Black Friday: até 90% OFF em soluções para sua empresa. Contrate online até 30/11   

Cronograma de postagens para organizar o conteúdo nas redes sociais: como começar

Um bom cronograma e calendário são requisitos fundamentais para organizar as redes sociais da sua empresa. Entenda mais sobre como fazer esse planejamento!
 Frederico Foini  |      10/11/2020cronograma-redes-sociais

A criação de um cronograma de postagens para organizar conteúdos da sua empresa hoje já é algo obrigatório para uma estratégia efetiva nas redes sociais.

Sem esse cronograma, pode existir o risco de perder o timing ideal para postar nas plataformas. O sucesso do marketing digital nas redes sociais tem muito a ver com postar o conteúdo certo, hora certa.

Existe uma certa situação comum que pode acontecer sem um planejamento de conteúdo com calendário: você pode acabar se perdendo se um dia precisar encontrar uma determinada postagem ou material ideal.

Este vai te guiar pelas principais práticas de calendário do mercado de marketing digital.

Mas… a minha ideia não é complicar as coisas.

Por isso, você vai ver que boa parte dessas dicas são práticas e objetivas, voltadas para te ajudar a colocar conteúdos ricos para rodar nas suas redes sociais o quanto antes.

Se você quer saber mais sobre o poder do calendário de postagens, não pode perder essa leitura. Acompanhe.

Como fazer um cronograma de postagem?

Um cronograma de postagem nas plataformas sociais é antes de mais nada um documento de trabalho muito valioso para o seu time.

A boa estratégia de marketing nas redes sociais se quebra e divide em diferentes tipos de conteúdo, criados com certos objetivos e postados numa data e hora escolhidas nada por acaso.

Nesse documento, é importante agendar todas as peças de conteúdo que você irá postar em todas as plataformas. Ele pode incluir:

  • Mês, semana, dia ou o horário em que a postagem irá ao ar
  • Fotos e imagens relacionadas à publicação
  • Legendas e textos das artes
  • Hashtags de cada post

Não existe uma fórmula secreta para ajudar seu time a se organizar no planejamento de postagem. Para falar a verdade, você pode adotar um modelo bem simples e nós recomendamos isso.

Veja esse exemplo de calendário de postagem que já usamos aqui na Hero para demarcar o horário em que dois tipos de postagem seriam publicadas:

calendario_hero

Fonte: Company Hero

Esse cronograma acima tem ligação direta com a estratégia que usamos aqui no nosso produto de marketing. Mas você pode inserir outras informações no seu cronograma.

Outra informação interessante de organizar com antecedência, se você tem uma equipe dedicada aos conteúdos das suas redes sociais, é o responsável pela publicação, data de criação da postagem e status final.

Veja este outro exemplo:

calendario_responsavel

Fonte: Company Hero

Ao fim, você precisa se certificar que o cronograma é cumprido e se você tem facilidade de encontrar as informações que mais precisa nele.

Assim, também fica mais fácil de avaliar resultados e encontrar uma determinada peça em específico, a qualquer momento.

O cronograma de postagens também ajuda a nunca perder uma data comemorativa específica ou de lançamento de uma promoção ou novo produto. 🎉

Veja este post de um de nossos clientes. Nós o programamos com antecedência e garantimos que a Bitpaper Brasil não perdesse uma data importantíssima e não deixasse de dialogar com o seu nicho:

postagem_bitpaper_calendario

Essa postagem foi programada com muita antecedência. Assim foi possível preparar a página da empresa para comemorar essa data tão importante para sua audiência.

Dicas para escolher a melhor ferramenta de calendário para redes sociais

Eu sei que já dei alguns exemplos de organização simples por calendário. Recomendamos que:

  • Organize seu calendário com base nas necessidades do seu time
  • Ou organize de acordo com necessidades do parceiro contratado para tocar campanhas de conteúdo para você, se tiver optado por terceirizar ao invés de contratar.

Vai depender de você quais informações são importantes de acrescentar em cada célula da sua tabela ou da plataforma escolhida. No entanto, busque sempre o que for mais simples e assertivo.

Assim como num bom gráfico de business intelligence, não faz sentido exagerar nas métricas escolhidas se não irá usar todas.

Se você quiser ir além da tabela do Excel, existem outras plataformas que podem te ajudar a organizar e criar um calendário de publicações gratuitamente.

Te aconselho três que usamos aqui na Hero, que são Google Agenda, o Trello e o Asana.

Destaco particularmente o Asana, que te permite criar uma tarefa para cada publicação, adicionar imagens, comentários, anexos e ainda marcar o colaborador responsável dentro da mesma plataforma.

