Black Friday: até 90% OFF em soluções para sua empresa. Contrate online até 30/11   

3 estratégias de marketing nas redes sociais para usar agora na sua empresa

Aprenda a mapear, elaborar e desenvolver uma estratégia de postagem eficiente para as redes sociais da sua empresa.
 Frederico Foini  |      23/10/2020planejamento-social

Ter uma estratégia de marketing nas redes sociais é a base para o verdadeiro resultado para as páginas da sua empresa. Por trás de cada postagem, deve haver estratégia.

Em posts profissionais, além de buscar texto e arte em ótima qualidade, preocupe-se com a jornada de leitura que você convida seu leitor a percorrer.

Nesse post, vamos falar sobre como implementar uma estratégia nas suas postagens para ter resultados interessantes e melhorar a credibilidade e presença digital do seu negócio! 😀

Em outras palavras, vamos falar sobre:

  • As principais estratégias padrão adotadas pelo mercado
  • Por que elas são tão importantes
  • Como aplicar na sua empresa

Acompanhe até o final para saber como aplicar ainda hoje uma estratégia nas redes sociais da sua empresa, ok? =)

Então, vamos ao assunto?

Como a estratégia se tornou importante para o marketing nas redes

Um artigo da HBR tocou no ponto de que, atualmente, empresas de todos os tamanhos estão em busca de melhorar a eficiência do seu marketing nas redes sociais.

Isso por conta da necessidade de criar valor com frequência para clientes, pois mais de 45% deles seguem marcas nas redes por conta de seus conteúdos inspiradores, como disse outro estudo. E para isso, sem dúvida, precisamos de um bom planejamento e estratégia.

Uma frase que nós gostamos muito por aqui, na Company Hero, é a máxima famosa de Abraham Lincoln: "Dê-me seis horas para cortar uma árvore e vou investir as quatro primeiras horas afiando o machado.".

Nós gostamos dela porque ela destaca bem a importância de uma boa preparação (de preferência, bem fundamentada!) antes de executar um planejamento ou ação. Algo que com certeza também se aplica ao marketing para redes sociais.

Aqui você precisa criar um plano e ter algumas coisas definidas, antes de começar a publicar aleatoriamente quaisquer conteúdos. Não ter um plano pode acabar te fazendo perder alguns seguidores, por não estar entregando o valor da maneira correta (e na hora certa) para eles.

Por isso, vou começar por aí. O primeiro ponto é que você precisa ser relevante. Se não, sua audiência não vai te acompanhar.

Mas a palavra estratégia é ampla. Vou tentar ser mais específico. Dentro do marketing para redes sociais, a sua deve incluir basicamente quatro itens:

  1. Mapeamento e estudo de quais conteúdos irá publicar + ter uma proporção padrão para cada tipo de conteúdo
  2. Calendário com publicações profissionais nos dias e horários certos
  3. Escolher 2 ou 3 plataformas mais compatíveis com o seu negócio
  4. Ter persona e público-alvo bem delimitados

Nesse artigo aqui, vamos falar mais sobre o primeiro ponto. Se você ainda não tem uma persona criada, tenho uma recomendação muito boa para você:

👉 Leia este artigo que fala sobre a persona. Ele te explica os principais pontos sobre como criar o avatar do seu cliente ideal.

As 3 principais estratégias de postagem que você pode adotar para sua empresa

Existem alguns métodos que vão te ajudar a saber o que compartilhar nas redes da sua empresa e quando fazer isso.

Você precisa considerar que boa parte do seu público usam as redes em busca de conteúdo de valor e interessante. Excesso de intenção de venda, por exemplo, pode te fazer perder seguidores.

É por isso que se popularizaram no mercado algumas proporções de postagem por tipo de conteúdo. Vou te explicar três muito populares e ao mesmo tempo muito diferentes entre si.

Vamos lá?

1. “The Golden Ratio”

Essa proporção está por trás de algumas das melhores campanhas de marketing digital encontradas por aí.

A lógica dela é relativamente simples:

- 30% dos conteúdos que você compartilha devem ser conteúdos criados por você e sua empresa/time responsável.

