Campus Inc agora é Company Hero! Nova marca e soluções para sua empresa, sempre simples, online e sem burocracia.

5 erros do pequeno empresário ao investir em Marketing Digital (e como evitá-los para valer a pena)

Marketing, para pequenas empresas, é tudo. O mundo do marketing digital dá ferramentas para qualquer negócio decolar. Veja 5 erros comuns
 Frederico Foini  |      22/04/2020pequeno-empresario-5-erros

Sua estratégia digital traz resultados visíveis? Você realmente converte seus prospects? Não consegue focar numa estratégia de publicação para as suas redes sociais?

Apesar de tanto se falar de marketing digital na internet, ele ainda é novidade para muitos empresários.

Sabemos que criar uma página nas redes sociais e produzir conteúdo em massa não é nada fácil. Isso porque é uma prática comum se deixar levar mais pela parte acessível desse novo marketing e deixar de lado a estratégia. Mas o marketing digital pode levar sua empresa e resultados muito além disso!

Neste artigo, vamos falar sobre como fugir de erros comuns das pequenas empresas com o marketing digital e como fazer seu investimento valer a pena.

Otimize suas conversões ao evitar estes 5 erros

Vamos lá: acredito que você, como empresário, já sabe a importância do seu negócio estar na web. Afinal, seus potenciais clientes estão lá, sempre conectados!

Existem alguns erros bem comuns que geram esse problema e que não afetam apenas os empreendedores que se aventuram no marketing digital. Até alguns profissionais do marketing caem neles!

#Erro 1: Focar mais na quantidade de visitantes e menos no que você oferece para eles

Para começar a otimização da sua estratégia digital, é importante rever se você não está deixando de lado o que oferece ao focar somente na quantidade de visitantes das suas páginas.

Um erro comum é uma empresa pagar pelo tráfego de visitas na sua página web e consegui-lo, mas seus visitantes não estão ficando por lá - o que chamamos de bounce (ou rejeição).

Não adianta ter postagens e anúncios que levem visitas onde você deseja, se chegando na página web eles não encontram exatamente o que procuram.

É por isso que é tão importante ter conteúdo que fazem sentido para o público e geram confiança.

Você precisa de uma estratégia para suas páginas web, com chamadas atrativas e conteúdos relevantes para reter o público. Só assim você terá chance de levar seu visitante a uma próxima etapa, mais próxima da conversão.

#Erro 2: Se distrair com muitas funcionalidades das ferramentas digitais

Algo que não ajuda a ter foco em sua estratégia é o grande volume de novas ferramentas, funções, dados e táticas possíveis nessa nossa era digital.

Você deve estar sempre atento às novidades, mas cuidado para não se perder e esquecer o objetivo central: “Marketing Digital” é menos sobre “Digital” e mais sobre “Marketing”. Ele veio para impulsionar seu negócio, e não te confundir com mil ferramentas desconexas.

Você pode começar pelo básico: pelas plataformas gratuitas, como as redes sociais, e criar conteúdos focados em resolver as necessidades e dores do seu público.

Quando falamos de marketing, é bem importante dedicar a ações que reforcem o seguinte:

  • Impressão da sua marca: aquilo que a faz se destacar de imediato
  • Reputação de marca: saber como sua marca se sobressai aos olhares da audiência
  • Desenvolvimento de confiança e credibilidade: gerar conexão e feedback positivo com sua audiência

Tudo isso não precisa de nenhuma ferramenta rebuscada para ser feito. Basta conhecer seu público e entregar valor para ele com posts atrativos, por exemplo.

[Dica bônus] O que mais fazer para não se perder?

Há certas coisas que você pode já começar a fazer para não se perder nesse cenário. Você pode, por exemplo:

➡️ Focar no máximo em 2 redes sociais por vez e analisar bem o que é possível fazer em cada uma.

➡️ Ter uma página simples e bem clara sobre seu produto e serviço. Ao invés de um site com muitas páginas que podem até confundir o visitante.

Essa otimização de foco é algo estratégico para pegar o processo de ponta a ponta e ver prospecções acontecendo com mais rapidez e frequência.

Assim, você evita de acabar investindo em várias coisas ao mesmo tempo e perdendo tempo e dinheiro com isso.

#Erro 3: Não apostar tanto quanto deveria em e-mail marketing

Você já captou uma base de e-mails de seus prospects? Isso é tão importante quanto seu perfil nas redes sociais.

Você tem mais controle sobre essa lista de contatos e pode personalizar suas ações de marketing com base no perfil deles: o que pode aumentar muito a performance do seu negócio.

O e-mail marketing, hoje, precisa ser bem pensado e chegar a pequenos grupos de forma personalizada, para evitar que você seja considerado spam. É uma estratégia que faz parte da tendência Inbound - ou marketing que encanta e atrai leads.

Os segredos para aproveitar ao máximo sua lista de e-mails são:

  • Oferecer uma experiência que agregue valor ao visitante das suas páginas: fale de pessoa para pessoa, mesmo que os disparos sejam automatizados para centenas de contatos
  • Entregar conteúdos relevantes, que possam qualificar seus visitantes aos poucos, até o momento de compra
  • Aumentar a lista constantemente, com formulários para captura de novos contatos em suas páginas

Não preciso nem falar o resultado disso né?! 😉

Você vai ver que vão começar a chegar ao seu time de vendas prospects muito mais preparados para a compra.

#Erro 4: Não analisar dados antes de tomar decisões

Esse é um assunto chave para qualquer estratégia digital. De acordo com essa pesquisa de Harvard, ainda que a gente esteja na era digital e dos dados, muitos empresários e até especialistas em marketing ainda tomam decisões baseadas na intuição, e não em dados reais e factíveis.

pequeno-empresario-decisoes

Esse é um erro que você não pode cometer! Você precisa acompanhar os dados de cada ação nas suas redes sociais, o tráfego das suas páginas web e os números de cada disparo de e-mail.

Essa análise constante é essencial para identificar melhorias e otimizações antes de cada novo passo.

#Erro 5: Não ter uma estratégia automatizada

Muitos pecam por não automatizar as interações com seus visitantes nas páginas web e acabam desperdiçando investimento. Bom, aqui vai uma estratégia infalível:

  • Pense numa estratégia para suas redes sociais, por exemplo. Você precisa ter um calendário com dias fechados e publicações nos melhores horários de forma menos manual possível. Há produtos que te ajudam a organizar essa postagem automática.
  • Divulgue as novas ações da sua empresa nas redes sociais
  • Capture os e-mails e use uma ferramenta de automação de e-mails para enviar uma sequência de e-mails com novos conteúdos relevantes

Essa já é uma estratégia completa e eficiente para engajar seus visitantes. Sem um caminho definido para levar o seu visitante pela mão até o momento de decisão da compra, você pode perder muitos prospects valiosos.

É nesse ponto que investir em marketing digital pode ser realmente um divisor de águas para o seu negócio!

Por último, quero te dar uma outra dica. Leia este outro artigo onde conversamos mais sobre por que suas redes sociais não estão trazendo clientes!

foto_fred.png
Frederico Foini
Copywriter - Company Hero