Como gerar mais engajamento nas redes sociais?

Para gerar mais engajamento nas redes sociais é preciso objetivo, postar com frequência e consistência e nos melhores horários. Aprenda tudo isso neste artigo!
 Frederico Foini  |      18/12/2020engajamento

Descobrir como gerar mais engajamento nas redes sociais, para a maioria das pequenas e médias empresas, não é apenas gerar mais likes e compartilhamentos.

A verdade é que podemos usar essa ferramenta como uma forma de ter mais visibilidade online para nossas marcas, mas os objetivos dessa estratégia podem ser diversos.

Algumas empresas estão com foco total na venda de produtos e serviços através das redes, enquanto outras buscam se posicionar como uma fonte de conhecimento e criar uma audiência.

Pode ser que na sua empresa você busque os dois. Mas quando falamos de engajamento, não nos referimos só a likes.

Falamos, por outro lado, de todo tipo de interação com a sua marca com potencial de viralizar um post ou de encantar sua audiência com uma proposta criativa e interessante.

Neste post, vou falar sobre como se pode aumentar o engajamento em páginas das redes Facebook, Instagram e LinkedIn.

Vou falar sobre:

  • A importância de ter frequência nas suas postagens
  • Quantidade ideal de postagens para cada rede
  • Cronograma de postagens
  • Como automatizar seus posts de maneira mais eficaz e eficiente

Se você acha que o tema faz sentido para seu momento e sua empresa, continue lendo. Você vai adorar o post. Vamos lá!

Frequência de postagens nas redes sociais: por que se preocupar com ela

Se você está em busca de ampliar o engajamento que sua empresa gera nos posts das redes sociais, te conto que a frequência é um dos segredos para isso.

Consegue imaginar aquela página que você segue tanto e acompanha todos os posts? Note que eles estão sempre presentes no seu feed, com novidades e posts interessantes toda semana - possivelmente todo dia.

Ser frequente ajuda sua página a não ser esquecida e cultivar cada vez mais uma audiência fiel para o seu produto/serviço.

No entanto, um cuidado: não confunda frequência com consistência. A importância da frequência não significa que postar qualquer coisa todo dia levará ao sucesso.

Então vamos esclarecer algumas coisas:

  • Postar conteúdos relevantes e consistentes é algo mais importante que a frequência
  • Qualidade é melhor do que quantidade - priorize sempre o primeiro ao segundo
  • Sem estabelecer objetivos, estratégia e cronograma de posts, você não vai saber medir o sucesso dos seus posts ou ter acesso aos dados

A melhor medida para melhorar o sucesso dos seus posts nas redes sociais é juntar as duas coisas. Ou seja, ter posts com:

  • A identidade visual e linguagem da sua marca
  • Vários tipos de posts com dicas realmente úteis para a audiência

Na verdade não existe uma fórmula exata, mas ser original e falar sobre coisas pelas quais o seu público realmente se interessa ajuda a otimizar esse engajamento.

instagram-company-hero-engajamento

Fonte: Exemplo de variedade de posts no Instagram Hero

Não perca de vista seus objetivos ao postar

Antes de postar bastante coisa nas suas redes, é preciso dar um passo para trás e se perguntar: “O que eu quero alcançar com essa campanha nas redes sociais para minha empresa?”.

Algumas opções de objetivos podem ser, por exemplo:

  • Gerar mais tráfego para o meu website
  • Vender determinado produto/serviço (seu curso, software ou serviços consultivos, por exemplo)
  • Melhorar o reconhecimento de marca e ser encontrado na internet

Todos esses são objetivos que seu negócio pode ter em vista. Você sabia que uma página bem estruturada pode aparecer inclusive nos mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing, etc.) junto com o seu site?

As redes sociais ainda são um pré-requisito importante para estabelecer uma boa presença digital. E os seus objetivos antes de postar podem fazer a diferença no conteúdo que você vai criar.

Você se reconheceu em algum desses objetivos que comentei acima? Procure considerar os seus e criar essa frequência nos seus posts.

Lembre-se que se você não posta com uma frequência fixa, é mais fácil de a sua audiência te esquecer. Por outro lado, postar em excesso também pode ser prejudicial.

Como encontrar a medida certa? É sobre isso que vamos falar a seguir.

Qual a quantidade de postagem deve ser feita em uma página?

As redes sociais têm suas diferenças e algumas pesquisas já revelaram as quantidades ideais para postar diariamente ou semanalmente em cada uma.

A ideia é justamente procurar o meio termo entre estar sempre presente e não exagerar com as quantidades a ponto de perder seguidores.