Esses são conteúdos realmente criados pela sua empresa, pelo seu time de designers ou redatores, ou que você tenha terceirizado.

[Dica extra]: Veja este outro artigo que te ajuda a decidir se vale a pena terceirizar ou contratar o serviço de conteúdo para marketing digital!

- 60% dos conteúdos devem ser conteúdos com a sua curadoria.

Trata-se de artigos, notícias e novidades relevantes do mercado que você atua ou de blogs importantes que você admira.

Mas cuidado: não basta compartilhar! O post precisa da sua curadoria, ou seja: comentários e opiniões suas, podendo até relacionar o material com algo que envolva seu negócio.

- 10% dos conteúdos devem ser de viés promocional ou de publicidade.

Ou seja, esse tipo de post deve ter algum desconto, promoção ou novidade de seus produtos/serviços ou sua marca.

A “Golden Ratio” é simples, não é? Comece a aplicar ela ainda hoje e veja que seus conteúdos obterão ainda mais engajamento da sua audiência.

Ela é eficiente não apenas pela sua lógica técnica, mas também porque é uma das melhores para execução criativa.

“Qual é o mais importante, mais definitivo aspecto do marketing? O que é definitivo e memorável para impactar uma audiência diversa?” - certa vez, o consultor Rod Ebright recebeu essa pergunta numa palestra, como nos conta em seu artigo.

O que ele respondeu? “A regra 60-30-10”. E o motivo é porque te faz focar em 3 aspectos decisivos: comunicação com sua audiência, oferta e criatividade.

estrategia-marketing-redes-sociais

Veja esse post disponível no Instagram da Hero. Por lá, nós costumamos sempre equilibrar o conteúdo interno com curadoria de materiais externos também.

2. Estratégia "555+"

A estratégia 5-5-5 de postagem, sugerida por Shai Coggins, da Vervely, é um pouco mais robusta, voltada para aqueles empreendedores que querem uma proporção balanceada de posts de cada tipo.

Ela funciona muito bem para quem deseja mais variedade nas suas redes. Em resumo, ela funciona assim:

  • 5 postagens do seu planejamento devem ser voltadas a atualizações sobre você e seu conteúdo próprio
  • 5 postagens sobre conteúdos criados por outros
  • 5 conteúdos devem ser uma resposta a outro já publicado, um compartilhamento ou reply (se estivermos no Twitter)

3. Estratégia "90-10"

A estratégia 90-10 é uma outra maneira de se posicionar nas redes e decidir o que compartilhar. De certa forma, ela é bem simples também.

A 90-10 é voltada para aqueles que possuem uma fonte interna ou externa capaz de gerar muito conteúdo sobre seu próprio negócio. Em resumo:

- 90% dos seus conteúdos publicados são criações que falam sobre você e/ou seu negócio.

- 10% dos conteúdos compartilhados são posts criados por outras pessoas do mercado com a sua curadoria.

Esse método é usado e sugerido pelo Buffer, empresa de marketing. Por lá, eles valorizam essa criação interna e tem um time responsável por isso.

👉 Veja este outro post sobre os erros mais comuns dos empreendedores ao desenvolver sua estratégia de marketing digital.

No Instagram da EBTributos, que é cliente de marketing Hero, dá para ver que misturam os conteúdos que criamos para eles com produções internas. Observe a identidade visual consistente da página deles:

estrategia-de-marketing-nas-redes-sociais-ebt

E para a sua empresa? Qual seria a estratégia mais adequada?

Como escolher uma boa estratégia de marketing nas redes sociais entre as opções do mercado

A resposta é: depende. Você, primeiro, precisa olhar para a lógica de cada uma e decidir qual faz mais sentido para o seu negócio.

Vou te dar algumas pistas para tomar a decisão com segurança e começar a usar uma estratégia hoje mesmo:

1: Olhe para dentro e avalie quanto conteúdo sua empresa consegue criar internamente ou via fornecedores de confiança

2: Com base nisso, faça os cálculos de quanto precisará compartilhar de outras fontes confiáveis. Por exemplo: “Na minha empresa, eu só consigo criar 10% de conteúdos próprios…”

3: Olhe para a sua própria audiência e faça uma análise do que eles mais consomem de conteúdo na internet. Adapte-se a isso. Isso te ajuda a evitar um erro comum, que é olhar mais para a sua empresa do que para a audiência na hora de criar conteúdos. 😉

Em suma e em outras palavras, uma empresa que já tem uma equipe que produz grande volume de conteúdo semanalmente talvez se adapte perfeitamente bem com a estratégia da proporção 20-1 que falamos por último.