Você consegue visualizar as publicações em formato calendário e não perder de vista quando determinada publicação deve ir ao ar nas suas plataformas de redes sociais. O Asana também sempre te notifica quando a data da publicação está próxima.

É também legal como é possível mesclar suas tarefas de conteúdo com outras de planejamento dos seus times. Veja:

calendario-redes-sociais-posts

Fonte: Calendário do software Asana.

Por que seguir o calendário/cronograma é tão importante em estratégias para redes sociais

A técnica de improvisação é algo pertinente a muitas áreas de negócios, mas não para o marketing de conteúdo para redes sociais. Para ser efetivo, ele depende mais de planejamento estratégico do que qualquer outra coisa.

Com planejamento, é possível chegar ao nível de exigência e alta qualidade de postagens que geram verdadeiros resultados.

Sim, gostaria de falar sobre a aquisição de leads pelas suas redes sociais, pois ela é bem viável se você tem conteúdos relevantes nos principais canais.

Como até já comentamos, o calendário é essencial nesse processo.

Observe que, por exemplo, empresas que publicam mais de 15 posts geram até mais de 3x o tráfego do que aquelas que publicam menos de 5. 📈

Isso só é possível com um calendário pré-definido e com postagens estrategicamente posicionadas nos melhores dias e horários para serem publicadas.

Veja a seguir 3 motivos por que o calendário é uma peça fundamental de qualquer planejamento para redes sociais:

1. “Os 3 C’s do marketing de conteúdo”

Enquanto em negócios temos muitas metodologias com siglas que marcam, como o “Ciclo PDCA” ou o “método AIDA”, em marketing de conteúdo temos os 3 C’s.

Consistência, consistência, consistência. Sim, essa é a principal arma de uma boa estratégia para redes sociais.

Tenha em mente que as páginas da sua empresa nas principais plataformas sociais precisam ser atualizadas com frequência com postagens de valor.

Isso porque o algoritmo tende a favorecer frequência, além do fato de que você aos poucos (e estamos falando de médio/longo prazo) consegue fidelizar uma audiência com tais conteúdos.

2. No marketing para redes sociais, organização é tudo

Com a organização em calendário que estamos propondo, fica bastante acessível encontrar aquele post que teve melhor repercussão.

Mesmo muito tempo depois da publicação, seu time pode usar aquele conteúdo que viralizou como uma referência para posts futuros. E o time consegue encontrar exatamente a data, hora, plataforma, etc, da publicação com facilidade.

Essa é uma técnica muito usada pelas empresas que são referências por campanhas com conteúdos de sucesso. Elas acompanham de perto como a audiência reage ao que é publicado e passam a perceber com mais facilidade os próximos passos e conteúdos a criar para continuar gerando esse valor.

Se emergencialmente surgir a demanda de divulgar uma promoção ou novo site, por exemplo, com o calendário fica muito simples definir onde encaixar e fazer a publicação.

3. Você se firmará numa fonte confiável na internet

Por último, um dos motivos que transformam um bom calendário editorial numa peça essencial da sua empresa é a confiabilidade que essa consistência pode te gerar.

Com conteúdos frequentes e relevantes, toda a semana, nos melhores horários, as chances aumentam de você ser visto como uma referência na sua indústria.

Todos nós gostamos de páginas que sempre publicam conteúdos interessantes, que fazem a diferença e acrescentam valor com notícias empolgantes, não é?

Cada vez mais fica claro como ser esse tipo de empresa ajuda no seu posicionamento digital.

Na Hero, organizamos o cronograma de postagem e publicamos nas plataformas para você

Nós sabemos que nem sempre é algo simples para pequenas e médias empresas manter um calendário de postagens atualizado e essa frequência de postagem que estamos recomendando.

Seu tempo é curto e eu sei disso. Não por acaso, muitas empresas optam por contratar ou terceirizar para suprir essa demanda e não deixar a presença de lado. Esse é o caso da sua empresa?

De um jeito ou de outro, aqui na Hero, nós desenvolvemos um produto pensando justamente em todas as fases da criação de conteúdos para redes sociais.

Você não terá mais dificuldade para descobrir o que compartilhar com a Hero. Temos times de especialistas encarregados de fazer propostas diversas de conteúdo para você utilizar.

Por aqui nós criamos posts com estratégia e calendário de postagens semanais já definido para você.

Assim, você só precisa se preocupar em realmente aprovar ou pedir ajustes em conteúdos entregues e assistir enquanto as redes sociais da sua empresa são fortalecidas com postagens relevantes!

Acesse a página a seguir e conheça mais sobre o novo produto de marketing digital da Hero! 🚀

foto_fred.png
Frederico Foini
Conteúdo - Company Hero