Ideias de negócios inovadores: 5 coisas que você pode fazer na internet

As ideias de negócios inovadores estão por todas as partes. Separamos algumas sugestões para você se inspirar e planejar seus próximos passos.
 Otávio Hoffmann  |      03/02/2022
ideias-negocios-inovadores

As ideias de negócios inovadores estão por todas as partes. Basta identificar um problema ou uma necessidade no mercado e você terá uma oportunidade para empreender, ganhar dinheiro e consolidar sua marca. Sabendo que os consumidores estão abertos a conhecerem novos produtos e que existe espaço para todos os formatos de empreendimentos, a recomendação é que você observe as tendências e o comportamento das pessoas. Depois disso, descubra como pode colaborar com a vida delas. Identificar necessidades é o primeiro passo para começar o trabalho.

Dados do Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia mostram que o Brasil atingiu cerca de 1,4 milhão de abertura de novos negócios no período de maio a agosto de 2021.

O país conta com 18.440.986 empresas ativas e a expectativa é que o número seja cada vez maior. Afinal, as ideias de negócios inovadores não param de surgir e a criação dessas empresas faz parte da recuperação econômica que deve acontecer nos próximos anos.

Se você deseja ter sua própria empresa, mas ainda não sabe por qual caminho seguir, pensar em ideias de negócios inovadores é uma ótima opção para se diferenciar e crescer em um espaço com tantos empreendimentos em funcionamento.

O que são negócios inovadores?

Empresas que apresentam um produto ou serviço inédito para o mercado podem ser consideradas inovadoras. Mas não pense que você precisa fazer algo completamente novo para estar nessa classificação!

A originalidade também pode ser parte do seu processo de produção, maneira de vender ou até mesmo de resolver problemas antigos de formas que nunca foram testadas antes.

Por se tratar de um contexto novo, os negócios inovadores apresentam desafios. É natural! Você só poderá romper barreiras e fazer a diferença se estiver disposto a correr riscos. Por isso, o segredo para o sucesso neste tipo de empreendimento é a persistência e a capacidade de avaliar resultados e reprogramar a rota, se necessário.

Um outro ponto coloca algumas empresas à frente de outras: a preocupação em começar um negócio regularizado e registrado nos locais que dizem respeito. Você sabia que muitos microempreendedores não se preocupam em emitir notas fiscais? Isso pode gerar muitos problemas no futuro, causando prejuízo e retrocesso. Por isso, estar atento a todos os detalhes da administração da sua empresa muda tudo.

A parte interessante de analisar as ideias de negócios inovadores é que, apesar das chances de demorar um pouco mais para darem certo, eles apresentam resultados fora da curva. Se você mostrar algo novo para as pessoas e elas começarem a falar do seu trabalho por aí, sua reputação será cada vez maior.

Além disso, fugir de fazer mais do mesmo e investir em negócios inovadores pode trazer maiores retornos financeiros do que continuar fazendo o que todos estão acostumados - isso pode até dar certo, mas os riscos de viver uma experiência mediana são grandes.

Você pode se interessar

👉 Reduzir custos na empresa: 6 passos para economizar

👉O que é marca: elementos, conceito e porque registrar

Quais as vantagens de investir em ideias de negócios inovadores

  • Ser referência no mercado: quando você é um dos únicos fazendo determinada coisa e faz isso muito bem, as pessoas começam a te admirar e não poupam esforços para recomendar seu trabalho para amigos e familiares. Você será respeitado na área que escolheu atuar e sua carteira de clientes será cada vez maior.
  • Conseguir acompanhar tendências: os negócios inovadores tendem a durar muito mais tempo, porque são capazes de se adaptar e seguir as mudanças do mercado. Sempre haverá espaço para as empresas que se renovam e continuam entregando a melhor experiência.
  • Fazer a diferença na vida dos consumidores: de que vale buscar ideias de negócios inovadores se o objetivo não for ajudar as pessoas? Independente do setor de atuação, os novos negócios considerados originais e com grandes chances de sucesso são aqueles que contribuem de alguma forma com o cliente.

Ideias de negócios inovadores na internet

Clube de assinatura: Economia de recorrência, já ouviu esse nome? Essa é uma tendência global que promete ser cada vez mais forte. O mercado de clube de assinaturas no Brasil cresceu 10% no ano de 2020, segundo dados da Betalabs. Com as facilidades que a tecnologia traz, é possível oferecer serviços de diferentes segmentos. Os mais populares são: livros, bebidas, alimentos e cuidados pessoais, mas você pode usar sua criatividade e ir além.

Educação ou orientação profissional: com a internet você pode se conectar com pessoas do mundo inteiro. Isso abre muitas portas! Sempre existirá alguém precisando aprender aquilo que você sabe fazer. Aproveite para ensinar e transformar isso em sua fonte de renda.

