Black Friday: até 90% OFF em soluções para sua empresa. Contrate online até 30/11   

Marketing Digital: guia das melhores estratégias

Guia prático de termos e melhores estratégias do Marketing Digital para começar a aplicar no negócio agora e alcançar novos clientes.
 Lana Nascimento  |      21/02/2020Post 10 - Capa.jpg

O marketing é uma das ferramentas mais importantes no processo de vendas, e passou por diversas fases nas últimas décadas com novas ferramentas e formas de auxiliar empresas na construção da marca e na divulgação de seus produtos e serviços.

A tendência atual é o marketing digital, que muitos já devem ter ouvido falar, mas é importante se atualizar sobre quais os termos mais recorrentes e quais são as estratégias mais utilizadas no mercado e como elas podem alavancar o seu negócio e atacar sua necessidade.

Por isso, preparamos um guia das melhores estratégias para você colocar o marketing digital em prática na sua empresa agora!

O que é o Marketing Digital?

O marketing digital é um conjunto de estratégias de marketing realizadas em meios online com o intuito de reconhecer rapidamente as necessidades e perfil do cliente e apresentar as melhores soluções, via divulgação dos produtos e serviços da empresa ou da própria marca. 

É uma maneira de comunicação que pode acontecer em diversos canais de mídias digitais e pode ser totalmente personalizada para um determinado público, um momento de divulgação específico e com a linguagem adequada para o objetivo da sua ação. 

Também conhecido como “novo marketing”, esse novo formato digital também proporcionou que as empresas tenham um maior controle do seu investimento em campanhas e definam métricas mais palpáveis  para chegar ao seu objetivo.

Conheça os principais termos do Marketing Digital

Com o marketing digital crescente, há termos cada vez mais utilizados e que impactam na forma de conduzir suas estratégias. Eles podem ser conceitos, metodologias ou ferramentas. Conheça a seguir os mais importantes para você iniciar a sua empreitada no marketing digital:

Persona

A Persona ou Buyer Persona é a representação do perfil ideal dos clientes que você pretende impactar com uma ação de marketing, oferta de venda ou divulgação da marca.

É literalmente a ação de definir o retrato e características do cliente perfeito e é importante para decidir quais serão as estratégias, canais de divulgação e linguagem a serem utilizadas. 

Os pilares básicos para a compreensão de uma persona são entender seu perfil (idade, formação, gênero), comportamento e necessidades. 

Lead

O lead é a matéria-prima das ações do marketing digital, sendo um potencial consumidor que demonstrou interesse no seu produto ou serviço, seja em qual for o canal que você divulgou.

No geral, esse potencial consumidor irá absorver um conteúdo ou oferta em troca de disponibilizar dados pessoais (nome, telefone, e-mail) a sua empresa, a fim de saber mais sobre o conhecimento, ferramenta ou solução que você possa oferecer.

É importante frisar que nem todo visitante da sua página é um lead. O visitante apenas acessou, sem nenhum sinal de interesse, diferente do lead, que demonstra interesse no que você tem a oferecer. 

Funil de vendas

O funil de vendas ilustra o percurso conceitual que o cliente deve seguir até efetuar a compra de um produto ou serviço. O funil representa desde o primeiro contato com a empresa até a efetivação da venda. Normalmente um funil de vendas é dividido em 3 etapas:  

  • Topo de funil

Essa é a fase de aprendizado. No geral, estão nessa fase os leads que devem ainda ser nutridos e educados para descobrirem a necessidade do produto ou serviço e, assim, estarem melhor preparados para realizar a compra e se tornarem clientes.

  • Meio de funil

Consiste na fase de consideração de soluções ou alternativas. Aqui o problema é reconhecido pelo lead, e há o entendimento de opções e busca de mais detalhes da sua solução. 

  • Fundo de funil 

Aqui é onde o lead já está informado e se torna uma oportunidade e a ação de compra fica mais próxima de ser concretizada. É quando os leads estão praticamente prontos para serem clientes, efetivamente. 

CRM

CRM - Customer Relationship Management (ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) pode ser um sistema ou uma metodologia de gestão de vendas e tratamento de leads, oportunidades e clientes, compilando informações básicas que foram capturadas dos seus leads e clientes.

Essa ferramenta é utilizada para disponibilizar uma visão completa das ações de contato com os leads e seus clientes, e tende a auxiliar na gestão do seu funil de vendas.

É uma solução muito estratégica para as empresas, hoje, por ser focada 100% no cliente e facilitar a tratativa com os leads e usuários durante as etapas que ele percorre na relação com sua empresa, e que engloba as áreas de marketing, vendas e serviços de atendimento. 

Landing page

São as páginas com foco em conversão. Nesse tipo de página são inseridas as informações necessárias para levar o visitante, lead ou clientes a realizarem uma ação desejada de forma tática e objetiva.

