Endereço comercial: o que é, seus benefícios e para que serve?

Entenda o que é endereço comercial, qual a importância para o seu negócio e muito mais neste artigo completo!

 Lara Zanesco  |      20/07/2020
Endereco-comercial-e-necessario-mesmo-tendo-.max-800x600.jpg

A preocupação com o endereço comercial é essencial para quem decide abrir uma empresa. Muitos negócios usam a localização comercial para comunicação com parceiros, bem como clientes. Mas, além disso, é uma obrigação em quase todos os tipos de operações.

Por isso, preparei este artigo para acabar de vez com todas as suas dúvidas sobre esse assunto. Aqui, além de muita informação, você encontrará indicações de leituras complementares que vão te ajudar a ser um especialista nesse tópico e a fazer as melhores escolhas para o seu negócio. Olha só tudo que você encontra aqui:

  • O que é endereço comercial?
  • Para que serve o endereço comercial?
  • Quais os benefícios de ter um endereço comercial?
  • Qual a diferença entre endereço comercial e fiscal?
  • Como escolher o endereço comercial?
  • Como contratar um endereço comercial virtual?

Quer ficar por dentro de tudo isso? Então, continue acompanhando.

O que é endereço comercial?

O endereço comercial diz respeito à localização da sua empresa que é divulgada para fins comerciais. É o seu ponto físico, o local que você indicará a clientes e parceiros como ponto de referência do seu negócio.

É o endereço comercial que consta em cartões de visita, sites, redes sociais e outros espaços de divulgação de uma empresa.

Para que serve o endereço comercial?

O endereço comercial geralmente é utilizado para se comunicar com seus clientes e fornecedores, além de ser usado para algumas operações do negócio, como:

  • Abertura de contas bancárias;
  • Registro do nome do domínio comercial;
  • Abertura de contas com fornecedores;
  • Recebimento de documentos, faturas e contas;
  • Arquivamento de contratos legais, licenças e autorizações;
  • Comunicação com os clientes;
  • Listagem da empresa em sites de busca ou catálogos.

Quais os benefícios de ter um endereço comercial?

Eu te expliquei que o endereço comercial funciona como a vitrine da sua empresa. Agora vou explicar como o endereço comercial pode contribuir com seus negócios, uma vez que você já tenha sede social. São duas vantagens principais:

  1. Localização/proximidade com clientes;
  2. Transmissão de credibilidade.

Ambos benefícios estão atrelados à relação da empresa com o cliente. Tanto porque você precisa estar perto dele como para ter um endereço que transmita confiança.

Um endereço comercial acessível e próximo de regiões centrais e de alta circulação monetária garante um passo à frente da concorrência. É algo que pode facilitar muito suas negociações e vendas.

A mesma importância se dá em relação ao desenvolvimento de uma imagem profissional, que transmita credibilidade para o seu negócio. A respeito disso, Rob Hartnett, no livro “Small Business, Big Opportunity”, ofereceu uma valiosa lição. Ele escreveu:

“(Ser) reconhecido pelo público [...] ajuda a atrair pessoas aos seus produtos ou serviços, ajuda a construir lealdade, boa vontade do público para com eles e valores verdadeiros de vendas para o seu negócio.”

Já pensou em expandir seu negócio e contar com esses benefícios? Atualmente existe um recurso barato e prático de contratar para contar com essas vantagens sem extrapolar os gastos da empresa. Continue acompanhando que explicarei mais à frente.

Qual a diferença entre endereço fiscal e endereço comercial?

O endereço fiscal está ligado ao registro da empresa junto às autoridades e equivale à sede social. Portanto, é designado para as documentações legais da empresa.

O comercial serve para apresentar comercialmente seu negócio, como em um cartão de visitas.

O conhecimento sobre ambos conceitos de endereço de empresa e suas diferenças é uma das dúvidas mais frequentes dos pequenos empresários e empreendedores. Se você já passou por isso, confira agora um post completo sobre endereço fiscal e endereço comercial.

