Campus Inc agora é Company Hero! Nova marca e soluções para sua empresa, sempre simples, online e sem burocracia.

Por que suas redes sociais não estão trazendo clientes?

É comum que se invista muito nas mídias sociais e acabe ficando sem retorno. Isso acontece porque muitas empresas pecam na estratégia. Vamos conversar um pouco sobre isso
 Frederico Foini  |      22/04/2020trazer-clientes-redes-sociais

Você já tem uma estratégia digital eficiente nas redes sociais da sua empresa? Para que você tenha resultados reais com seu marketing por lá, é preciso mais do que um calendário com posts.

Ter presença digital com páginas no Facebook, Instagram ou LinkedIn é só o primeiro passo para ter contato com possíveis clientes.

Mas o segundo passo é decisivo para se relacionar com milhares de prospects: montar um conteúdo de qualidade e ter uma estratégia para levar seus visitantes até o momento de decisão de compra.

Neste artigo, vamos falar dos primeiros passos para suas redes sociais atraírem clientes para o seu negócio.

Primeiras ações que você não pode esquecer para otimizar suas redes sociais

Com uma conta no Facebook e Instagram para sua empresa, você tem a chance de encontrar milhares de usuários. Só no Facebook, são mais de 2,5 milhões de usuários, como mostrou uma pesquisa de 2019.

Ter um calendário editorial é a base para começar sua atuação nessas plataformas. Isso é o básico e você não pode deixar de fazê-lo.

Mas já falamos que não basta isso para conseguir mais clientes de fato. Agora vamos contar os 3 principais segredos para melhorar sua taxa de conversão com ajuda das redes sociais.

3 segredos para melhorar a taxa de conversão em vendas pelas redes sociais

Para você melhorar a performance das suas redes sociais e ver resultados reais, acompanhe estes 3 segredos:

1. Promover conteúdos e postagens

O primeiro segredo é engajar os seus visitantes com conteúdos especiais que ele possa baixar ou acessar, e que gerem valor para ele.

Esse conteúdo pode ser um ebook, um webinar, um artigo de blog ou até uma sequência de vídeos. Você pode publicá-los diretamente no perfil Facebook ou Instagram da sua empresa.

Mas, além de publicar no seu perfil, promover esses posts como anúncios fará com que seu conteúdo especial, com pouco investimento, chegue a um público bem maior.

Esse é um passo importante em direção à otimização das suas redes sociais para aumentar sua conversão em vendas, com muitos novos contatos aparecendo.

2. Tenha uma estratégia para captar os seus visitantes

Essa é a principal dica que eu queria te passar. Quando você lança seu anúncio na rede social, você precisa ter uma estratégia para levar os contatos captados (os famosos leads) até o momento de decisão de compra.

Depois que ele acessar um e-book, tutorial ou outro material que você produziu, pense numa sequência:

➡️ Uma estratégia de e-mail marketing captando e-mails e enviando novos conteúdos automaticamente para esses contatos é muito útil para você continuar engajando o público sem perder nenhuma oportunidade.

3. Pense na experiência “mobile” e aposte em “calls-to-action” atrativos

Experiência no celular

Quando for preparar um post, não esqueça de pensar na experiência que o leitor vai ter ao acessar seu conteúdo pelo celular (a versão mobile).

Lembre-se: a maioria massiva dos usuários de redes sociais, hoje, acessa pelo celular, portanto, seus conteúdos precisam respeitar esse hábito.

Algumas dicas para facilitar a leitura pelo celular, por exemplo:

- Ter fontes grandes o suficiente para facilitar a leitura

- Um design atrativo para chamar a atenção em meio a tanto conteúdo

- Uma mensagem curta e clara.

O mesmo vale quando for preparar uma landing page, por exemplo, ou página de download de um material especial que você preparou.

Avalie se ela foi criada para se adequar automaticamente para visualização pelo celular (o que chamamos de responsividade da página).

Chamada para ação

Você também precisa pensar em como garantir que seu visitante tome a atitude que você espera, o que chamamos de call-to-action (CTA - “chamada para ação”). Um dos motivos para ações em redes sociais não darem certo é errar nessa parte.

Se você disponibiliza um conteúdo para download e quer os contatos do seu usuário em troca, você precisa deixar isso claro e convencer o seu leitor a baixar seu material. Compare as três seguintes chamadas:

A) “Aprenda mais com a gente por aqui”

Com esse exemplo, você não deixaria claro o que espera do seu visitante.

B) “Acesse o material e acompanhe as novidades”

Aqui, fica clara a chamada para ação (“acesse”), mas dá para ser melhor!

C) “Consulte este e-book e veja como mais de 4 mil empresas melhoraram seus negócios e aumentaram suas vendas”

Nesse caso, além do CTA claro, há também a técnica da “prova social”. Por saber que muita gente já se beneficiou disso, muito provavelmente o leitor se sentirá mais propenso a acessar o material. Aposte nessas duas técnicas! 😉

O poder da Automação e da Análise de Dados

Com essas estratégias que já comentamos para garantir que suas redes sociais atraiam mais clientes para o seu negócio, o fluxo de visitantes nas suas páginas irá aumentar.

Para aumentar ainda mais as chances de conversão, é muito importante que você acompanhe e analise dados mais de perto.

automacao-marketing-dados

Não estamos falando só da quantidade de visitantes da sua página. Aqui falamos sobre métricas: taxas de conversão, taxa de cliques, aberturas de e-mails e retorno sobre o investimento (ROI) são só alguns dos muitos exemplos de dados do marketing digital.

Em 2016, um estudo feito em associação com a IBM entrevistou mais de 1.000 profissionais de marketing. Mais de 50% deles respondeu ser “Ruim” ou “Muito ruim” em extrair insights de dados de seus consumidores.

Por isso, ser capaz de extrair dados importantes e propor melhorias para a sua estratégia nas redes sociais é um diferencial em que você precisa apostar para ter retorno para sua empresa, além de ser fundamental para conseguir mais clientes.

Esse é um dado alarmante. E é por isso que você não pode perder tempo e precisa aprender agora como analisar os dados da sua estratégia digital.


Bom, essa foi a última dica que tinha para te dar hoje. Continue acompanhando nosso blog, iremos sempre trazer novos insights para estratégias eficientes e negócios inovadores! 😁

Frederico Foini
Frederico Foini
Conteúdo - Company Hero