Os melhores sistemas para advogados de 2023

Começar a utilizar um sistema para advogados é uma forma de acompanhar a tendência da modernização do trabalho na área.
 Otávio Hoffmann  |      09/11/2022
Capa-Artigo_CAD_19.jpg

A Transformação Digital é uma realidade nos departamentos jurídicos. Começar a utilizar um sistema para advogados é uma forma de acompanhar a tendência da modernização e atingir bons resultados através da automatização das atividades. Você já pensou em como um software desse tipo pode te ajudar?

Podemos definir a transformação digital como um fenômeno que incorpora o uso da tecnologia às soluções de problemas tradicionais. A chegada do sistema para advogados na rotina jurídica cumpre essa função de reinventar as maneiras tradicionais de trabalho através das alternativas digitais.

Lembra daquele escritório abarrotado de papéis e arquivos? Essa imagem ficará na lembrança! Softwares de gestão jurídica, com programas para gerenciamento de documentos e casos jurídicos, estão transformando os ambientes e trazendo para o presente as promessas de um futuro mais digital. É isso mesmo, as mesas bagunçadas ficaram no passado!

Optar por um sistema para advogados te coloca na direção das tendências do setor

A pesquisa “Tecnologia, profissões e ensino jurídico'', da FGV, mostrou que 77% dos escritórios de advocacia utilizam algum software de gestão desde 2019. Além disso, 9 a cada 10 escritórios consideram a ferramenta importante para a advocacia. Com a popularização das soluções digitais, essa percepção positiva só tende a crescer.

Os sistemas para advogados trazem eficiência para os escritórios e departamentos jurídicos, porque eliminam as tarefas manuais e repetitivas. Vamos pensar em uma tarefa muito comum: acessar sites de tribunais todos os dias para visualizar atualizações. Se você utilizar um software de gestão jurídica, a própria ferramenta fará capturas automáticas de andamentos para análise.

O que você ganha ao investir em um sistema para advogados?

Você, mais do que ninguém, sabe que toda ação tem consequência. Por isso, investir em um sistema para advogados precisa trazer vantagens, afinal, você quer ser beneficiado.

Entre todas as vantagens trazidas pelo software de gestão, as principais são:

  • Maior assertividade na gestão de documentos;
  • Redução do tempo dedicado ao trabalho operacional;
  • Automatização da contagem do tempo trabalhado em cada caso;
  • Atendimento mais sofisticado e personalizado, porque você consegue oferecer mais informações ao cliente;
  • Agenda visível e melhor organizada para todos os colaboradores dos escritórios ou departamentos jurídicos.

Um diferencial que se destaca é a facilidade de acesso. Como os sistemas na nuvem podem ser acessados de qualquer lugar no mundo, as informações estão prontas para você em qualquer lugar. Se quiser fazer home office ou viagens, a dinâmica vai ser a mesma do próprio escritório.

O que fazer antes de contratar um sistema para advogados?

Incluir softwares de automatização nas empresas jurídicas é uma tarefa desafiadora. É importante analisar as opções disponíveis no mercado e relacionar com as suas demandas. Afinal, não é a solução tecnológica que guiará a gestão da sua empresa. Ao contrário: são os desafios que você enfrenta no desenvolvimento do seu negócio que determinarão o melhor software a ser usado.

Siga os passos a seguir para escolher a ferramenta que irá implementar o trabalho do seu escritório.

1- Organize os procedimentos internos e saiba como funciona a rotina do trabalho no seu escritório

Você consegue explicar como funciona a captação de clientes na sua empresa? É importante ter a resposta desta pergunta, porque essa informação será fundamental na escolha do sistema.

O primeiro passo para encontrar a ferramenta para seu escritório é mapear os processos que fazem parte da rotina jurídica, criando padrões para tudo o que acontece na rotina de trabalho.

Esse panorama geral permite que você descubra as áreas do seu negócio que mais necessitam de melhorias, pois é por aí que você deve iniciar a implementação de novas tecnologias.

2- Faça um levantamento dos principais problemas do seu escritório

Prestar atenção nos processos vai te mostrar que nem tudo funciona direito. A partir dos pontos falhos identificados, você saberá quais problemas estão afetando a gestão do seu escritório de advocacia.

