O que é sistema de informação contábil?

Você sabe o que é sistema de informação contábil e como a ferramenta contribui com a qualidade do seu trabalho?
 Otávio Hoffmann  |      04/11/2022
Capa-Artigo_CAD_17.jpg

Se você trabalha com diferentes processos diariamente, vai gostar de encontrar uma solução para otimizar essa rotina. Depois que um contador descobre o que é sistema de informação contábil entende que produtividade tem a ver com organização e tranquilidade na entrega. É isso que você precisa para atingir indicadores melhores? Continue lendo para saber mais!

Para entender o que é sistema de informação contábi, pense na necessidade que os profissionais da área têm de acessar informações de usuários internos ou externos de uma empresa. Sem dúvidas, o trabalho será melhor se todo mundo ficar a par das informações importantes. É por isso que esses dados precisam ser bem organizados.

Com uma ferramenta que melhora o compartilhamento de materiais ao mesmo tempo que organiza a gestão contábil, a equipe ganha mais produtividade e consegue centralizar as tarefas do setor com menos erros. Muitas funcionalidades otimizam o serviço, por isso a busca por um sistema contábil de qualidade é cada vez maior.

O que é um sistema de informação contábil?

Antes de entrarmos na definição de o que é um sistema de informação contábil, vale a pena entender o significado de dois termos: informação contábil e sistema de informação.

Informação contábil: é a exposição de dados da área fiscal, financeira e contábil da empresa. Essas informações ajudam na tomada de decisão dos gestores e previnem atos ilegais.

Sistema de informação: é um conjunto de elementos interligados, como as redes de comunicação, hardware, software e colaboradores, que disponibilizam relatórios gerenciais detalhados sobre cada setor integrado ao software para as empresas tomarem decisões estratégicas.

Um sistema de informação contábil é um software que coleta, armazena, processa e distribui informações fiscais, financeiras e contábeis para ajudar pessoas que precisam fazer análises para tomar decisões estratégicas ou melhorar a execução do trabalho cotidiano.

Para escolher um bom sistema para contabilidade você precisa entender como essa tecnologia funciona

Os sistemas de informação são mecanismos desenvolvidos para gerenciar informações. Dependendo do nível de complexidade das funções oferecidas, ele faz com que um dado “solto” seja transformado em algo útil e importante nos processos empresariais.

Um exemplo para você entender o que é sistema de informação contábil:

Imagine uma loja que compra calças jeans para revender. Além de ter esses produtos, a empresa precisa controlar o estoque e as entradas de dinheiro. O número de calças que estão no estoque é um dado, que pode ser gerenciado por um sistema de informação.

O software organizará esse e outros materiais para que os profissionais consigam visualizar as datas específicas de compra de novos produtos, quais fornecedores oferecem os valores mais interessantes e quem são os principais clientes. Isso é transformar dados em informações!

Vantagens e desvantagens de investir no melhor sistema para contabilidade

A informação é o recurso mais importante que uma empresa pode ter, por isso, organizar e processar dados é uma estratégia fundamental para manter uma empresa em posição de destaque no mercado.

Poder fazer uma análise melhor dos principais pontos da empresa já é uma vantagem que coloca o negócio à frente da concorrência, mas os benefícios se estendem a outras áreas da empresa.

  • Um bom sistema contábil permite que os gestores dediquem mais tempo à interpretação dos relatórios produzidos, uma vez que facilita as rotinas e diminui o tempo de processamento dos dados.
  • Com um sistema que automatiza processos, os gestores podem concentrar seus esforços nas decisões mais assertivas para a empresa e na construção do relacionamento com os clientes atendidos.
  • A ferramenta colabora com a resolução rápida de problemas e no atendimento às mais diferentes necessidades da empresa.

Como implantar um sistema de informação contábil na sua empresa

Agora que você entendeu o que é sistema de informação contábil, precisa conhecer as seis etapas da implantação: diagnóstico, desenvolvimento, teste, treinamento, implementação e monitoramento.

Veja o que acontece em cada uma delas:

Diagnóstico: todo o funcionamento da organização é analisado, desde o plano de contas até os resultados atuais. Tanto quanto a compra de insumos, estratégia de definição do preço e a venda dos produtos são colocadas em destaque para chegar a real necessidade da empresa.

Desenvolvimento do SIC: é hora de definir o funcionamento do sistema e todos os aspectos relevantes para quem vai utilizar a ferramenta. Aqui as funcionalidades e o custo benefício são considerados para que a solução seja personalizada.

Teste: um outro tipo de controle já realizado pela empresa é utilizado para comparar as informações geradas e os relatórios produzidos. O objetivo é detectar e corrigir possíveis falhas no sistema.

Treinamento da equipe: é o momento de apresentar aos colaboradores as funcionalidades do sistema e quais os parâmetros definidos para a coleta e análise dos dados. A partir deste ponto a empresa consegue utilizar o sistema de informação contábil sem dificuldades.

Implementação do SIC: aqui é quando o software escolhido e testado será utilizado, de forma definitiva, por toda a empresa.

Monitoramento do SIC: a última fase acontece de forma contínua. O desempenho do sistema é analisado e avaliado durante o uso e os erros encontrados são corrigidos para promover o bom funcionamento.

A Plataforma de Legalização da Company Hero é uma opção de ferramenta para agilizar seu trabalho

Aqui na Company Hero nós acreditamos que a vida pode ser mais simples. Mais do que isso: a rotina profissional pode ser mais leve. Você já deve saber que o excesso de burocracia prejudica todos os envolvidos, é por isso que criamos a Plataforma de Legalização.

Essa é uma alternativa de sistema contábil que te permite acompanhar o processo de abertura de uma empresa. Você consegue escolher um endereço fiscal e acessar documentos, como IPTU, contratos sociais e certidões das empresas dos seus clientes com apenas alguns cliques. É uma experiência simples e rápida de gerenciamento de trabalho.

Se você atua com serviço paralegal, contabilidade ou advocacia, a ferramenta irá te ajudar. Caso esteja apenas buscando informações sobre a utilidade do sistema para contratar um bom escritório para te atender, saiba que a modernização do trabalho é um diferencial, pois minimiza os erros e acelera as entregas.

Como funciona o sistema da Company Hero:

  • Depois de acessar a plataforma é só selecionar a ação desejada e enviar os documentos solicitados.
  • A Company Hero avalia as informações enviadas por você dentro do prazo de 24 horas, sempre te mantendo por dentro do que está acontecendo.
  • Se tudo estiver tudo certo, a pessoa responsável pelo processo será notificada e poderá acessar o documento protocolado.

A informatização é um caminho sem volta! Cada vez mais, os profissionais têm aderido aos processos de informatização, criando diferenciais competitivos baseados em organização e informação. Se você quer se destacar no atual mercado, globalizado e competitivo, entender o que é sistema contábil e investir na ferramenta é essencial.

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Artigos recentes