Black Friday: até 90% OFF em soluções para sua empresa. Contrate online até 30/11   

Por que é importante postar diferentes tipos de conteúdos nas redes sociais da empresa

Diversificar suas postagens nas redes sociais é essencial para a comunicação e transmissão de credibilidade da sua empresa. Leia mais!
 Frederico Foini  |      05/11/2020tipos-posts-redes-sociais

Começar a ter posts publicados nas redes sociais é um recurso bem interessante para pequenas e médias empresas. Um dos motivos para isso é o papel do conteúdo para um bom posicionamento de marketing digital.

O inbound marketing, como é chamado o marketing de atração de leads, se tornou, com o tempo parte integral do arsenal de qualquer profissional ou departamento de marketing.

Estamos falando do poder que um conteúdo informativo e útil tem de encantar e gerar autoridade perante os seus potenciais clientes na internet. 🚀

Se as pessoas valorizarem o seu conteúdo, elas também valorizarão seu site, sua marca, e possivelmente o produto ou serviço que você vende.

Neste post de hoje, eu vou falar sobre os diferentes tipos de post que criamos no nosso produto de conteúdo para redes sociais.

Também vamos conversar mais sobre o impacto dessa estratégia em pequenas e médias empresas.

Então se você quer entender mais sobre como começar a publicar nas redes ajuda seu negócio, veio ao lugar certo. Acompanhe!

Marketing de conteúdo vs. Marketing tradicional

De acordo com essa reportagem mais de 70% das pequenas e médias empresas usam as redes sociais para impulsionar seu negócio.

Isso porque é uma forma de baixo custo de entrar em contato com milhares de potenciais clientes.

Além disso, a empresa também passa a estar presente no movimento de compra do público que pesquisa a presença digital da sua empresa antes da decisão final.

Para criar uma campanha de sucesso por lá, vale a pena conhecer a diferença desse novo marketing para o marketing tradicional. E é aqui que o conteúdo entra em cena.

De acordo com Doug Kessler, Co-Fundador e Diretor Criativo da Velocity Partners, “Marketing tradicional para as pessoas. Marketing de conteúdo fala com as pessoas.”. Procuramos levar essa filosofia para os nossos conteúdos aqui na Hero.

Se a empresa cria uma experiência autêntica em torno da sua principal proposta de valor, entra em diálogo direto com sua audiência principal, que passará a acompanhar as postagens.

No conteúdo das redes sociais, tão importante quanto o texto é o conteúdo visual. Muitas redes sociais se apoiam nisso. Uma delas é o Instagram, uma plataforma totalmente focada nesse tipo de conteúdo.

Algumas pesquisas já demonstraram sobre o poder e potencial viral de postagens com texto + arte de alta qualidade.

👉 Posts com fotos são mais de 190% prováveis de ser compartilhados do que apenas com o texto. E quando falamos de vídeos, as chances são ainda maiores.

É por isso que é tão importante publicar vários tipos de conteúdos úteis e informativos nas suas redes sociais.

Como apresentar minha empresa nas redes sociais?

A melhor forma de apresentar a sua empresa nas redes sociais é conhecer e utilizar os diferentes tipos de postagens que geram mais engajamento do público.

O primeiro é fazer uma avaliação da sua audiência e entender quais os principais tipos de conteúdo que eles consomem: se engajam mais com tendências e novidades da área? Com postagens promocionais? Com postagens sobre curiosidades?

Essas são algumas questões que você deve levar em consideração ao montar o planejamento e estratégia de conteúdo para as redes da sua empresa.

Isso é muito importante para ter, no fim das contas, um conteúdo interessante e que encante o público na sua página.

Entenda a seguir os tipos de post mais comuns entre as pequenas e médias empresas:

Posts educativos e sobre área de atuação da empresa e seus conceitos

Em uma postagem informativa e educativa, é possível explicar conceitos importantes para o seu público (ou seja os que costumam gerar mais dúvidas).

Veja esta postagem do Instagram da Company Hero, por exemplo:

post-informativo-hero

Você pode trazer uma explicação mais detalhada sobre processos na sua empresa ou trazer dados e estatísticas de mercado.

Pode, ainda, compartilhar uma notícia interessante e curar o conteúdo, dando sua opinião sobre ela.

Todos nós gostamos de seguir páginas que fazem postagens realmente úteis para nós, não é mesmo?

Também há o tipo de postagem de engajamento, que foca em conversas com o público, movimentando para que marquem amigos e interajam com a publicação. Veja este outro exemplo de post de engajamento do Facebook de um dos nossos clientes, a Stesolar:

post-stesolar-engajamento

Posts sobre produtos e serviços oferecidos pela sua empresa

Nós fizemos essa grande divisão, entre posts educativos e os que falam sobre seus produtos e serviços por um motivo.

E ele é o seguinte: não é interessante povoar suas redes sociais apenas com posts que falam apenas sobre a empresa ou com intenção de venda.

No entanto, eles ainda são necessários, embora em menor proporção. Leia mais sobre estratégia e proporção de postagens aqui.

Toda empresa possui lançamentos de novos produtos e serviços, promoções e descontos nacionais. E, nas redes sociais, você quer que seu público também tenha acesso rápido a esse tipo de informação.

Então vale muito a pena também começar a criar postagens falando sobre características desses produtos, além de outro com preços, prazos e valores, com foco de venda direta.

post-venda-bitpaper

Fonte: Bitpaper Brasil

Misturar os diferentes tipos em uma proporção que seja ideal e estratégica

John Ruskin, um grande crítico de arte, certa vez disse o seguinte: “Qualidade não é nunca um acidente.”

Criar bom conteúdo para redes sociais exige uma boa dose de planejamento, estratégia, criatividade e conhecimento do público e do negócio.

E os padrões e tipos mais comuns de postagens de empresa são usados para gerar autoridade da melhor maneira e, ao final, encantar sua grande audiência com um conteúdo de grande valor.

No nosso produto conteúdo para redes sociais, pensamos com muito cuidado sobre essa importância de ter vários tipos de postagens nas redes.

Nós criamos um método que todos os nossos times de produção seguem.

O que acha de começar a criar postagens para suas redes sociais ainda hoje?

Conheça o nosso produto conteúdo para redes sociais e fortaleça sua presença digital!

foto_fred.png
Frederico Foini
Conteúdo - Company Hero