Se você tem um time de criativos, deve usá-los, não é mesmo?

Por outro lado, ter uma equipe de criação interna não te impede de focar a maior parte da sua estratégia em conteúdos de outras fontes. O importante nesse caso é a curadoria que você faz do conteúdo.

No fim das contas, tudo depende do seu estudo sobre a audiência. Analise seu público e dedique a maior parte do seu tempo em oferecer conteúdos e encante a sua audiência.

E eu aposto que ela vai ficar cada vez maior!

Com o tempo, seguindo essas dicas, você e sua empresa serão considerados como um local de confiança para se educar e entreter com tanta informação relevante sobre sua área.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

👉 Por que é importante postar diferentes tipos de conteúdos nas redes sociais da empresa

👉 A dinâmica ágil da Hero para criar posts para redes sociais: como funciona

👉 Orçamento de mídias sociais: como driblar dificuldades e encontrar os melhores profissionais

Qual estratégia de marketing nas redes sociais usamos aqui na Company Hero, em nossas postagens

Como nós falamos, as regras, métodos e estratégias de postagens devem ser adaptadas à realidade de cada negócio.

Por aqui, nós fizemos uma adaptação de todas essas opções difundidas pelo mercado. Nós focamos mais no “tipo do conteúdo”. Vou explicar melhor.

Por aqui, a gente se organiza da seguinte maneira:

- 60% dos nossos conteúdos são educativos e informativos, gerando valor para o público com dicas importantes que eles podem aplicar no dia a dia da sua empresa

- 30% dos nossos posts incentivam o engajamento, convidam o público a interagir, compartilhar ou marcar amigos

- 10% dos conteúdos são com viés de publicidade, informando sobre algum desconto ou novidade de nossos produtos (lembra da Golden Ratio? é parecido!)

estrategia-redes-sociais-hero

Em cada um desses conteúdos adicionamos nossa linguagem de marca e identidade visual própria criados pelo nosso time de branding.

Se você achou interessante a estratégia que usamos aqui, tenho uma outra dica que acho que pode ser útil para você.

Nosso produto conteúdo para redes sociais foi pensado justamente para nossos clientes a estratégia que tem dado certo por aqui.

Nós criamos postagens com foco em fortalecer a presença digital de pequenas e médias empresas com um conteúdo estratégico e feito sob medida.

Confira nosso produto conteúdo para redes sociais! É uma solução dinâmica e rápida, que entrega uma programação mensal com postagens profissionais e completas (arte + texto) sobre seu negócio 😉

Em resumo: como aplicar a estratégia na sua empresa (passo a passo)

No decorrer do artigo, falamos de aspectos básicos para desenvolver uma estratégia de marketing para redes sociais eficiente na sua empresa.

Em resumo, o passo a passo é o seguinte:

  1. Avalie internamente a própria capacidade sua ou do seu time de criar conteúdos e tenha isso mapeado. Será importante para decidir se irá contratar X terceirizar o serviço.
  2. Estude o seu público. Analise as páginas da concorrência com campanhas bem sucedidas. O foco das suas ações será sua audiência, então sua estratégia deve se adaptar a ela.
  3. Defina um método para saber o que compartilhar (confira novamente as estratégias faladas acima).
  4. Adapte as proporções de postagem à realidade do seu negócio.
  5. Crie um calendário mensal de postagens definidas com base na estratégia.

“E como decidir, de fato, qual é a proporção ideal?” Não há resposta exata. 🤔 Mas a Company Hero quer te ajudar com isso!

Conheça o nosso produto conteúdo para redes sociais e povoe suas redes com conteúdo relevante e sem ter que preocupar em montar uma estratégia do 0!

foto_fred.png
Frederico Foini
Conteúdo - Company Hero