Por que o propósito de marca é fundamental para a sua empresa crescer?

Teoria e prática: nesse artigo você aprende como construir o propósito de marca da sua empresa, vê exemplos de propósito e muito mais.
 Angélica Albuquerque  |      06/05/2021
Por-que-o-propósito-de-marca-é-fundamental-para-a-sua-empresa-crescer.png

Você já deve ter ouvido falar em missão, visão e valores de uma empresa, certo? Mas, e propósito de marca, você já conhece esse conceito? Muitas vezes a missão da marca é confundida com o seu propósito e apesar de serem similares, não significam a mesma coisa.

O propósito é algo inspiracional, porém tangível, que repercute na sociedade, na comunidade e é algo que cada vez mais os consumidores valorizam na hora de escolherem uma marca para adquirir produtos ou serviços.

A pergunta que não quer calar: as pequenas e médias empresas precisam ter um propósito?

A resposta é sim ou com certeza? Tamanho não é documento! Ter a sua essência bem definida não é um privilégio das grandes empresas. Muito pelo contrário.

O propósito é um passo muito importante principalmente para pequenos e médios empresários porque têm menor margem para erros. Tudo é mais sensível, o investimento de tempo e recursos deve ser bem gerenciado, e o propósito ajuda muito na hora de decidir quais ações e passos dar.

O Propósito é a bússola que torna o caminho mais certeiro e assim o negócio tem maior chance de sucesso.

Está pronto para embarcar nesse tema?

Ao longo desse artigo nós vamos falar sobre:

  • O que é o propósito de marca
  • Como construir o propósito da sua empresa
  • Porque ele pode ser um decisor de sucesso da sua empresa

O que é o propósito de marca?

O propósito de marca é um conceito que coloca as empresas como parte transformadora e ativa na sociedade.

A pergunta que precisa ser respondida para encontrar o propósito da sua marca é: como sua empresa contribui com a sociedade? Esse questionamento mais filosófico é extremamente importante quando queremos construir e consolidar uma marca que além de ser lucrativa e de gerar empregos, usa de todo o seu potencial para contribuir com a sociedade e com um futuro melhor.

Apesar desse assunto parecer coisa de filósofo ou de pessoas muito idealistas, não é. Cada vez mais os consumidores estão atentos a esses pequenos - gigantes! - detalhes e eles têm se tornado cada vez mais decisivos na hora que o consumidor vai escolher qual produto ou serviço ele vai consumir.

Em 2018 a CAUSE, Ipsos, Instituto Ayrton Senna e ESPM realizaram uma pesquisa de marketing de causa e responsabilidade social das empresas.

O que o consumidor espera da marca

Os números são surpreendentes. 77% dos entrevistados esperam que empresas contribuam mais para a sociedade hoje do que contribuíram no passado; 82% consideram muito importante que empresas demonstrem um alto grau de responsabilidade social.

Além disso, a pesquisa pontuou que existe a expectativa da parte dos consumidores que as empresas estejam à frente das transformações sociais do país.

Tendo isso em mente, vale ressaltar que propósito de marca não é, necessariamente, a mesma coisa que causa social ou marketing de causa. O marketing de causa pode ser uma das estratégias, um meio para que a marca potencialize o seu propósito e faça algo maior pela sociedade. Mas não é a única maneira de manter vivo e bem cuidado o seu propósito.

O propósito é a chave para o sucesso a longo prazo.

O Propósito de uma marca é o seu principal ativo. Mas, trazendo esse conceito para o dia a dia, podemos exemplificar o propósito em dois pilares que combinados se transformam em um caminho pelo qual toda a empresa percorre justamente para manter viva sua essência, sua alma, seu propósito.

Esse elemento é a Conexão.

