Desmobilização de empresas: entenda o que é e conheça 5 principais benefícios

A desmobilização de empresas é um assunto que deve ser levado em consideração, principalmente se sua empresa precisa otimizar e reduzir custos fixos.
 Angélica Albuquerque  |      05/03/2021Desmobilização de empresas entenda o que é e conheça 5 principais benefícios.png

Trabalhar de casa - ou de onde quiser! - ainda é uma realidade nova no cenário nacional, apesar de em 2020 esse assunto ter sido muito falado por conta da pandemia.

A verdade é que ainda muitos empreendedores têm dúvidas e não conseguem mensurar se isso será eficiente e lucrativo para os seus negócios.

Remote First é um conceito que traduzido livremente significa “remoto em primeiro lugar”.

Nesse cenário em que estamos vivendo, com muita gente trabalhando de casa, é fundamental que negócios de todos os tamanhos tenham práticas pensadas para a otimização do trabalho remoto, mesmo que apenas uma parte da empresa esteja fora do escritório.

Pensando nisso, a desmobilização de empresas é um assunto que deve ser levado em consideração, principalmente se sua empresa precisa otimizar e reduzir custos fixos.

Entendendo o conceito de desmobilização de empresas

Readequar espaços, otimizar investimentos e reduzir custos fixos são itens fundamentais que pequenos e médios empresários precisaram avaliar nos últimos tempos devido ao cenário mundial de isolamento social. Esses itens resumem o conceito de desmobilização, que é baseado na mobilidade de capitalização dos recursos da empresa.

Imagine que antes você tinha 10 funcionários em um escritório. Isso gerava custos de aluguel, condomínio, IPTU, recepção, telefonia… Unindo o conceito de trabalho remoto, remote first ou até mesmo um modelo híbrido de trabalho, você como empresário consegue realocar esse investimento de custos fixos e reduzi-los significativamente com opções de endereço virtual e aluguel de sala sob demanda, por exemplo.

Tudo isso de uma forma simplificada, ágil e com a opção de você ter um endereço fiscal ou comercial em locais que por si só podem ser uma grande vantagem para o marketing para a sua empresa.

Em resumo: o conceito de desmobilização de empresas nada mais é do que readequar o seu espaço físico, reduzindo, reutilizando ou até mesmo não utilizando ele.

👉Dica: Entenda como o Endereço virtual e o suporte para empresas funciona

Agora que você já conhece mais sobre os conceitos de remote first e desmobilização de empresas, vamos para a prática.

Principais benefícios da desmobilização de empresas

1) A flexibilidade no mundo do trabalho

A flexibilização do trabalho é uma realidade que foi acelerada pela pandemia do covid-19. Você consegue se lembrar de como era o seu dia a dia antes da pandemia com o estilo de trabalho tradicional?

É inevitável que o trabalho de casa trouxe benefícios individuais e coletivos e incentivou a desmobilização de muitas empresas.

A flexibilização do trabalho e a digitalização que a tecnologia proporciona abrange esferas ainda maiores no que diz respeito aos seus benefícios. Hoje já é possível abrir uma empresa do zero, de forma totalmente remota e digital e fazer negócios de qualquer lugar do planeta. Não estamos falando apenas em comprar um produto em um e-commerce. É possível atender clientes e prestar serviços de onde você estiver. As oportunidades que o conceito remote first traz são imensas.

2) Mobilidade urbana

Com a diminuição dos carros nas ruas a mobilidade urbana melhora muito. Menos trânsito, menos stress, menos riscos de acidentes, menos consumo de combustível e mais qualidade de vida para todos. É bom para quem precisa se locomover com mais agilidade pelas cidades e é bom para o Planeta! Podemos observar, principalmente nas grandes cidades, a melhora significativa na qualidade do ar durante a pandemia: a diminuição de carros nas ruas, de vôos e a redução da atividade industrial colaboram com essa melhora na qualidade do ar.

Ainda sobre a questão da mobilidade, em dados preliminares de uma pesquisa realizada pela PUC Chile, as perspectivas para o futuro do trabalho já estão mudando profundamente. A pesquisa perguntou às pessoas como elas se sentiam em relação a sua produtividade. Quatro das cinco capitais brasileiras participantes alegaram um aumento na produtividade. Além disso, os moradores das cinco capitais brasileiras responderam que o maior benefício do trabalho remoto é justamente não precisar se deslocar para exercer a sua função.

3) Gastos com pequenas distrações

Sem todas as distrações que enfrentamos durante um dia fora de casa a renda mensal rende. Sabe aquele docinho na conveniência, um cafezinho fora do escritório ou qualquer outro cacareco que pareça interessante para distrair da rotina? Eles se tornam totalmente dispensáveis quando a gente está trabalhando de casa ou qualquer outro lugar (praia, montanha, outro estado ou país).

A economia vai além do nível individual e atinge as empresas através da oportunidade da desmobilização.

4) Avanços tecnológicos e a desburocratização

Toda crise gera avanços. Ufa! Ainda bem que mudanças na história, mesmo que drásticas, proporcionam aprendizado e crescimento. No caso da flexibilidade no mundo do trabalho que a desmobilização das empresas proporcionou também gerou um avanço tecnológico em muitos segmentos e níveis.

Hoje já é possível realizar tantas coisas de forma 100% digital como: vender pelas redes sociais, assinar contratos de forma digital e até mesmo abrir uma empresa do zero sem sair de casa, de forma totalmente remota e sem burocracias. Pensar que há 10 anos um cenário como esse era totalmente inconcebível.

Precisa de ajuda para abrir empresa sem depender de locação de imóvel comercial? Nós podemos te ajudar.

5) Redução de custos fixos

Com a desburocratização os pequenos empreendedores de diversos segmentos ganham espaço e recursos para fazerem o seu negócio girar. O escritório virtual, por exemplo, é um serviço que ajuda as pequenas e médias empresas a se adaptarem ao estilo de trabalho remoto de forma econômica.

Hoje já é possível de forma legalizada ter seu CNPJ sem ser necessário alugar um endereço comercial, tudo através de um endereço virtual. Mas para aqueles segmentos de negócio que ainda não se sentem confortáveis em seguir um modelo 100% remoto, é possível experimentar o modelo híbrido e o escritório virtual também ajudam esses empresários porque é possível alugar sob demanda salas de reuniões, por exemplo.

Ao optar por um escritório virtual é possível reduzir e eliminar custos como:

  • Aluguel
  • IPTU
  • Recepção e telefonia
  • Condomínio
  • Limpeza
  • Água e Luz

Ficou interessado em saber mais fale com um de nossos Heros. Vai ser um prazer para nós ajudar a sua empresa!

angelica_company_hero_copywriter.png
Angélica Albuquerque
Copywriter