Quantas vezes postar no Facebook?

- Poste no máximo 2x por dia

- Poste no mínimo 2x por semana

- Os melhores horários para postar são entre as 08h e 15h

*Recomendação para gerar engajamento: use hashtags e compartilhe conteúdos que também não são seus com comentários originais.

Quantas vezes postar no LinkedIn?

- Poste no máximo 1 post por dia

- Poste no mínimo 2x por semana

- Melhor horário para postar é às 17h, e o pico do LinkedIn é de Quarta

*Recomendação para gerar engajamento: além do conteúdo original, comente em publicações, marque amigos e compartilhe conteúdos com comentários originais

**Nos posts: crie um conteúdo humanizado, fale em primeira pessoa e utilize a narração de histórias - é algo que chama bastante a atenção do público

linkedin-miklos-engajamento

Fonte: LinkedIn Miklos Grof (CEO Company Hero)

Quantas vezes postar no Instagram?

- Poste no máximo 3 vezes por dia (algo que só funciona bem se você tiver uma audiência muito grande)

- Poste no mínimo 2x por semana

- Às 17h é um bom horário para compartilhar novidades nos stories

- O horário de engajamento no Instagram é amplo e pode ser das 08h às 19h

- Aproveite o pico de engajamento do Sábado às 11h

*Recomendação para gerar engajamento: use as melhores hashtags da sua indústria e procure postar uma imagem atrativa com as cores da sua marca

As fontes dessas informações são uma pesquisa do Sprout Social e um artigo da Forbes do guru de marketing Neil Patel.

Apesar das diferentes pesquisas que apontam bons caminhos, não existe 100% de precisão em relação a esses horários.

Nossa recomendação é que, ao elaborar sua estratégia de marketing nas redes sociais, você escolha a que melhor se adeque às necessidades do seu negócio e da capacidade do seu time.

Dentro dessas ideias que já passamos, dá para ajustar uma frequência ideal para sua empresa e criar um calendário com os horários fixos para cada postagem para que você e sua empresa possam acompanhar.

Como é feito o cronograma de postagem em uma rede social?

O cronograma de postagem geralmente é feito considerando três aspectos: o conteúdo do post em si, os dias e horários horários de melhor engajamento que comentei acima e uma posterior análise dos resultados.

Na verdade, não existe muito um formato fixo, e varia do que é interessante para você e seu time analisarem e ter em registro sobre as suas postagens.

No entanto, o cronograma se torna uma ferramenta útil para que sua empresa possa manter uma organização e de fato cumprir os prazos.

👉 Leia este artigo completo sobre como elaborar um cronograma de postagem para sua empresa!

Dicas para criar o melhor cronograma de postagem:

- Use um produto/serviço que possa fazer a programação das suas postagens para você, para otimizar esse processo

- Procure postar em horários alternados para impactar sua audiência em mais de um momento do dia

- Não deixe de compartilhar e opinar sobre conteúdos que estejam bombando relacionados à sua área de atuação ou de conhecimento

- Faça experimentos em diferentes horários e procure sempre atualizar sua estratégia

- Analise os resultados e retorne àquele post que teve boa performance para postá-lo novamente ou usar a mesma estratégia

Você pode analisar o engajamento das suas páginas nas próprias plataformas. No Facebook, por exemplo, é possível acessar os dados sobre engajamento e likes na página de Gerenciamento:

analisar-engajamento-posts-facebook

Fonte: Facebook Insights

Como automatizar a sua frequência de postagens nas redes sociais

Se na sua empresa não existe um time dedicado a produzir e publicar conteúdo relevante nas suas redes, não se preocupe.

A boa notícia é que no mercado existem bons produtos e serviços que te ajudam a automatizar e garantir que as postagens estejam disponíveis nos melhores dias para o seu público.

Por isso, nossa última dica sobre esse tema é que você busque alguma dessas ferramentas para otimizar esse processo.

A dúvida sobre terceirizar ou contratar é mais comum do que parece. E é por isso que eu quero te convidar a conhecer o produto da Company Hero, conteúdo para redes sociais.

Ele foi criado justamente para ajudar pequenas e médias empresas e empreendedores a ver conteúdos relevantes sobre seu negócio sendo criados e postados de forma estratégica e automática.

Os posts já são criados pensando em todas essas dicas que comentei no artigo, focados em estimular esse engajamento da sua audiência.

Conheça o produto de marketing da Hero e aproveite a fase Beta!

foto_fred.png
Frederico Foini
Especialista de Marketing - Company Hero