Black Friday: até 90% OFF em soluções para sua empresa. Contrate online até 30/11   

Vale a pena contratar ou terceirizar o marketing nas redes sociais?

O que você deve considerar como solução para o marketing das suas redes sociais? Resposta: depende. Veja estas dicas e tome a melhor decisão para seu negócio.
 Frederico Foini  |      23/10/2020terceirizar-contratar

Na hora de decidir o que vale mais a pena para ações de marketing - contratar ou terceirizar - pequenas e médias empresas ou empreendedores precisam de uma solução que otimize custo-benefício e permita dedicar mais horas no crescimento do negócio.

Essa dúvida é comum porque uma presença consistente em redes sociais era vista como algo “nice to have” pelas empresas, ou seja, legal, mas não prioritário. Mas as coisas mudaram um pouco e consolidar sua página nas redes passou a ser algo crítico para qualquer negócio.

Neste artigo vou levantar alguns pontos que podem te ajudar na tomada dessa decisão estratégica, que impacta tanto no seu orçamento e ao mesmo tempo é tão importante.

Continue lendo e aproveite as dicas!

Terceirizar vs. contratar expertise e execução do seu marketing para redes sociais

Para reforçar o marketing do seu negócio nas redes, você tem a opção de contratar um ou mais profissionais da área ou terceirizar a atividade em parceria com: outras empresas, agências ou freelancers/autônomos.

Ao optar por uma das duas opções, você vai garantir um ou mais especialistas trabalhando e gerando consistência e frequência. Para ter sucesso no posicionamento digital, você precisa realmente aparecer com frequência, estar presente.

Contratar um profissional internamente pode ser uma solução, mas você precisa antes avaliar se é algo prioritário em relação a outras vagas pertinentes para outras equipes.

Dependendo do tamanho da empresa, essa decisão não é nada simples. Esse investimento envolve:

- A contratação de mais de um profissional e a formação de um time interno, com todos os custos envolvidos

- Investimento em softwares e plataformas de gestão de mídias sociais

- Atualização e treinamento constante sobre tendências de mercado e novidades sobre marketing digital

É por isso que muitas empresas desse porte tem optado pela terceirização. Essa alternativa te dá mais liberdade e flexibilidade para tomar decisões e reduz custos, te entregando só o que importa - resultado.

O especialista Tony Restell também comentou sobre isso no seu artigo: “Na minha experiência, um time externo de especialistas irá entregar resultados para uma empresa por em torno de um terço do custo daquela empresa que tenta gerar resultados internamente”.

Veja a seguir mais alguns benefícios de terceirizar essa atividade. 👇

9 benefícios de terceirizar a criação de conteúdo e posts para suas mídias sociais

1. Expertise/especialização

Ao buscar recursos externos, você vai ter à sua disposição, muito provavelmente, um ou mais times inteiros de especialistas focados em entregar o melhor conteúdo, o mais alinhado com seu negócio possível.

A expertise do time já é embutida no valor que você paga e você só se preocupa em acompanhar prazos e as entregas que receberá.

2. Economia de tempo

Por não se preocupar mais com as etapas de ideação, criação e execução de todo o conteúdo das suas redes sociais, seu tempo se volta a outras ações importantes e prioritárias do seu negócio.

Dependendo do contrato firmado, você tem mais liberdade e flexibilidade, inclusive. Você pode recusar a entrega, pedir ajustes ou trocar de fornecedor sem qualquer amarra. Isso vale para os freelancers ou empresas especializadas nessa criação.

3. Design profissional

Talvez nem seja preciso dizer sobre a importância da arte das suas postagens nas redes sociais. Esta pesquisa, por exemplo, confirmou que 32% dos profissionais de marketing das empresas consideram as imagens como sendo o principal formato de conteúdo.

A sua postagem completa, com arte + texto, aumenta as chances de ser notado e transmitir confiança para o seu público.

Ao terceirizar esse serviço, você conta com profissionais especializados em produzir esses materiais por você.

