Campus Inc agora é Company Hero! Nova marca e soluções para sua empresa, sempre simples, online e sem burocracia.

Redes sociais: entenda mais sobre como elas ajudam a sua empresa

As redes sociais são plataformas que permitem que usuários interajam e troquem conteúdos. Entenda melhor como podem ajudar sua empresa
 Frederico Foini  |      21/02/2020Redes sociais: entenda mais sobre como elas ajudam a sua empresa

Sabia que as redes sociais podem ser grandes aliadas para o crescimento da sua empresa? A presença online já há algum tempo vem mudando a forma como nos comunicamos. Hoje em dia, elas já passaram a fazer parte da rotina de todos, tanto do ponto de vista pessoal como profissional. 

Para você ter uma ideia, o relatório “Digital In 2019” revelou que 66% dos brasileiros estão nas redes sociais. Destes,  64% passam o dia todo conectados no WhatsApp, 43% no Facebook e 26% no Instagram.

Uma primeira consequência disso para as empresas é a possibilidade de ter um contato com seus clientes pela internet. Para isso, é preciso que a empresa também tenha presença por lá.

Você talvez já tenha se perguntado sobre até que ponto as redes sociais podem ajudar a sua empresa. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre isso e te mostrar como aplicar em seu negócio algumas das mídias sociais mais usadas pelas empresas.

Continue lendo e descubra como as redes sociais podem ajudar a sua empresa.

O que são redes sociais?

As redes sociais são sites ou plataformas que permitem que seus usuários criem e compartilhem conteúdo e desenvolvam interações sociais via internet. 

Na realidade, a expressão “rede social” é abrangente. Ela indica um sistema ou estrutura capaz de reunir pessoas com valores e interesses comuns. Sendo esse encontro num ambiente online ou não.

Os valores e interesses semelhantes entre as pessoas de uma rede social podem ser políticos, acadêmicos, afetivos ou ter relação com seus gostos e opiniões. É um termo antigo e também pode ser usado para falar de entidades de classe, grupos ou organizações, por exemplo.

O termo mídia social  está mais relacionado às plataformas online. No entanto, os dois termos são corretos  quando se fala de estruturas que têm o objetivo de conectar as pessoas e engajá-las com seus assuntos de interesse.

Esse com certeza é o caso do Facebook, por exemplo. É uma das redes sociais mais famosas do mundo, e conta com mais de 1 bilhão de acessos diários. Do ponto de vista das relações interpessoais, desde seu surgimento em 2004, a plataforma ajuda as pessoas a se comunicarem à distância e partilharem seus interesses.

Essa característica é comum a várias outras plataformas. Mas pensando pelo ponto de vista de negócios, o que essas interações representam

📢 Veja mais: Transformação digital e foco no cliente: como mudamos a Company Hero

Gestão de redes sociais

Gestão de redes sociais” parece um termo para algo complexo, mas nada mais é do que a administração das redes sociais com objetivos comerciais. Uma boa gestão de redes sociais é extremamente estratégica para grandes empresas, e o impacto nas pequenas e médias empresas é ainda mais evidente. 

Essa reportagem do G1 conta a história de dois empresários, de segmentos diferentes, que relataram aumentos significativos a partir da divulgação nas redes sociais.

O mesmo ocorreu com Luciene Antunes, CEO da Oficina de Impacto. Sua trajetória foi marcada pelo sonho de impactar positivamente a vida das pessoas. Tendo isso em mente, seguiu uma carreira profissional que a levou de freelancer à fundadora e  chefe da sua própria empresa em pouco tempo. 

Com um MBA em marketing digital, a empresária aproveitou os recursos oferecidos pelas redes sociais para crescer com sua empresa.

E na prática, quais os resultados que uma boa gestão de redes sociais traz para quem tem sua própria empresa? 

  1. Aumento da aderência do seu produto com o mercado;
  2. Possibilidade de mensurar e avaliar resultados e interações;
  3. Aumento do engajamento e a conversa de seus clientes com a sua marca;
  4. Taxas de conversão maiores (mais vendas!);
  5. Maior identificação e lealdade com a sua marca;
  6. Baixo custo de investimento em relação à publicidade tradicional, como anúncios em revista, rádio ou folhetos;
  7. Retorno imediato e satisfação do consumidor.

Esses benefícios têm sido cada vez mais atrativos para todas as empresas, principalmente no Brasil. O relatório “Social Media Trends 2019” constatou que, para empresas brasileiras, o aumento do alcance da marca chega a mais de 70%. 

🎁 Dica especial para você: O que é Persona? Descubra o seu cliente ideal

Mas e as grandes marcas? Você sabe como elas apostam nas redes sociais?

Coca-Cola: o impacto das redes sociais para uma grande marca

As redes sociais, como vimos, têm um grande poder de ajudar as pequenas e médias empresas com reconhecimento de marca e geração de novos clientes pela internet.

Por esse motivo, essa é uma etapa fundamental de qualquer planejamento de marketing digital. Também é o motivo de um aumento na concorrência, o que faz com que a atenção tenha que ser redobrada nesse momento.

De outra perspectiva, as grandes marcas e empresas também precisam apostar na sua presença virtual. É uma maneira de gerar engajamento e transmitir conteúdos e valores aos seus clientes.

Queremos te contar sobre um caso bem interessante de uso das mídias sociais por uma grande empresa. Há pouco falamos do Facebook, não é? A Coca-Cola tem um bom exemplo de campanha de sucesso, utilizando mais de um recurso oferecido pela plataforma.

A história da marca no Brasil tem bastante relação com a tentativa de construir uma aproximação com a cultura jovem. Isso é ressaltado por boa parte das suas campanhas.

No fim de 2017, pôs em prática o objetivo de impulsionar suas vendas e melhorar ainda mais o relacionamento com jovens. Pensou na música como um elo e lançou um concurso envolvendo 8 dos artistas mais famosos do país.

A proposta era que o público escolhesse 3 deles para uma parceria com a marca. O que chama a atenção nessa história foi a forma como o uso do Facebook e Instagram impulsionou a repercussão do concurso:

  1. Lançaram o projeto #FanFeat;
  2. Utilizaram anúncios de vídeo;
  3. Também divulgaram anúncios nos stories;
  4. Transmissões dos shows na plataforma.

O resultado: atingiram 3,6 milhões de pessoas em duas horas, aumentaram incrivelmente rápido os pontos de engajamento com a marca pelas redes sociais, e a associação dela com a música “Hasta La Vista”, lançada no final da campanha.

Com o que falamos até agora, você já deve ter percebido os impactos que o uso das redes sociais podem gerar para uma empresa, certo? No próximo tópico, vamos explicar um pouco mais sobre como fazer isso na prática em sua empresa

Como usar cada rede social na sua empresa?

Quando falamos do uso das redes sociais como base de estratégias de marketing digital, precisamos também levar em conta as diferenças entre elas. 

Cada plataforma tem diferenças importantes em relação ao formato mais adequado de conteúdo, perfil dos usuários, frequência de publicações, quantidade de texto e vários outros detalhes, e a sua estratégia precisa se moldar a isso para atingir melhores resultados.

Confira abaixo algumas dessas diferenças:

Facebook

Ainda é a rede social mais popular do mundo, e tem bilhões de usuários e acessos diários. O uso correto do Facebook traz ganhos incríveis para pequenas e médias empresas. É lá que se encontra a audiência da maioria dos negócios!

No Facebook você sua empresa terá as seguintes possibilidades:

  • Compartilhamento de fotos e atualizações de conteúdo para o seu público;
  • Conta empresarial: ferramentas de anúncios e análises de dados de engajamento mais completos;
  • Opções customizáveis (te permitem destacar para mais pessoas informações, produtos e serviços divulgados).

Se quiser atuar por essa plataforma, uma dica: nunca use um perfil pessoal como sendo o do seu negócio. Trabalhe para manter atualizada a página da sua empresa, com informações claras e que garantam boa visibilidade para sua marca.

Dica: tenha boas imagens de perfil e de capa, que representem claramente os valores e a proposta da sua empresa.

Nos seus posts, sempre use imagens e links. É importante decidir se o seu conteúdo será formal ou informal, seguindo a forma como seu negócio quer se comunicar com os clientes; sempre é válido usar perguntas e enquetes para incentivar o engajamento dos seus seguidores.

Instagram

A informalidade e o apelo estético são as características mais fortes do Instagram. A rede social vem crescendo gradualmente e se tornando uma das principais mídias sociais, ao lado do Facebook. 

É uma plataforma visual: voltada para fotos e vídeos. Analise bem o nível do fit da plataforma com a sua empresa. Dependendo da sua indústria, pode não ser a melhor plataforma. Caso queira ir adiante com essa rede social para seu negócio, tenha em mente a importância de investir em fotos e vídeos criativos e de qualidade.

O legal do Instagram é a possibilidade de mostrar o lado humano da empresa. Conteúdos descontraídos, que revelem o dia a dia da empresa são os mais valorizados pelos usuários e pela plataforma. É o que se espera de uma publicação por lá.

LinkedIn

O Linkedin foi criado em 2003, e foi uma das primeiras redes sociais. É a melhor plataforma para networking, com cerca de 260 milhões de usuários. Nela, o usuário pode criar um perfil no formato de currículo.

Para uma empresa, ela também pode ser muito interessante. Por ser uma plataforma profissional, é o lugar ideal para divulgar novas vagas e promover conteúdos sobre a cultura da empresa.

O público que trafega nessa rede busca por assuntos que acrescentem valor profissionalmente. Busque explorar hashtags e produzir conteúdos que gerem engajamento nesse sentido. Faça perguntas, e incentive a interação com sua audiência. Isso ajudará a página da sua empresa a crescer!

No LinkedIn, você também pode participar de grupos de indústrias específicas e lá perguntar e responder questões. Tudo te ajuda a trabalhar para que sua marca alcance uma posição de expert da sua indústria, podendo trazer e interagir com novos visitantes. Além de levar tráfego para seu site.

Pronto(a) para impulsionar a presença da sua empresa na internet?

Tudo o que falamos sobre redes sociais neste artigo tem a ver com a importância que o marketing digital tem para qualquer empresa. O mundo atual está dinâmico, e cada vez mais virtual.

Atualmente, é impensável gerir qualquer negócio que não tenha presença alguma na internet. O marketing digital veio para orientar as empresas sobre como acompanhar esse movimento do mercado. Além de tudo, sua implementação tem baixo custo e é muito acessível a empresas de qualquer porte!

Frederico Foini
Frederico Foini
Conteúdo - Company Hero