Escritório contábil: 5 perguntas feitas por clientes de contabilidade

Quer saber como conseguir mais clientes para o seu escritório de contabilidade? Conheça as principais exigências antes de contratar o serviço.
 Frederico Foini  |      24/04/2020
Clientes-de-contabilidade

Antecipar as perguntas de clientes de contabilidade é estar à frente no mercado. Isso porque, ao passo que a busca por serviços contábeis está sempre alta, o consumidor também está cada vez mais exigente.

Um serviço focado na experiência do cliente pode trazer resultados positivos para o seu negócio e existe mais de um caso em que isso acontece. Mas quais são as principais perguntas feitas pelos clientes antes de contratar um escritório de contabilidade?

Com base neste questionamento, elaboramos este artigo para contar sobre as principais dúvidas dos clientes de contabilidade antes de contratar os serviços contábeis!

Como atrair clientes para seu escritório contábil

O momento é muito favorável para atrair clientes para o seu escritório contábil. Por quê? Vamos lembrar do seguinte: no início da jornada de abrir uma empresa, a maioria das pessoas quer ter segurança e um parceiro que apoie a regularizar seu processo burocrático.

O Brasil vem tendo destaque quando o assunto é empreendedorismo. Para ter uma ideia, de acordo com a Pesquisa “Estatísticas de Empreendedorismo” do IBGE, publicada em 2015:

“Em 2015, existiam, no Brasil, 25.796 empresas de alto crescimento, que ocupavam cerca de 3,5 milhões de pessoas assalariadas e pagavam R$ 90,4 bilhões em salários e outras remunerações”.

clientes-contabilidade

Fonte: IBGE, Cadastro Central de Empresas 2013-2015.

A geração de riqueza por essas empresas combina bem com o fato de que nosso país possui uma quantidade grande de pessoas que desejam abrir uma empresa. As pequenas empresas e startups vêm multiplicando e ganhando cada vez mais espaço no mercado, de acordo com o Terra Notícias.

Diante dessa realidade, existem algumas etapas importantes para conhecer e conquistar os clientes que estão no mercado, abrindo empresas e em busca de um serviço confiável.

E-book: Conquiste mais clientes para sua contabilidade

Agora vamos conferir as 5 perguntas que os clientes fazem antes de contratar um escritório de contabilidade:

1. “Quais canais de atendimento ao cliente são oferecidos pelo escritório de contabilidade?”

Para atingir o sucesso que você almeja, o primeiro passo é reforçar o atendimento e a experiência do cliente. Os clientes perguntam e reparam em como é a comunicação, o atendimento e as regras de suporte das contabilidades.

Costumam valorizar quando o atendimento é rápido, tecnológico e automatizado. Por isso, muitos negócios têm apostado em soluções inovadoras e ágeis, e a importância disso é cada vez mais uma realidade inquestionável.

Investindo na entrega de informações de maneira ágil por meio de canais de comunicação confiáveis, as chances de sua reputação aumentar são muito grandes!

De acordo com Philip Kotler, em seu livro “Administração de Marketing” (Pearson, 2015), nas últimas décadas as empresas vêm investindo em criar experiências incríveis para os seus clientes.

A tendência é um mercado mais exigente e uma concorrência maior. Aposte nisso!

2. “Qual conhecimento de mercado tem esse escritório contábil?”

Esse item é importante, considerando a perspectiva do cliente. Quando falamos de conhecimento de mercado, pense no quanto um serviço contábil pode contribuir para otimizar os processos e tributos que impactam no negócio de empresas de todos os portes.

É por isso que é válido demonstrar conhecimento para os seus clientes sobre o nicho em que você é especializado(a) e no qual a empresa dele atua. Pensando numa equipe de empresa pequena, por exemplo, o contador tem um papel fundamental.

Para ajudar a empresa da melhor maneira, o profissional contábil precisa conhecer bem sobre o setor, benefícios fiscais que sejam aplicáveis, como atuam as outras empresas da área etc. Pois terá que auxiliar na tomada de decisões e atuará como consultor junto aos órgãos públicos.

Uma boa dica é se especializar num nicho. O de tecnologia, por exemplo, precisa cada vez mais de uma contabilidade que conheça bem esse setor.

3. “Quanto custa contratar os serviços de escritório de contabilidade?”

Os seus clientes precisam encontrar as seguintes informações de forma rápida no seu site e canais digitais:

Valor: quanto é cobrado pelo serviço?

Quais são os procedimentos para prestarem o serviço após a contratação?

Tempo de mercado e casos dos principais clientes?

Esses são alguns exemplos de perguntas que devem ser respondidas de forma rápida no primeiro contato que seu potencial cliente tiver com sua empresa de contabilidade. A economia está sensível e os clientes, cada vez mais exigentes, como já comentamos. Eles ficam com boa impressão quando sanam suas dúvidas rapidamente.

O valor, por exemplo, é algo bem procurado. Os consumidores tendem a buscar o melhor custo-benefício e você precisa facilitar o acesso a essa informação.

Que tal uma dica? Descubra como aplicar Business Intelligence no seu negócio!

4. “Esse escritório contábil é confiável?”

Uma tendência recorrente é que os potenciais clientes busquem por contabilidades com experiência e tempo de mercado e renome/expertise no nicho. E existem muitas maneiras de você construir essa reputação.

Uma delas é oferecendo a solução mais rápida possível para atender às necessidades do mercado no qual você posiciona o seu escritório contábil. A partir daí, o reconhecimento é só uma consequência.

Outra forma é mais sutil, mas não menos importante: o seu endereço, ou “ponto de venda” (para usar uma nomenclatura de marketing). Como assim? Nós explicamos:

O endereço da sua empresa, o seu ambiente de reuniões e local em que recebe seus clientes é muito importante na construção de uma imagem profissional forte e de prestígio.

Estar posicionado num endereço reconhecido pelo mercado, acessível e próximo de centros urbanos e econômicos é algo proporcionado por escritórios virtuais, por exemplo, se você ainda não tem um escritório físico para sua contabilidade ou quer fugir do modelo fixo.

CONTEÚDOS RECOMENDADOS:

📝 O que é escritório virtual?

📝 Por que escritório virtual é a solução ideal para pequenas empresas

📝 Vantagens do escritório virtual

Esses espaços costumam locar salas de reunião ou treinamento para quem deseja realizar reuniões pontuais.

Conhecer as necessidades dos seus clientes é meio caminho percorrido para a contabilidade que deseja crescer!

Você já parou para se perguntar como pode otimizar as vendas na sua contabilidade?

Converse com um Hero e achamos a melhor solução para aumentar a produtividade do seu negócio sem impactar na qualidade do serviço!

Frederico Foini
Frederico Foini
Especialista de Marketing