Por que suas redes sociais não estão trazendo clientes

É comum que se invista muito nas mídias sociais e acabe ficando sem retorno. Isso acontece porque muitas empresas pecam na estratégia. Vamos conversar um pouco sobre isso
 Frederico Foini  |      22/04/2020trazer-clientes-redes-sociais

Você já tem uma estratégia digital eficiente nas redes sociais da sua empresa? Para que você tenha resultados reais com seu marketing por lá, o primeiro passo é fechar o seu calendário com posts.

Ter presença digital com páginas no Facebook, Instagram ou LinkedIn é o primeiro passo para ter contato com possíveis clientes.

Mas o segundo passo é decisivo para se relacionar com milhares de prospects: montar um conteúdo de qualidade e ter uma estratégia para levar seus visitantes até o momento de decisão de compra.

Neste artigo, vamos falar dos primeiros passos para suas redes sociais atraírem clientes para o seu negócio.

Primeiras ações que você não pode esquecer para otimizar suas redes sociais

Com uma conta no Facebook e Instagram para sua empresa, você tem a chance de encontrar milhares de usuários. Só no Facebook, são mais de 2,5 milhões de usuários, como mostrou uma pesquisa de 2019.

Ter um calendário editorial é a base para começar sua atuação nessas plataformas. Isso é o básico e você não pode deixar de fazê-lo.

Agora vamos contar outros 3 segredos para melhorar sua taxa de conversão com ajuda das redes sociais.

3 segredos para melhorar a taxa de conversão em vendas pelas redes sociais

Para você melhorar a performance das suas redes sociais e ver resultados reais, acompanhe estes 3 segredos:

1. Promover conteúdos e postagens

O primeiro segredo é engajar os seus visitantes com conteúdos especiais que possam agregar valor para ele.

Esse conteúdo pode ser um post educativo, com dicas sobre como resolver um processo ou com últimas notícias e tendências de determinado mercado ou área do conhecimento.

Pode ser uma postagem com promoções ou com chamadas para seu site ou página de produto. Você pode publicá-los diretamente no perfil Facebook ou Instagram da sua empresa.

Mas, além de publicar no seu perfil, ter frequência fará com que seu conteúdo especial, com pouco investimento, chegue a um público bem maior, pois você irá construir uma audiência cada vez mais fiel.

Esse é um passo importante em direção à otimização das suas redes sociais para aumentar sua conversão em vendas, com muitos novos contatos aparecendo.

2. Tenha uma estratégia para captar os seus visitantes

Essa é a principal dica que eu queria te passar. Quando você lança seu anúncio na rede social, você precisa ter uma estratégia para levar os contatos captados (os famosos leads) até o momento de decisão de compra.

Isso que você precisa ter postagens:

  • Sem intenção de venda, que encantem leads em potencial e gerem confiança
  • Posts sobre a sua empresa com foco em aproximar um público que já tem noção de suas necessidades e está levantando possíveis soluções
  • Posts com promoções que captem o público em fase de decisão, que já conhece a sua marca por conta dos outros tipos de posts

Esse visitante poderá chegar ao seu site mais qualificado ou você pode incluí-lo numa estratégia de e-mail marketing.

O importante é que você possa continuar engajando o público sem perder nenhuma oportunidade.

3. Pense na experiência “mobile” e aposte em “calls-to-action” atrativos

Experiência no celular

Quando for preparar um post, não esqueça de pensar na experiência que o leitor vai ter ao acessar seu conteúdo pelo celular (a versão mobile).

Lembre-se: a maioria massiva dos usuários de redes sociais, hoje, acessa pelo celular, portanto, seus conteúdos precisam respeitar esse hábito.

Algumas dicas para facilitar a leitura pelo celular, por exemplo:

  • Um design atrativo para chamar a atenção em meio a tanto conteúdo.
  • Uma mensagem curta e clara.

O mesmo vale quando for preparar uma landing page, ou página da web sobre seus produtos ou seu negócio.