  • Conexão real com os consumidores (mundo externo)

Entender sua real necessidade vai além de saber qual produto ou serviço a sua empresa pode oferecer. Essa conexão está ligada a uma camada mais profunda. É preciso conhecer e entender as motivações. É fundamental que todos na empresa - em todos os níveis hierárquicos - conheçam profundamente o seu público. Só assim, poderão compreender as necessidades dos seus clientes e - de fato - poder trazer ideias mais inovadoras para o negócio. Tudo isso alinhado com o propósito.

  • Conexão real com o time (mundo interno)

O artigo publicado pela Harvard Business Review mostrou que a relação do propósito com o próprio trabalho/ofício do time é fundamental para os negócios prosperarem.

A cultura da sua empresa - pequena, média ou grande - não precisa seguir uma tendência só por ser tendência, de ser descontraída, por exemplo. Porém, o que fica bem claro nesse artigo do Ranjay Gulati, professor de administração de empresas na Harvard Business School, é que ter uma estrutura gerencial que valorize a criatividade e a autonomia traz maior engajamento e resultados para a sua empresa. Quando o time tem voz ele tende a valorizar muito mais o seu trabalho e, consequentemente, a empresa, ajudando ativamente na manutenção do propósito da sua marca.

Ele é o caminho pelo qual a empresa percorre e ele deve fazer sentido com a sua história, com a sua personalidade e com a sua missão. Em resumo, o propósito deve permear toda e qualquer ação ou passo que a marca der. Ele é uma bússola porque direciona a empresa. Sempre que você tiver dúvidas se deve fazer algo, respire e relembre o propósito da sua marca. Se fizer sentido com ele, vá em frente.

Como construir o propósito da minha marca?

O propósito é aquilo que motiva pessoas de um mesmo grupo ou equipe, além de ser o que a marca faz para fazer a diferença no mundo, isso já ficou bem claro. Além disso, ele é fundamental para direcionar os sócios e a equipe para olharem e se movimentarem sempre para os mesmos objetivos. Mas como construir algo tão grandioso? Sabe aquela expressão “antes feito que perfeito nunca feito”?

O propósito pode ser encarado dessa forma. Primeiro é importante formalizá-lo e deixar muito claro entre todos: time, fornecedores, clientes e sociedade. Depois você pode ir aprimorando e construindo estratégias que unam os dois pontos tão distintos dessa mesma moeda: vendas e desenvolvimento social.

Entenda como a sua empresa pode aplicar o seu propósito no dia a dia

Caso sua empresa ainda não tenha clareza do seu propósito, a sugestão é que o time se reúna. Existem metodologias que ajudam na construção do propósito da empresa e que podem ser aplicadas como design thinking e canvas, além de muitas outras.

Parte prática: como construir uma marca com propósito

Hipótese: marca de roupas

Qual poderia ser o propósito de uma marca de roupas? Ela pode se preocupar com a origem dos tecidos, tendo como propósito fomentar o uso sustentável e responsável de recursos naturais, cuidando do planeta para futuras gerações.

Além disso, poderia ter como propósito levar a moda de forma acessível para todos os biotipos, fazendo com que a moda seja uma ferramenta de crescimento pessoal. Partindo do pressuposto que essa marca hipotética definiu os dois itens acima como pilares para ser uma marca com propósito, quais ações ela poderia realizar?

Exemplo de ações de uma marca com propósito

  • Desenvolver tecnologia e processos para rastrear e garantir que a origem do tecido seja adequada, sem envolver trabalho infantil ou qualquer outro tipo de trabalho exploratório.
  • Para evitar o desperdício de recursos naturais a marca poderia desenvolver uma ação de reutilização de peças, tornando sua marca mais sustentável e ajudando o planeta a utilizar de forma mais consciente seus recursos naturais.
  • Incentivar a capacitação de fornecedores para que as comunidades locais produtoras de algodão possam crescer.
  • Apoiar causas que ajudem pessoas com alguma disfunção psíquica em relação a autoimagem como bulimia ou anorexia.

