivos de abrir empresas no endereço da contabilidade representar riscos à empresa recém-criada e a você, contador.

Riscos de usar sua contabilidade para abrir CNPJ de cliente

Uma das normas legais para a abertura de uma empresa em endereço residencial é de que um dos sócios da empresa precisa residir no local. O obstáculo é que alguns condomínios exigem autorização do síndico e é necessário alterar o endereço caso a pessoa se mude.

Para evitar toda essa burocracia, você pode pensar em abrir a empresa do seu novo cliente no endereço do seu escritório. Mas isso pode gerar diversos problemas de gestão:

  • Receber correspondências do seu cliente com frequência;
  • Visitas de fornecedores e clientes;
  • Fiscais da prefeitura, etc.

Utilizar sua empresa como endereço fiscal para abrir o negócio de seu cliente também pode prejudicar sua imagem e deixá-lo “amarrado” à sua empresa, mesmo que deixe de ser seu cliente.

Afinal, você não tem total controle sobre como ele administra a própria empresa. E se ele falir ou tiver dívidas? O endereço do CNPJ desse cliente será o mesmo da sua empresa e desvincular essa relação futuramente pode gerar muita dor de cabeça para você.

Tablet com caneta apontando para frase 5 passos para conquistar mais clientes em sua contabilidade

👉 Garantir o conteúdo agora!!

Alternativa para não usar sua contabilidade com endereço de clientes

Para ajudar a manter a credibilidade do seu escritório contábil e a sua relação e vínculo profissional com o cliente, o escritório virtual é a solução ideal.

Isso porque uma sala comercial possui muitos custos fixos, como aluguel, condomínio, contas de água, luz e manutenção de infraestrutura. O prestador de serviço, muitas vezes, não pode arcar com esses custos, principalmente na fase inicial do seu negócio.

Por outro lado, quem está abrindo empresa muitas vezes não quer ou não pode registrá-la no endereço de casa, por limitações do síndico, impeditivo da prefeitura e junta comercial, imposição do contrato de aluguel e outros obstáculos.

O Escritório virtual é uma opção barata e que garante um endereço fiscal e comercial adequado para seu cliente. Tudo isso de forma digital.

👉 Não conhece essa solução? Veja nosso artigo completo sobre escritório virtual.

Ele possui mais vantagens do que cadastrar a empresa de outra pessoa no endereço da sua. E em até 24 horas, você consegue toda a documentação necessária para viabilizar o CNPJ da empresa de seu cliente. Veja algumas vantagens dessa solução para você e seus clientes:

  • Redução de custos no aluguel e liberdade para trabalhar de onde quiser, sem vinculação a um endereço residencial ou aluguel de sala comercial;
  • Credibilidade para seu cliente, com um endereço privilegiado nas melhores regiões do país, possibilitando atrair mais clientes, investidores e parceiros;
  • Inovação através da gestão de correspondências com comunicação direta e online, feita por uma equipe especializada;
  • Aluguel de sala de reuniões para seu cliente se encontrar com possíveis compradores quando quiser.

Seja um Contador Hero e indique escritórios virtuais

Como forma de valorizar os profissionais contábeis de todo o país e ajudá-los a oferecer os melhores serviços para seus clientes, criamos o programa de afiliação Contador Hero.

Nele, você pode indicar nossos produtos e ganhar comissão ou bonificações – é vantagem para você e seus clientes.

Ao indicar nossos escritórios virtuais com seu cupom exclusivo, você garante pelo menos 5% de desconto para seus clientes e até 20% de comissão para você. Se preferir, pode ganhar o processo de abertura de CNPJ de graça ao invés da comissão. Nós temos um time de especialistas que pode assumir essa demanda abrindo empresas em qualquer lugar do país!

💡 Gostou desse conteúdo? Aqui na Hero você aproveita muitos outros materiais completos e funcionais para aprender mais sobre a contabilidade do futuro!

Conheça o MeConta+, o projeto da Company Hero de levar conteúdo realmente útil para milhares de contadores em todo o país, com convidados que são referência no mercado contábil e temas que vão fazer a diferença no seu dia a dia!

👉 Acesse os vídeos completos de conteúdos contábeis agora!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes