Campus Inc agora é Company Hero! Nova marca e soluções para sua empresa, sempre simples, online e sem burocracia.

Prestadores de serviço: qual a melhor estratégia para sobreviver à quarentena?

Na busca por novas estratégias, os prestadores de serviço estão todos se reinventando na crise. Qual a melhor estratégia para a quarentena?
 Frederico Foini  |      12/04/2020prestadores-de-servico-estrategias

De investimento em cursos online a busca por novas estratégias, não há dúvidas que muitos prestadores de serviço estão buscando formas de se reinventar, e bem rápido, nessa crise.

São muitos desafios para quem tem um negócio próprio, nesse momento, e dificilmente você não se deparou com alguns nos últimos dias.

Quem presta serviços e já divulgava seu negócio nos meios digitais, se pergunta todos os dias como pode intensificar a presença online; quem não tinha nada do seu negócio online, agora sente que precisa correr contra o tempo, não é?

Há vários prestadores de serviço vendendo e mantendo seus negócios ativos, mas por que fizeram algo diferente: aplicaram uma estratégia digital focada no cliente com maior potencial.

Nesse artigo, você vai saber:

  • Os benefícios de ter uma estratégia digital, sem conversa fiada
  • Como montar um plano de ação focado no seu serviço com maior força e diferencial

Quer fazer seu negócio sobreviver? Então vamos em frente!

Como continuar progredindo com seu negócio

Às vezes parece difícil mudar o foco, mas ter pelo menos um pilar digital pode fazer toda a diferença para sustentar seu negócio, direção que a maioria das empresas têm seguido.

Não quero dizer que seu negócio precisa ser 100% digital, basta contar com criatividade e uma estratégia bem feita.

Alguns prestadores de serviço têm alterado seus preços e divulgado promoções em suas redes sociais. Também há muita gente tentando criar uma loja virtual para vender produtos ou serviços online, e até formas de agregar valor entregando “2 pelo preço de 1”. Mas será que isso é suficiente?

Esse pode ser o momento de avançar, pensando em alternativas para engajar seu público. O que vai garantir mais clientes nessa fase é oferecer conteúdos de qualidade e manter contato e relacionamento ativos a médio prazo, 100% online.

Mas de que tipo de estratégias digitais estamos falando? Compartilho com você, abaixo, as principais ações das empresas que estão com seu negócio online.

Na prática: um resumo das principais ações digitais para empresas

1. Reforço nos canais de comunicação online

Para começar a sua estratégia de sobrevivência, é importante lembrar da sua base de clientes. Pense em como você pode se manter conectado com eles.

Não seja agressivo na venda, mas procure entender quais são as suas necessidades e reforçar que a sua empresa ainda está disponível e promovendo novas ações, contando detalhes do que está fazendo durante a crise, por exemplo.

É muito importante redobrar o cuidado com os canais de comunicação. Evite que sua presença digital seja somente baseada em promoções, sem levar em consideração o que sua base realmente precisa, ou o que pode ser útil para eles, nesse momento difícil. E caso ainda não tenha redes sociais da sua empresa, é hora de ter! 😄

2. Redes sociais

Apostar nas redes sociais é uma das primeiras ações para estruturar as bases da sua estratégia digital, pois é onde as pessoas têm passado boa parte do tempo agora, quando muitas estão dentro de casa.

Um exemplo prático são as academias de todos os portes, que estão disponibilizando treinos online. Outro exemplo são restaurantes que fazem lives para se manterem próximos de seus clientes.

Outra ação que você não pode deixar de considerar são os anúncios nas redes sociais, os famosos “posts patrocinados”. Por valores diários de investimento bastante acessíveis, eles são importantes para garantir mais visitantes para seus canais e gerar ainda mais oportunidades de negócio por lá.

3. E-mail Marketing

Você sabia que o e-mail marketing é uma das principais ferramentas usadas pelas empresas para engajar seus potenciais clientes?

*Mas muito cuidado: disparar e-mails aleatórios para milhares de contatos que não tenham autorizado receber informações suas, ou até para listas de contatos compradas, definitivamente não é uma opção!

É preciso pensar nessa ferramenta por uma sequência lógica de disparos realizado no momento certo para cada grupo de contatos. Além disso, o e-mail precisa ter conteúdo relevante e ser enviado somente com a autorização e interesse claros do seu destinatário.

Isso será decisivo para otimizar o fluxo dos sonhos de qualquer empresa: ter diversos visitantes dos seus canais online passando a ser potenciais clientes engajados e caminhando pela sua trilha até a compra.

email-marketing

4. Criação de conteúdo relevante

Quando falamos de conteúdo relevante, alguns exemplos são:

- Artigos

- Listas com dicas

- Passo a passo útil

- Tutoriais

- Manuais

- Planilhas

- Vídeos

No geral, são conteúdos que tem como objetivo educar os seus visitantes em seus canais online sobre um determinado assunto de interesse deles e, claro, do seu domínio como empresa.

Além de publicar esse tipo de conteúdo nas redes sociais e investir em alguns anúncios para que cheguem a mais pessoas, é interessante programar sequências de e-mails de forma automática e mostrar que a sua empresa continua com todo o gás, mesmo nessa fase de crise.

E o que eu ganho ao apostar em ações online?

Ao apostar em conteúdos e ferramentas digitais, você passa a ter uma presença online melhor. Seus clientes e potenciais clientes vão perceber isso.

Outro ganho é a economia dos seus investimentos. Estratégias digitais podem custar muito menos do que investir em materiais gráficos ou em aumentar sua força comercial, já que há uma audiência gigante à sua espera, online quase 24 horas por dia.

Uma coisa é certa: há uma redução muito grande de custos, se compararmos a estratégia digital com o investimento de tempo e dinheiro exigidos pelo marketing e estratégia de venda tradicionais.

Cerca de 67% das pessoas no mundo têm smartphone, com acesso a qualquer informação na palma da mão. E essa fase de isolamento social, por mais que seja um momento difícil para todos, é mais uma evidência do porquê você precisa saber gerar oportunidades na web para sua empresa.

Monte uma estratégia digital consistente

Tenha em mente: não são só os e-commerces e os negócios com lojas virtuais que conseguem vender nessa crise. Você também pode se movimentar e atrair potenciais clientes com uma estratégia de marketing digital pensada para seu produto ou serviço.

É importante pensar a médio prazo, nesse momento. Ao gerar conteúdos relevantes para seu público, passada a crise você com certeza será lembrado.

Promoções e descontos são passageiros, mas interação constante e materiais úteis e gratuitos não serão esquecidos pela sua audiência.


Agora que já sabe como prestadores de serviço estão sobrevivendo à quarentena, leia outros conteúdos do nosso blog. Temos muitas outras dicas sobre novas estratégias para a sua empresa!

foto_fred.png
Frederico Foini
Copywriter - Company Hero