Serviço de paralegal em contabilidade é para que?

O departamento paralegal contabilidade existe para facilitar a rotina e minimizar a burocracia do dia a dia de uma empresa.
 Otávio Hoffmann  |      12/08/2022
Capas-artigos-CAD_27.jpg

Todo mundo sabe o quanto a área contábil é complexa. Ainda bem que o departamento paralegal contabilidade existe para facilitar a rotina e minimizar a burocracia do dia a dia. Você já ouviu sobre o assunto, mas não entende muito bem como esse trabalho funciona? Continue lendo para descobrir!

Quando se fala em contabilidade, a primeira coisa que as pessoas pensam são os números. Junto das contas estão os documentos e exigências legais sem fim. Sem dúvidas, essas coisas são marcantes na rotina do departamento e precisam ser tratadas com atenção, pois o bom funcionamento das transações influencia nos processos de inovação - é aí que o serviço do paralegal contabilidade entra em ação.

Entenda o que é Paralegal contabilidade

Paralegal é um profissional da área jurídica que atua de forma autônoma ou semi autônoma, dentro de um sistema de atendimento jurídico. Em resumo, ele executa tarefas que requerem entendimento da legislação, mas que não exigem uma certificação, como a carteirinha da OAB, para serem feitas.

Pense na área paralegal contabilidade como um serviço que respalda as ações de uma empresa, como a gestão de resultados, regularização da situação fiscal, obtenção de documentos necessários para o funcionamento da empresa, entre outros.

Como o departamento paralegal contabilidade está envolvido em processos importantes, que são ligados a regularização da empresa, é essencial que o trabalho seja executado de forma adequada. Ou seja, a equipe precisa ser bem treinada com uma capacitação específica para evitar erros.

Quais as responsabilidades do Departamento Paralegal?

Os profissionais da área podem desempenhar muitas atividades. De maneira geral, as tarefas mais comuns do paralegal são:

  • Obtenção de Inscrições: emissão de CNPJ, inscrição estadual, inscrição municipal de cadastro imobiliário, etc;
  • Cadastro em FGTS;
  • Formalização de atos, como Constitutivos e Deliberativos;
  • Encerramento de pessoa jurídica;
  • Avaliação de Certidões Negativas e débitos quanto a INSS, Receita Federal, e outros órgãos;
  • Cadastro de Pessoa Jurídica em Conselhos Regionais.

O departamento paralegal tem papel de importância na contabilidade

Cada área da empresa tem sua importância para garantir o bom funcionamento, isso também inclui a equipe paralegal. Se a contabilidade por si só já exige um alto nível de conhecimento para lidar com toda a parte de tributação, legislações específicas e regras que precisam ser seguidas, essa equipe vai ainda mais além: sua função é minimizar a complexidade contábil.

Quer um exemplo prático de atuação? Pense que você deseja expandir seu negócio em outra cidade. O paralegal contabilidade é responsável por verificar com antecedência todas as exigências para essa nova operação funcionar. Além disso, ele determina se é viável utilizar um espaço em prospecção, se existem riscos e quais as vantagens da proposta.

Uma área paralegal bem gerenciada gera grandes benefícios para a empresa. Quer saber quais os diferenciais na prática? Acompanhe essa lista rápida!

  • A possibilidade de contar com profissionais atualizados no assunto: muitas vezes, profissionais que já tem uma posição fixa dentro da empresa ficam acomodados, ao contratar um paralegal você está em contato com alguém que precisa se atualizar sobre as notícias do mercado jurídico para conseguir prestar um bom atendimento.
  • A diminuição do tempo gasto pela equipe de gestão da empresa: o acompanhamento do paralegal te dá uma visão mais completa, assim você pode tomar decisões baseadas em dados. Isso melhora todas as ações realizadas.
  • Maior agilidade e assertividade nos procedimentos: o paralegal mantém sua atenção apenas nos processos que devem ser analisados no momento. Isso reduz erros comuns em equipes sobrecarregadas.
  • Redução dos custos: contratar um prestador de serviço pode ser mais barato do que manter um funcionário da área dentro da contabilidade.

Como criar um Departamento Paralegal?

Percebeu que o paralegal contabilidade é importante e que agregar isso na sua empresa? Comece encontrando profissionais que tenham experiência na área. Lembrando que não precisa ser um advogado, basta ter conhecimentos jurídicos suficientes para lidar com todos os trâmites. Busque trazer pessoas que já tenham essa vivência de mercado.

Alguns empresários preferem terceirizar o serviço paralegal. Essa é uma boa opção também! Existem empresas com ampla experiência no assunto que poderão te ajudar melhor. Inclusive, muitos profissionais podem ter recursos digitais para gerenciar processos que você não tem.

A Plataforma de Legalização da Company Hero é uma dessas ferramentas que tornam a vida do paralegal, do contador e dos empreendedores mais fácil.

Posso trabalhar como paralegal?

Para ser um paralegal você deve ter conhecimento na área jurídica, mas não necessariamente precisa da graduação em direito. Contador, gestor, administrador ou qualquer profissional que deseje trabalhar na área pode seguir, desde que entenda muito sobre o mercado jurídico.

Se você já é um advogado ou contador e deseja melhorar sua atuação como paralegal, vale a pena explorar ferramentas digitais disponíveis no mercado. A Plataforma de Legalização da Company Hero serve para agilizar processos, minimizando os erros e facilitando o gerenciamento dos status.

A plataforma desenvolvida pela Company Hero para facilitar a vida dos profissionais da área jurídica oferece todos os serviços para abrir, regularizar, encerrar e proteger negócios, além de outras demandas da rotina contábil. Você dá entrada nos processos, envia os documentos necessários e depois precisa apenas acompanhar os status. Prático, não é? Imagine como vai ficar mais fácil lidar com várias ações ao mesmo tempo!

Entendeu o que é paralegal contabilidade e ficou interessado em atuar na área? Vá em frente. Esse serviço é fundamental para o bom funcionamento das empresas, ou seja, as oportunidades sempre irão existir. Invista em conhecimento e agregue a Plataforma de Legalização da Company Hero para oferecer um diferencial no seu serviço.

Ficou com alguma dúvida? Converse com nosso time de especialistas. Os nossos Heros estão à disposição para oferecer o suporte que você precisar!

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Outros artigos | Paralegal