Avalie se ela foi criada para se adequar automaticamente para visualização pelo celular (o que chamamos de responsividade da página).

Chamada para ação

Você também precisa pensar em como garantir que seu visitante tome a atitude que você espera, o que chamamos de call-to-action (CTA - “chamada para ação”). Um dos motivos para ações em redes sociais não darem certo é errar nessa parte.

Se você disponibiliza um conteúdo e deseja o engajamento do público em troca, você precisa deixar isso claro e convencer o seu leitor a se engajar e responder à chamada. Abaixo tem algumas opções de CTA interessantes para você usar nos seus posts:

  • "Vamos conversar nos comentários?"
  • "Curtiu esse conteúdo? Então salve para depois!"
  • "O que você acha disso? Me conta nos comentários?"
  • "Marque o @ de alguém que precisa ver isso!"
  • "Acesse o link no perfil para mais informações."
  • "Também quero saber sua opinião! Comente o que achou. 👇"

Nessas chamadas, o interessante é que você fala exatamente a ação que espera que a audiência faça. Você pode pegar essas fórmulas e adaptar à linguagem do seu público e aos padrões de comunicação da sua marca.

O importante é movimentar ações que gerem resultado e engajamento com o post e com a página! 😉

Avalie resultados e revise sempre sua estratégia nas redes sociais

Com essas estratégias que já comentamos para garantir que suas redes sociais atraiam mais clientes para o seu negócio, o fluxo de visitantes e apoiadores da sua marca sem dúvida irá aumentar com o tempo.

Para aumentar ainda mais as chances de conversão, é muito importante que você acompanhe e analise dados mais de perto. Mensalmente, procure elaborar relatórios com seu time sobre a quantidade de visitantes das redes que converteram em vendas.

Isso te permitirá tomar medidas ou reformular sua estratégia de postagem, de tipo de conteúdo que cria e posta e até avaliar a eficiência dos seus CTAs.

automacao-marketing-dados

Não estamos falando só da quantidade de visitantes da sua página. Aqui falamos sobre métricas: taxas de conversão, taxa de cliques, aberturas de e-mails e retorno sobre o investimento (ROI) são só alguns dos muitos exemplos de dados do marketing digital.

Em 2016, um estudo feito em associação com a IBM entrevistou mais de 1.000 profissionais de marketing. Mais de 50% deles respondeu ser “Ruim” ou “Muito ruim” em extrair insights de dados de seus consumidores.

Por isso, ser capaz de extrair dados importantes e propor melhorias para a sua estratégia nas redes sociais é um diferencial em que você precisa apostar para ter retorno para sua empresa, além de ser fundamental para conseguir mais clientes.

Esse é um dado alarmante. E é por isso que você não pode perder tempo e precisa aprender agora como analisar os dados da sua estratégia digital.

E você? Já tem uma presença digital definida que gera dados e visitantes frequentes para seu negócio?

Para criar um posicionamento digital que gere resultado, primeiro é preciso organizar o fluxo de postagens nas redes.

Ter um calendário fixo com postagens e conteúdos com sua curadoria é necessário para gerar a famosa presença digital que qualquer negócio hoje precisa.

E presença é a palavra. Sua empresa precisa estar lá. Lá onde seus clientes estão, nas redes sociais, um dos principais canais de tráfego nos dias atuais. Não faltam pesquisas que confirmam que o comportamento de compra do consumidor hoje, perante qualquer marca, passa por sentir confiança virtualmente.

E um caminho comum para isso é conferindo as postagens e o comportamento nas redes da sua empresa. Você já ouviu falar do nosso produto "conteúdo para redes sociais"?

Ele tem o objetivo de ajudar a sua empresa com conteúdos estratégicos e alinhados com seu público e linguagem de marca. É perfeito se você quer profissionais cuidando dessa criação por você. Confira!

foto_fred.png
Frederico Foini
Especialista de Marketing - Company Hero