Campus Inc agora é Company Hero! Nova marca e soluções para sua empresa, sempre simples, online e sem burocracia.

Tutorial: como criar uma conta no Instagram

Olá! Hoje, vamos te ajudar com a criação da sua conta no Instagram. É um processo bem simples, mas tem alguns detalhes que você precisa saber! =]

Antes de começarmos, alguns fatos importantes sobre a rede em que seu negócio está prestes a entrar:

  • O Instagram tem cerca de 1 bilhão de usuários ativos por mês!
  • Pelo menos 200 milhões desses usuários visualizam pelo menos uma página de empresa todos os dias, e 80% das contas de usuários seguem perfis de empresas.
  • 33% dos stories vistos são os publicados pelas empresas.

Fonte: Search Engine Journal

Isso significa que é uma rede muito poderosa de divulgação para o seu negócio. Para ter sucesso e reter a atenção desses usuários, é importante que o seu perfil esteja completo.

Vamos aos detalhes!

1. As primeiras fases da criação da conta

O Instagram é uma rede social muito mobile-friendly! Isso significa que é muito fácil de usá-la pelo seu smartphone, assim como a criação da conta é mais completa por lá. Nós recomendamos que crie pelo celular.

  • Acesse o app para smartphone.
  • Procure pela opção “Cadastre-se” e você verá uma tela como essa:
cadastro-instagram

  • Essa tela aparece por conta do cadastro por etapas. Primeiro, você pode começar pelo seu número do celular ou pelo seu e-mail.
  • Em todos os casos, vai receber um e-mail com um código, que precisa ser inserido para continuar o cadastro.
codigo-confirmacao-insta

As próximas etapas são simples e tem mais a ver com os seus dados.

  • Importante: seja cuidadoso ao escolher o usuário! É uma informação que ficará pública depois de criada. Você pode usar o nome da empresa ou derivados. Como por ex: “@companyhero_br”.

2. Etapas obrigatórias para perfil de empresa

  • Tem ainda uma etapa que é obrigatória para diferenciar o seu perfil comercial do seu perfil pessoal. Quando você cria o perfil, precisa avisar ao Instagram que se trata de uma conta comercial, de fato. Vou te ensinar a fazer isso.
  • Você precisa primeiro abrir a aba “Conta”, onde você vai encontrar uma série de opções de personalização da sua conta. A última opção, escrita em azul, é “Mudar para conta profissional”.
passo1-conta-comercial
  • A próxima tela lhe perguntará se você deseja uma conta de “Criador de conteúdo” ou de “Empresa”. Vá na opção “Empresa”.
passo2-conta-comercial-ig
  • Depois, o Instagram ainda vai te pedir para designar o segmento do seu negócio. É algo simples de fazer. Basta procurar pela opção que mais corresponde ao seu caso. =)
passo3-conta-comercial-ig

3. O que precisamos para postar no seu perfil (se você tiver escolhido esse nosso addon)

  • Uma das facilidades do Instagram, diferentemente do Facebook e LinkedIn, é que para nós postarmos seus posts lá, você só precisa nos disponibilizar seu usuário e senha.
  • Esse acesso só será solicitado pelo seu gerente de conta, ok? Você terá um momento de alinhamento a ser agendado com essa pessoa, para que possa informar esses dados.
  • Atenção: apenas a pessoa responsável do nosso time solicitará essa informação. Mantenha os dados em sigilo em qualquer outro cenário.

4. Dicas para ter um perfil organizado e visualmente bonito

  • Uma dica muito importante é usar o tamanho e proporção recomendados para seu avatar. A proporção mínima da imagem para boa qualidade é 180x180. Mas a proporção ideal é 800x800.
  • Não se esqueça de deixar a sua bio com informações curtas e importantes sobre seu negócio e pelo menos alguma indicação de como entrar em contato.

A bio é o termo comumente utilizado para se referir à “biografia” do seu perfil. É um campo logo abaixo do seu nome na rede, onde você pode escrever informações adicionais para o público.

Para editá-la, basta fazer o seguinte:

- 1º: procure o campo “Editar perfil”.

editar-perfil-ig

- 2º: procure pela caixa de texto chamada “Biografia” e preencha com suas informações, depois clique em “Salvar” e prontinho!

bio-ig

Por exemplo, na Company Hero, redirecionamos o público para uma central de links. Mas você pode deixar seu telefone de contato, se assim preferir. Veja como organizamos o nosso:

ig-company-hero

Outros tutoriais

Como criar página de empresa no Facebook

Vamos te ensinar como criar uma página de empresa no Facebook! Ela é muito importante para a nossa estratégia, e sem ela, não conseguimos dar início ao produto.

Como criar página de empresa pelo LinkedIn

De início, a plataforma pode parecer difícil, talvez um pouco menos intuitiva que Facebook e Instagram, por exemplo. Mas não se assuste!