4. Conhecimento de plataformas e ferramentas

Do momento da criação e planejamento à postagem, muitas ferramentas são usadas pelas equipes de marketing. Isso porque elas nos ajudam a mapear os processos e prazos, além de deixar o trabalho ainda menos manual para uma equipe profissional.

Contar com a ajuda de uma equipe de externa significa que esses custos não serão mais seus e sim das equipes, com a expertise de uso das plataformas. Além de estarem em atualização constante sobre as melhores maneiras de postar nas redes sociais.

5. Conteúdo

Terceirizar a criação de conteúdo faz com que os especialistas pensem em toda a estratégia de tipos de conteúdos a serem criados por você.

Com o conteúdo chegando pronto e completo por vias externas, você investe sem risco. Artes profissionais, com conteúdos que enriquecem e educam seu público são importantes para encantar potenciais compradores.

Posts com dicas “faça-você-mesmo”, com notícias sobre o mercado ou sobre os seus produtos/serviços ajudam a qualificar novos leads. E também ajudam a solidificar seus atuais clientes.

6. Confiabilidade

Quando os conteúdos das suas redes sociais são produzidos por terceiros, você tem um processo à sua disposição.

No nosso produto de marketing aqui da Hero, por exemplo, nós temos o controle de qualidade. É uma equipe de revisão só focada em reduzir retrabalho com ajustes e melhorar a qualidade da entrega final.

Com esses conteúdos lapidados pelo processo, você povoa suas redes sem receio e gera confiança ao seu público com a frequência garantida.

7. Relação custo x benefício

A relação custo x benefício é variável a cada tipo de fornecedor. Uma agência, por exemplo, pode cobrar comprometimento e contratos maiores e mais caros.

Se você quer liberdade e flexibilidade, há freelancers e empresas no mercado que você pode contratar por tempo determinado ou pacote de postagens para suas redes.

É uma relação custo x benefício sem igual, que evita dor de cabeça e permite trocar de equipes de produção. No nosso produto, fazemos isso para você com nossos mais de 100 parceiros, por exemplo.

8. Segue tendências da indústria

Com o apoio de terceiros, você conta com equipes que estão por dentro das tendências da indústria e do mercado de marketing. Pode parecer que não, mas se trata de um aspecto bem importante.

Veja, no marketing digital, se você não está por dentro das últimas táticas e tendências, sua concorrência pode estar um passo à frente.

9. Você expande, focando mais no seu negócio

O principal ponto de contar com parceiros para criar os posts de suas mídias sociais é que você paga um custo reduzido por isso e foca sua atenção ao seu negócio.

Com o seu crescimento, as postagens continuam frequentes e acompanham todas as suas novidades, produtos/serviços e entregam cada vez mais valor para os seus clientes e sua audiência.

Alinhe a escolha final aos propósitos do seu negócio

A decisão sobre contratar ou terceirizar deve sempre ter base nas metas e propósito do seu negócio, considerando curto, médio e longo prazo.

Te indico este outro artigo se você ainda está na dúvida sobre como escolher e cotar diferentes profissionais e empresas no mercado!

Para resumir o que falamos no artigo, podemos citar a frase que Ashley Segura escreveu para o site SearchEngineJournal:

“O que quero dizer é que se você está lutando para descobrir que tipo de conteúdos criar, ou se você deveria compartilhar aquele ebook de três anos atrás, é válido terceirizar sua produção de conteúdo para um profissional.”.

Por último, também quero te convidar a conhecer o produto conteúdo para redes sociais, criado aqui na Hero.

Se o que você busca é um serviço consultivo com várias reuniões, contratos maiores, equipe fixa e parceria personalizada no formato agência, não é o nosso produto.

Mas se você procura agilidade, flexibilidade e várias equipes de produção, prazos claros e os conteúdos e postagens das suas redes no fim do mês em calendário fechado, definitivamente você deveria checar o produto que acabamos de lançar.

Ele foi pensado para oferecer uma experiência ágil, completa e confortável de fortalecimento das redes sociais de qualquer negócio. Confira o produto: conteúdo para redes sociais!

foto_fred.png
Frederico Foini
Conteúdo - Company Hero