O software escolhido precisa solucionar os desafios que a sua empresa enfrenta. Por isso é tão importante fazer o diagnóstico da situação atual do seu escritório e reconhecer as prioridades que você deve estabelecer ao instalar softwares para te ajudar nas tarefas.

3- Analise quais softwares para advogados existem no mercado relacionando com as dificuldades do seu escritório

Ferramentas digitais não faltam para otimizar o trabalho dos advogados. É natural ficar confuso diante de tantas opções. A recomendação é que você pesquise as utilidades de cada um dos softwares existentes e faça comparações com os desafios identificados. O objetivo é encontrar funcionalidades relacionadas aos pontos que necessitam de melhorias.

Lista de sistemas para advogados autônomos para você escolher

Astrea

A proposta é colaborar com a automação de diferentes atividades da rotina jurídica. A ferramenta permite a visualização de tarefas individuais ou da agenda detalhada de todo o escritório, possibilitando o controle de prazos e gerenciamento de tarefas.

Principais características:

  • Atendimento online em tempo real
  • Vídeos e tutoriais para treinamentos da equipe
  • Cronômetro de timesheet
  • Emissão de boletos bancários com datas personalizadas
  • Notificações sobre status de pagamentos
  • Armazenamento de processos, andamentos e despesas ilimitado

DataJuri

Este é um software de gestão jurídica que pode ser utilizado em escritórios de advocacia ou em departamentos jurídicos de empresas de qualquer outro segmento.

Todos os indicadores de produtividade ficam reunidos no dashboard e se alteram conforme as atividades são concluídas. O sistema também mostra informações de compromissos, como dia e horário de próximas audiências.

Principais características:

  • Cálculo automático de prazo fatal
  • Notificação de movimentações processuais
  • Compartilhamento de processos com outras filiais do escritório
  • Estatísticas de atividades, audiências e processos em um único dashboard
  • Indicadores de produtividade da equipe
  • Integração com o Google Drive

Plataforma de Legalização da Company Hero

A ferramenta oferece todos os serviços para facilitar seu trabalho com processos burocráticos. É uma alternativa para o serviço paralegal que traz ótimos resultados. Ela funciona em um sistema de parceria, em que você envia os documentos e a Company Hero segue com as atualizações do processo em tempo real.

Seja alteração contratual, consulta de CNPJ, emissão de inscrição, ou qualquer outra ação, a plataforma torna o processo mais ágil. Essa divisão de responsabilidades na rotina otimiza tempo e minimiza erros, pois você não ficará sobrecarregado. Sobra tempo para respirar e prestar mais atenção na documentação.

Principais características:

  • Contratação simplificada por pontos
  • Comunicação direta e sem ruídos
  • Arquivos organizados por processo
  • Uma linha do tempo organizada em uma tela única
  • Painel para monitorar processos
  • Processo preparado em até 24 horas.

EasyJur

Uma boa opção de sistema de orquestração de demandas jurídicas. Ele é capaz de gerar uma análise preditiva do padrão de julgamento do magistrado por comarca e tribunal, pois utiliza de machine learning. Esta função serve de orientação ao profissional de advocacia na escolha da tese jurídica mais adequada ao processo.

Principais características:

  • Análise preditiva para orientação da prática jurídica
  • Modelos de documentos com cláusulas e textos prontos
  • Recebimento de pagamentos por Pix ou boleto
  • Workflow baseado na metodologia ágil
  • Relatórios para análise do desempenho do escritório
  • Editor visual com templates

Um sistema para advogados pode ser combinado com uma plataforma de pagamento?

Sim! Inclusive, essa integração com sistemas financeiros deve ser um diferencial analisado durante a escolha do software. Combinando gestão de processos e controle financeiro, seu escritório será mais eficiente e seus clientes ficarão mais satisfeitos.

O ideal é que a maioria das atividades do seu escritório sejam concentradas numa única plataforma. Se for possível criar um sistema de cobrança recorrente, isso será ótimo para os clientes de longo prazo. Portanto, dê preferência para as ferramentas mais completas.

Investir em sistemas para advogados fará a diferença no seu escritório. A modernização cria um diferencial competitivo, além disso, contar com uma equipe capacitada vai te ajudar a impulsionar seu negócio jurídico. Lembre-se disso ao escolher seu software jurídico!

Quer ajuda para encontrar a melhor solução para o seu escritório de advocacia? Fale com um de nossos Heroes.

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Artigos recentes