O que é sistema de contabilidade?

Está precisando melhorar a produtividade do seu escritório? Descobrir o que é sistema de contabilidade vai te ajudar a se organizar. Leia e saiba mais sobre o assunto.
 Otávio Hoffmann  |      07/11/2022
Capa-Artigo_CAD_18.jpg

Está precisando melhorar a produtividade do seu escritório, mas não sabe por onde começar? Descobrir o que é sistema de contabilidade vai te ajudar a se organizar. Incorporar a tecnologia no dia a dia colabora para modernizar os processos e reduzir a papelada, o que permite que você faça um trabalho diferenciado na área contábil.

O que é sistema de contabilidade e como funciona

Se você quer entender o que é sistema de contabilidade, comece pensando em uma palavra: integração. Os softwares são responsáveis por coletar dados e informações dos setores para que fiquem todas agrupadas. Com isso, você e todos os outros colaboradores podem acessar os materiais necessários com facilidade.

Na prática, a integração das informações facilita a execução das atividades relacionadas à área contábil. Controle de estoque, de vendas, emissão de notas fiscais, normas tributárias e societárias, lançamentos, protocolos, armazenamento de dados, contato com os clientes, são tarefas que podem ser simplificadas com o uso de sistemas qualificados para a área.

Você precisa organizar melhor seu ambiente? Com um bom sistema de contabilidade a papelada de sua mesa é eliminada, trazendo mais segurança para desempenhar suas obrigações. Como a maioria dos softwares são desenvolvidos em nuvem, dá para acessar os dados de qualquer local que tenha acesso à internet.

Vantagens práticas de ter um sistema de contabilidade

É natural que as pessoas queiram saber sobre os benefícios depois de descobrir o que é sistema de contabilidade. Afinal, um software que agiliza processos pode fazer mais o que? A resposta é: mais do que você imagina.

Entre benefícios que mais chamam a atenção dos profissionais da área contábil estão:

  • Armazenamento dos dados em nuvem;
  • Integração das tarefas de todas as equipes;
  • Gestão de qualidade;
  • Praticidade e agilidade nos processos do escritório;
  • Agilidade na realização de tarefas;
  • Mais segurança de seus dados;
  • Melhor relacionamento com seus clientes;
  • Mais produtividade e eficiência;
  • Facilidade de acesso de qualquer lugar;
  • Serviço de baixo custo.

As vantagens podem variar de acordo com o contexto do escritório. Por exemplo, profissionais que sentem a necessidade de se organizar melhor encontram nos sistemas essa funcionalidade. Já aqueles que precisam proteger melhor a documentação dos clientes vão se beneficiar de reduzir a papelada no dia a dia.

Um bom sistema de contabilidade gera mais agilidade e menos erros!

Emitir relatórios exige bastante atenção, por isso, alguns contadores levam horas para organizar as informações. Isso pode ser mais rápido com um sistema de contabilidade. Relatórios com demonstrações de resultados podem ser gerados em segundos através de sistemas informatizados. Antes, isso tomaria tempo e energia dos profissionais, que agora podem ter a sua produtividade aumentada.

Processos feitos manualmente são mais suscetíveis a erros. Em contrapartida, relatórios automáticos reúnem dados precisos e previnem que decisões gerenciais sejam afetadas por levantamentos equivocados do negócio.

Embora os benefícios possam variar, ao investir em um sistema de contabilidade focado em qualidade, a melhora da produtividade é percebida em todas as tarefas dos profissionais do cotidiano.

Descobriu o que é sistema de contabilidade? Saiba como escolher o que melhor te atende

Agora que você já sabe o que é sistema de contabilidade e porquê vale a pena investir no software, confira os pontos mais importantes para considerar na hora de escolher o seu:

Faça uma lista das suas demandas contábeis

Antes de contratar qualquer solução contábil, avalie quais são as principais demandas e necessidades que precisam ser supridas por ela.

Seja no seu escritório de contabilidade ou em outro setor da empresa em que você atua, procure conversar com todos os profissionais que utilizarão o sistema com objetivo de entender se a opções de software escolhida é capaz de otimizar as funções realizadas por eles.

Avalie quantas pessoas utilizarão o programa, quais relatórios serão gerados, quais funções podem ser automatizadas e outros pontos relacionados ao cotidiano. Não esqueça que o objetivo é facilitar o trabalho e não complicar.

Saiba que um bom suporte faz a diferença

As dúvidas sobre a utilização do sistema são muito comuns, afinal, é uma novidade na rotina. Além disso, atualizações serão necessárias para que os problemas inesperados sejam resolvidos. Por isso, ter um bom relacionamento com o fornecedor faz toda a diferença.

Considere até que horas o suporte funciona, se ele trabalha aos finais de semana, quais os canais oferecidos e se os responsáveis pela resolução dos problemas realmente poderão te ajudar. O tema “suporte” é um diferencial e tanto!

Problemas e imprevistos sempre vão acontecer. Para que sua contabilidade não seja afetada por eles, o suporte precisa ser resolutivo, com foco em agilidade e efetividade.

Avalie o custo-benefício

Você sabe o que dizem por aí: o barato sai caro. Quando o assunto é preço, nem sempre as soluções mais baratas vão suprir suas necessidades. O contrário também acontece: os softwares mais caros não são necessariamente os melhores para sua empresa.

A maneira mais adequada de avaliar essa questão é pensando no custo-benefício. Primeiro, confirme se o preço é interessante em relação aos recursos oferecidos. Depois, veja como é a concorrência para essas soluções.

O ideal é pesquisar por diferentes fornecedores e escolher aquele que tenha um preço condizente com o seu orçamento e ofereça recursos mais alinhados com suas necessidades que o de seus concorrentes.

Os programas mais caros costumam ser aqueles com mais opções para o usuário, mas antes de optar por esses, avalie quais processos serão mais utilizados através do software pelo seu time contábil.

Conheça a Plataforma de Legalização da Company Hero e comece a aproveitar as vantagens de ter um sistema digital na sua rotina

Deu para perceber que ter um sistema de contabilidade é interessante, certo? Agora você vai conhecer a Plataforma de Legalização da Company Hero, uma opção para agilizar suas demandas.

Essa é uma solução desenvolvida pela Company Hero para enriquecer o trabalho dos contadores, advogados e profissionais que atuam com serviço paralegal. Dentro do ambiente digital você realiza serviços para legalização de empresas 100% online. Desde a abertura do CNPJ até alterações de documentos, tudo pode ser feito pela internet.

Caso você seja um empresário que está procurando um profissional da área contábil de confiança, prefira aqueles que utilizam essa plataforma. Como os status são atualizados e acompanhados pelo sistema, todos os envolvidos ficam por dentro de tudo o que está acontecendo em tempo real. Transparência total!

Quer conhecer a Plataforma de Legalização da Company Hero ou outro sistema de contabilidade? Fale com um Hero.

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Artigos recentes