Vale a pena investir em blogs, vídeos do Youtube, redes sociais e demais canais digitais. Tenha o cuidado de regularizar sua empresa, com um CNPJ, registro de marca e emita notas fiscais, isso ajudará na construção de uma marca forte e com credibilidade.

Delivery: os serviços de entrega cresceram no momento em que todos precisaram ficar em isolamento por conta da pandemia, mas isso não vai embora com o fim dos casos. As pessoas se acostumaram a comprar pelo celular e você pode aproveitar para oferecer seus produtos ou serviços pelo digital. O fator de sucesso para esse modelo de negócio é a agilidade. Entregue rápido e com qualidade e o cliente será fiel a você.

Infoprodutos: a internet favorece o acesso a cursos à distância, e-books e outros materiais que podem ser consumidos de forma online. Que tal comercializar algo nesse formato? Essa é uma das ideias de negócios inovadores com mais chances de sucesso financeiro. A partir do momento que você cria o produto, consegue atualizar o material sempre que necessário e pode vendê-lo por quanto tempo e para onde quiser.

O ponto de partida é identificar as necessidades e desejos do seu público para pensar em algo útil. Existe muito espaço no mercado para novos criadores de produtos digitais, basta saber se diferenciar para conquistar um público fiel.

E-commerce: as lojas online estão com tudo! Esse não é um formato novo, mas se reinventa a cada mudança no comportamento dos consumidores. É fato que a concorrência é grande, mas o espaço também é. Dedique um tempo para identificar seu nicho e direcione todos os seus esforços de marketing para ele.

A melhor parte do e-commerce é que você pode vender o que quiser sem sair da sua casa. É possível abrir uma marca de roupas e fazer vendas pelo Instagram, por exemplo. Quando for necessário fazer reuniões com fornecedores, clientes especiais, você pode alugar um escritório virtual, que atende a todas as necessidades e ainda te poupa dinheiro. O endereço postal também serve para o recebimento de mercadorias ou correspondências, ou seja, você segue tranquilo trabalhando da sua residência.

Recomendações para você que deseja empreender

Responsabilidade, paciência e disposição para fazer diferente. Essas são as três dicas mais importantes para você que busca ideias de negócios inovadores e quer ter sucesso com elas. Se você deseja fazer sua empresa crescer cada vez mais, deve garantir que ela esteja regulamentada, para evitar problemas burocráticos e prejuízos no futuro.

Já imaginou ter que lidar com uma multa no futuro que poderia ser prevenida com os documentos necessários no presente? Um baita prejuízo. Mas não se assuste, a Company Hero pode te ajudar com essa parte relacionada à documentação e registros necessários, assim você fica tranquilo para cuidar das tarefas de gestão e entrega do produto ou serviço.

Depois de ter a certeza de que seu negócio está bem encaminhado, é hora de focar no trabalho para fazer o negócio crescer. Sabemos que a jornada do empreendedor nem sempre é fácil, mas é importante que você continue desempenhando as tarefas com dedicação todos os dias, porque o sucesso é uma construção que chega para aqueles que são pacientes e persistentes. Vai vender um curso online? Preste o melhor suporte, disponibilize notas fiscais e ofereça uma experiência dinâmica para o aluno.

Essas coisas fazem a diferença na percepção que o cliente tem da empresa. Aliás, saber continuar e querer inovar é uma ótima combinação para marcar presença na cabeça do público-alvo.

Um outro pilar de sucesso para os novos negócios é buscar saídas alternativas para otimizar seus recursos financeiros. Por exemplo, em vez de investir dinheiro em um espaço físico, arcando com custos de aluguel e manutenção do espaço, você pode alugar um escritório virtual, que atenderá a todas as necessidades da empresa por um valor mais acessível.

Fazendo isso, você tem a chance de direcionar o valor economizado para o marketing e para a compra de materiais para o negócio. A vantagem do escritório virtual é a tranquilidade e comodidade. Por exemplo, você não precisa se preocupar com a estrutura e ainda pode escolher um endereço nas melhores regiões do país.

Se essas ideias de negócios inovadores te inspiraram, aproveite a motivação para começar a agir. O mercado está aquecido para empreendedores que estão dispostos a fazer a diferença e entregar soluções úteis para a vida dos clientes.

Aproveite que serviços importantes para o seu empreendimento, como o escritório virtual e o registro de marca, estão disponíveis no mercado e cresça de forma segura e sustentável.

Conte com nossos Heros para te auxiliar no que for preciso. Estamos torcendo por você. Sucesso!

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Outros artigos | Minha Empresa