As empresas tendem a criar campanhas diversas para a divulgação de uma oferta ou um produto/serviço, onde um dos primeiros passos no marketing digital é criar uma landing page (página de aterrissagem) para a captura de dados e uma conversão específica. Por isso essas páginas contêm muito menos elementos e links do que a homepage ou página de um site normal.

SEO

SEO (Search Engine Optimization) é conjunto de ações aplicadas em páginas online com o objetivo de potencializar que seus leads e clientes encontrem suas páginas mais rapidamente em mecanismos de busca. Além de melhorar a sua visibilidade em mídias sociais ou de algum conteúdo específico que você tenha publicado. 

Com boas práticas de SEO você consegue fazer com que seus conteúdos sejam encontrados nas principais pesquisas da sua persona. Algumas dicas dessas práticas são, basicamente: priorizar o destaque de palavras-chave - os termos mais buscados na internet relacionados ao seu negócio, adotar URLs inteligentes (com termos que facilitem a busca da página) e renomear as imagens utilizadas em sua página com palavras de busca, por exemplo.

Dicas para melhorar o SEO das suas páginas estão na plataforma Google para pesquisa de palavras-chave mais procuradas, o Google Adwords

CTA

O CTA (Call to Action) é a chamada do visitante, lead ou cliente para uma determinada ação, após absorver um conteúdo específico apresentado por você. Os CTAs podem vir em forma de texto, botão ou link, acompanhado de palavras que incentivem a tomada de decisões, como, por exemplo: “Inscreva-se”, “Clique aqui” e “Cadastre-se”.

Essas chamadas são muito utilizadas em landing pages de uma campanha específica, em blogs ou newsletter, por exemplo.

marketing-digital-guia-melhores-estrategias

4 estratégias de Marketing Digital para aplicar na sua empresa

Para que um negócio consiga crescer e se manter atualizado, é necessário traçar e entender quais as estratégias que melhor se encaixam no momento do seu negócio. Por isso, listamos 3 estratégias de marketing digital para você iniciar na sua empresa:  

#1 - Planeje e programe sequências de e-mails

Uma ferramenta muito usada atualmente é o envio de conteúdo estruturado via e-mail, com periodicidade e ofertas indiretas, seja para informar, entreter ou educar seus leads e clientes. Veja, saber usar isso a seu favor é muito importante.

O e-mail ainda não deixou de ser uma das plataformas mais usadas. Você precisa saber como conquistar a atenção da sua base de contatos por lá: as chances de ter sucesso são bem altas. Uma forma de alcançá-lo é automatizando o disparo dos seus e-mails.

Assim, sua base de contatos é nutrida de forma sistemática e automática. Isso funciona bem para newsletters e réguas de nutrição. É uma forma de entregar conteúdo nichado e que seja correlacionado com seus produtos/serviços, além de ser segmentado para públicos diferentes que você queria atingir. 

Concentre todas as suas bases de dados em uma única ferramenta, segmente e estruture conteúdos que chamem a atenção de cada segmento criado, e envie e-mails com regularidade (mas cuidado com a frequência excessiva). No conteúdo, utilize CTAs chamativos com links para landings pages específicas, de acordo com o seu objetivo. 

#2 - Tenha um blog

O blog é uma das principais ferramentas do marketing digital e de conteúdo, e é focado em captar leads e engajar seu público.

Os conteúdos do seu blog devem ser direcionados para seus leads e clientes sobre soluções relacionadas a seus produtos/serviços, com objetivo de educação, atração e envolvimento desses leitores. O principal benefício desse tipo de ferramenta é estimular o seu potencial cliente a evoluir no funil de vendas a estar cada vez mais perto e preparado para a compra. 

#3 - Invista em mídias pagas  

O investimento em mídias pagas, mesmo que sua verba seja pequena no início, é importante para colocar a sua empresa em evidência, aumentando a visibilidade e acelerando o reconhecimento das suas soluções pelo público.

Esse investimento garante maior tráfego para suas páginas online, além de ser estratégico para os seus canais principais, fazendo com que o seu público-alvo te conheça e adquira seus produtos/serviços ou se engaje mais. 

#4 - Crie conteúdo orgânico nas redes sociais

Não é apenas o investimento em mídias pagas que devem estar no seu planejamento de marketing digital. É importante que você reforce e fortaleça a sua presença pelas diferentes redes sociais onde seus potenciais clientes/leads frequentam.

Para isso, é essencial criar conteúdos ricos, relevantes, frequentes e com estratégia. Se você quer entender mais como fazer isso, definitivamente deveria checar nosso produto conteúdo para redes sociais!

Aplicar esse guia de estratégias de marketing digital pode ser um começo promissor para você evoluir cada vez mais e seu negócio se destacar, conquistando mais clientes e engajamento online!

lana
Lana Nascimento
Product Owner - Company Hero