9 dicas para empreender: ter um negócio pode ser mais fácil do que você imagina

As dicas para empreender são para você que deseja ter seu próprio negócio, realizar um sonho e ganhar dinheiro. Confira as recomendações que trouxemos!
 Otávio Hoffmann  |      04/02/2022
dicas-empreender

As dicas para empreender são para você que deseja ter seu próprio negócio e realizar um sonho de infância ou para quem busca uma forma de se reinventar e transformar a vida financeira. Seja qual for o objetivo, bons conselhos são sempre bem-vindos. Afinal, investir e gerenciar seu próprio empreendimento não é uma tarefa simples, mas, sem dúvidas, é um desafio que vale a pena ser enfrentado.

Há alguns anos, abrir a própria empresa significava lidar com muitas burocracias e valores tão altos que deixavam a pessoa desanimada de seguir com a ideia. Para nossa felicidade, o contexto está melhor. Embora ainda existam taxas de impostos, as coisas estão mais fáceis para quem quer abrir um CNPJ. O que não faltam são informações importantes e gratuitas por aí, dicas para empreender, além de empresas especializadas em ajudar empreendedores a abrir e sustentar o próprio negócio.

Quer entender como a Company Hero ajuda você a abrir uma empresa do zero em um endereço reconhecido? Fale com um Hero!

Dicas para empreender

Ser empreendedor é estar disposto a correr riscos, ficar de olho no mercado, ser criativo e persistir nos objetivos. Se você está empolgado para trabalhar duro pelo sucesso do seu negócio, as dicas para empreender que trouxemos vão te ajudar:

Dica 1: Planejamento

Um trabalho bem planejado é tão importante quanto aquele feito com esforço e dedicação. Planejar evitará prejuízos e reduzirá as chances de imprevistos. Tenha claro quais são seus objetivos a curto, médio e longo prazo, descreva as etapas necessárias para chegar lá e entenda quanto recurso você tem disponível e o que precisará correr atrás. Essa fase exige bastante atenção e não deve ser deixada para depois.

Dica 2: Agir é necessário

Já sentiu medo só de pensar em arriscar e investir no próprio negócio? Sabemos que esse receio é normal, mas você precisa seguir em frente. Depois de planejar, é hora de atacar. Pode ser que as oportunidades não cheguem de uma hora para a outra, mas se você estiver comprometido em fazer o que precisa ser feito, por exemplo, divulgar seu negócio nas redes sociais e prospectar seus clientes, o retorno aparecerá gradativamente.

Dica 3: Esteja atento ao mercado e reorganize a rota

Vivemos um tempo em que tudo muda o tempo todo. Uma das dicas para empreender mais preciosas que você vai ver hoje é: mantenha seu radar ligado. Perceba o que os concorrentes estão fazendo e de que forma estão abordando as pessoas. Sempre que puder, faça uma pesquisa para identificar as tendências do segmento que atua e como você pode trabalhar para estar sempre à frente dos demais.

Em alguns momentos você precisará fazer ajustes de percurso. Isso é natural. Inclusive, saber a hora de mudar é um diferencial dos empreendedores bem sucedidos. Não adianta ficar travado em uma ideia se seus clientes estão pedindo por algo diferente. Vá em frente!

Dica 4: Ouça o seu público

Seus clientes estão o tempo todo falando o que esperam que você faça. Saber escutar com atenção pode fazer a diferença no seu faturamento. A Sallve, uma marca de cosméticos, se inspira em sua comunidade para lançar produtos. Alguns profissionais da empresa já compartilharam que são os comentários e reclamações deixados pelos clientes que direcionam o desenvolvimento dos produtos que serão lançados.

A dinâmica é a seguinte: eles observam o que as pessoas mais gostam, o que não agrada, quais os ativos preferidos e, a partir daí, conseguem elaborar novas opções. A interação com seu público é a maior fonte de ideias que você tem. Use e abuse!