Escolher seu endereço de forma estratégica pode te colocar à frente da concorrência. De acordo com o Sebrae, existem cerca de 6,4 milhões de estabelecimentos de pequenos negócios empresariais no Brasil. A quem já buscou endereço comercial para MEI (Microempreendedor Individual): no nosso país existem mais de 6,49 milhões. 1,68 milhão desses são só de São Paulo.

Ou seja: a busca pelo endereço ideal é um desafio vivenciado por muitas empresas no nosso país e pode fazer muita diferença para o negócio.

Uma empresa pode ter mais de um endereço?

Sim! Mesmo tendo uma sede social, isso não te impede de ter diferentes filiais. O seu endereço comercial pode ou não ser o mesmo do fiscal. É possível usar isso como vantagem para posicionar seu negócio em diferentes locais estratégicos.

Uma forma de fazer isso é alugar um escritório virtual e divulgá-lo estrategicamente para receber seus clientes por lá! Nesses espaços, você pode aproveitar e usufruir de salas de reunião, auditório e ter espaço para eventos corporativos. Mais à frente, explicarei como fazer essa contratação.

🌆 Espaço para reuniões: os 4 melhores lugares de São Paulo.

Como escolher o endereço comercial?

Para escolher o endereço comercial ideal para o seu negócio, você precisa considerar alguns pontos simples:

  • Regiões que seu cliente circula;
  • Localização bem conceituada;
  • Recurso financeiro disponível;
  • Custos com manutenção do endereço;
  • Chances de mudar a curto prazo.

Ao levar em conta esses aspectos, você poderá encontrar o espaço ideal para divulgar seu negócio. Os dois primeiros pontos eu já expliquei, por isso, vou detalhar mais os demais.

Saber quanto você pode investir num endereço comercial é muito importante. Só assim você consegue prever gastos e fazer um planejamento financeiro para não atrasar os pagamentos nem deixar de investir em outra área da empresa por falta de dinheiro.

Da mesma forma, dependendo do tipo de endereço comercial que você escolher, os custos podem variar. Por exemplo, locar uma sala comercial gera muitas despesas fixas que precisam ser pagas em dia, como energia, água, internet e aluguel.

Em relação à mudança do endereço, por aqui, sempre sugerimos escolher um espaço no qual você permaneça por um período considerável. Pegando como exemplo o espaço físico, imagine todos os custos com mudança, taxas e investimento em reformas que você pode perder.

Além disso, lembre-se que esse é o endereço de divulgação do seu negócio. Então, apesar de ser fácil alterar na internet, caso você use meios de propaganda físicos, como cartões de visita e panfletos, vai ter que arcar com mais uma despesa.

São bastante detalhes, não é? É por isso que, aqui na Company Hero, acreditamos que o endereço comercial virtual é a melhor opção para as empresas. Esse recurso consegue driblar todas essas despesas desnecessárias e te entregar uma excelente localização, como na Avenida Paulista, com preços bem baixos.

Veja, agora, como contratar esse serviço de forma rápida.

Como contratar um endereço comercial virtual?

Vou te apresentar um processo bem simples para contratar o seu endereço comercial virtual. Esse recurso permite que você use uma localização de prestígio sem precisar locar um espaço físico. Ou seja, você conta com os benefícios do endereço sem as desvantagens do local. Legal, né?

E ainda é possível alugar salas de reunião no espaço quando você quiser encontrar parceiros e clientes presencialmente. Assim você paga pelo ambiente só quando realmente for usar.

Olha só o passo a passo:

  1. Acesse nossa página de Endereços Comerciais;
  2. Escolha a melhor localização para seu negócio;
  3. Cadastre-se no nosso site;
  4. Escolha o plano ideal e faça o pagamento;
  5. Receba a documentação e comece a usar seu endereço.

Bem simples, não é? Aqui na Company Hero, você encontra planos a partir de R$ 66 por mês e consegue manter um endereço prestigiado atrelado ao seu negócio para divulgar em qualquer lugar.

Tem alguma outra dúvida sobre endereços comerciais? Chame um Hero no chat que vamos te ajudar!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Redatora

Artigos recentes