Exemplos do propósito aplicados às vendas

  • Produção de roupas com estampas com frases de efeito que incentivem a autoestima das pessoas.
  • Trazer a diversidade para campanhas publicitárias, fotos, redes sociais e desfiles, ajudando a sociedade com uma forma de se retratar historicamente pela criação de padrões de beleza inalcançáveis.
  • Campanhas promocionais em que a pessoa doa uma peça que não usa mais e ganha desconto em uma peça nova.
  • Incentivo na política de preço das peças em que aquelas com certificado de origem de matéria prima têm condições especiais.

Basicamente, o importante é que o serviço ou produto que sua empresa oferece esteja diretamente ligado ao seu propósito.

Propósito e cultura da empresa de mãos dadas

Comece aos poucos e estimule que o propósito da marca ganhe protagonismo. Incentive que as pessoas ajam de forma coerente com o propósito da sua marca, mesmo dentro da empresa, entre os colaboradores.

Isso porque para que o propósito “pegue” ele precisa estar impregnado e vivo na cultura da empresa. Porém, não confunda propósito com uma ação isolada, porque não é. Quanto mais imposto ele for, menos verdadeiro ele se torna.

Como tudo na vida, atitudes valem muito mais do que o discurso. Por isso, se você é o líder dessa marca, dê o exemplo e deixe suas atitudes falarem por si só e transparecer a alma da sua marca.

👉Dica: crie dinâmicas entre o time, ações, workshops para conhecer, refletir e desenvolver ideias em cima do propósito de marca. Assim você estimula todos a pensarem no objetivo comum.

Por exemplo:

  • Separe uma manhã para apresentar o propósito da sua empresa para o time.
  • Agende dinâmicas com o seu time em que cada um tem alguns minutos para dizer o que entendeu do propósito da marca e quais atitudes e comportamentos pessoais acredita que já estejam alinhadas e outros que possa melhorar para que esteja alinhado ao propósito.
  • Cada pessoa deve propor três novos produtos, serviços ou simplesmente ideias que fortaleçam o propósito da marca e da empresa.
  • A liderança pode organizar um comitê para que todas as ideias e discussões sejam registradas junto com um cronograma e que as ideias possam sair do papel.

O propósito da Company Hero

Esse assunto nos motiva desde o dia 1 da empresa. Aqui na Company Hero nosso propósito é muito claro.

Queremos ser agentes da transformação para PMEs e simplificar a vida do brasileiro que quer ter uma empresa.

Vivemos em um país extremamente burocrático e isso impacta negativamente a sociedade em muitos níveis: de pessoa física a pessoa jurídica.

Como o nosso propósito ajuda o negócio Company Hero?

Você sabia que a burocracia e as despesas fixas matam as empresas? Em 2019

2 milhões de empresas foram abertas no Brasil. Porém, 1 em 4 não sobreviverá até 2021 por causa dos altos custos e burocracia de se ter um negócio no Brasil.

O nosso propósito se encaixa muito bem com esse cenário. Vivemos uma realidade em que simplificar processos é fundamental para que o país cresça. Como uma marca com propósito, a nossa responsabilidade com a sociedade é ajudar a desburocratizar e, consequentemente, gerar mais empregos através do empoderamento das pequenas e médias empresas.

Conheça alguns dos nossos serviços:

  • Abertura de CNPJ sem burocracia nem sair de casa.
  • Registro de marca, tudo de forma 100% digital, rápida e fácil.
  • Escritórios virtuais com endereços fiscais nas melhores regiões, para que mais empresas possam existir sem altíssimos custos fixos com aluguel, IPTU, condomínio e manutenções em geral.
  • Marketing Digital e criação de conteúdo e artes para redes sociais em pacotes acessíveis e sem burocracia na contratação.

Quer conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços?

Fale com a gente!

Angélica Albuquerque Redatora da Company Hero
Angélica Albuquerque
Redatora