Dica 5: Elimine custos desnecessários da sua empresa

Todo mundo sabe que empreender é um investimento de longo prazo, de energia e de dinheiro. São poucas as empresas que começam a render bons frutos logo de cara. Nesse sentido, quanto mais você puder reduzir gastos desde o primeiro dia de trabalho, melhor. Esse é o momento de pensar em crescer, não em gastar.

Vamos fazer um exercício de reflexão, será que você precisa mesmo de um espaço físico para um escritório? É bem provável que seu trabalho possa ser feito de casa e que um escritório virtual atenda as demandas de reunião ou recebimento de correspondências.

Essa solução é capaz de eliminar os principais custos de uma empresa, como contas fixas de água, luz e telefone, investimento em estrutura e recepção. Com a economia desse serviço você consegue direcionar a verba para o crescimento do negócio.

👉 Entenda como o Escritório Virtual ajuda pessoas que estão começando a empreender.

Dica 6: Formalize o seu negócio o quanto antes

A tecnologia facilitou o processo de abertura de empresas, mas isso não quer dizer que não existam mais regras. Pelo contrário, o começo de um negócio requer atenção para as questões burocráticas que permitem que você ganhe dinheiro mais para frente. Com um CNPJ regularizado você pode faturar mais e economizar com tributações, da mesma forma, com o registro de marca você protege seu nome!

Dica 7: Tenha referências

Quem são os empresários que você admira? O que eles conquistaram que você deseja fazer? Saber quais pessoas te inspiram e porquê elas causam esse sentimento em você te ajuda a definir um caminho para seguir.

É interessante que você faça uma lista de empresas que considera bem-sucedidas e quais os diferenciais de cada uma. Você pode se inspirar na agilidade da Amazon para acelerar o processo de envio das suas mercadorias, por exemplo. Ou na flexibilidade de empresas de tecnologia que optam pela liberdade geográfica para ter mais motivação no trabalho.

Dica 8: Entenda o básico de marketing Digital

Você, seus amigos, clientes, fornecedores, inimigos… Todo mundo está na internet hoje. Essa presença é o que torna o marketing digital tão importante, porque ele permite levar sua empresa para todas essas pessoas.

Uma das dicas para empreender que mais é falada por aí é a necessidade de fazer um bom trabalho de comunicação no digital. O ideal é que você tenha pelo menos uma noção do funcionamento das redes sociais, anúncios nas plataformas e consiga produzir conteúdos interessantes para o público-alvo.

Não precisa se preocupar em ser um expert, essa não é a sua função. Busque aprender sobre a importância dos blogs, faça boas publicações e contrate um profissional para te auxiliar com isso assim que for possível. Ter um site e levar pessoas para sua página já é meio caminho andado para fazer mais vendas.

Dica 9: Feito é melhor que perfeito!

Muitas pessoas buscam dicas para empreender, mas poucas colocam as recomendações em prática. Seja por medo de dar o primeiro passo ou por sentir que o produto ou serviço ainda não está perfeito, o fato é que os profissionais param e deixam de crescer por conta disso. A recomendação é que você coloque suas ideias em prática, sem se prender ao perfeccionismo.

Muitos ajustes importantes só poderão ser feitos com o produto lançado no mercado, porque o feedback dos clientes é fundamental para isso. Não tem segredo, apenas faça testes, peça a opinião de pessoas de confiança, faça o MVP (Mínimo Produto Viável).

Ele é a versão mais simples da sua solução que pode ser lançada com uma quantidade mínima de esforço e desenvolvimento - e aprimore conforme as necessidades do público. Você perceberá que é muito mais fácil progredir quando você continua a caminhar.

Ser o seu próprio chefe é um dos objetivos da sua vida? Então não pense duas vezes antes de ter o próprio negócio, pois esse caminho tem aberto portas para profissionais de diferentes áreas. Busque dicas para empreender, peça ajuda sempre que for necessário e persistir nas metas que você tem. A jornada no empreendedorismo trará ótimos benefícios.

Conte com nossos Heros para te auxiliar em tudo o que for preciso!

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Outros artigos | Minha Empresa