Como divulgar meu trabalho no Instagram? Tire suas dúvidas!

Se a sua dúvida é “como divulgar meu trabalho no Instagram?”, separamos 10 dicas essenciais para você ter mais sucesso e conquistar mais seguidores.
 Otávio Hoffmann  |      29/06/2021como-divulgar-meu-trabalho-no-instagram

Como divulgar meu trabalho no Instagram? É bem provável que você se faça essa pergunta com certa frequência. Afinal, a rede social é um ótimo canal para fechar negócios, mas nem todo mundo tem sucesso com ela.

Isso acontece porque é preciso traçar as melhores estratégias para conquistar seus objetivos. Essa é a única forma de atingir o público certo e ter resultados reais.

Então, como divulgar meu trabalho no Instagram? Confira as dicas que preparei neste artigo.

Qual a importância das redes sociais para divulgar seu trabalho?

As redes sociais são um canal de relacionamento com o público da sua marca. No entanto, elas não param por aí. Nos últimos anos, tornaram-se um canal de vendas, inclusive, com a inserção de ferramentas para facilitar a negociação.

O motivo é simples: pelas redes sociais, os clientes conseguem entrar em contato rapidamente com a marca, tirar suas dúvidas etc. Além disso, esse canal é uma verdadeira vitrine, em que os produtos são expostos com todos os seus detalhes, inclusive o preço.

Por que divulgar seu trabalho no Instagram?

No caso do Instagram, as estatísticas demonstram que esse é um bom local para divulgar seu trabalho. Veja os dados:

  • 1 bilhão de usuários ativos, sendo que mais de 500 milhões acessam todos os dias;
  • rede social de maior engajamento, tendo até 20 vezes mais interações do que o Facebook;
  • 71% dos usuários têm menos de 35 anos;
  • 71% das empresas dos Estados Unidos utilizam o Instagram;
  • 83% dos usuários encontram novos produtos e marcas na plataforma;
  • dos stories visualizados são de empresas;
  • 90% dos usuários seguem uma empresa;
  • o Instagram ajuda 80% dos usuários a realizar compras.

Todos esses dados mostram como o Instagram pode ser uma boa ferramenta para alavancar seu negócio. Agora, vamos partir para a parte prática e descobrir como divulgar meu trabalho no Instagram.

10 dicas para saber como divulgar meu trabalho no Instagram

1. Crie um perfil profissional

Use o Instagram for Business para ter um perfil para sua marca. Essa característica ajuda a alcançar mais pessoas. Então, se você se pergunta “como divulgar meu trabalho no Instagram?”, esse é o primeiro passo. Assim, é possível criar anúncios para atingir seu público-alvo, acessar os Insights que a plataforma fornece, além de outros recursos.

2. Vincule o Instagram ao Facebook

Se você já tem um perfil no Facebook com uma URL personalizada, busque fazer o registro exatamente igual no Instagram. Além disso, mantenha a mesma logo.

Além de facilitar a busca dos clientes, torna o trabalho de comunicação entre as plataformas mais integrado. Sem contar que essa também é uma forma de fortalecer a identidade da marca e torná-la mais visível.

Depois de fazer isso, vincule a sua conta do Facebook à do Instagram. Para isso, acesse a fanpage do Facebook, clique em Configurações e em Anúncios de Instagram. Adicione a nova conta e confirme a operação.

3. Faça posts variados no Instagram

Mais do que variar os conteúdos, aproveite e também varie o tipo dos conteúdos postados. Vale a pena apostar em fotos, textos e vídeos. Ainda há recursos especializados, como os Stories e o Reels, que demonstram grande potencial de engajamento, por ter a função parecida com o TikTok, com vídeos curtos e bem-humorados, que viralizam facilmente.

Variar suas postagens no Instagram é uma boa forma de divulgar seu trabalho nessa rede social.

O nosso Instagram é um exemplo de feed com diversos tipos de conteúdos. Nele, exploramos vídeos, fotos em diversos formatos e buscamos interagir com nossos seguidores.

4. Invista na qualidade das imagens

O Instagram é uma rede social voltada para imagens. Portanto, é fundamental ter boa qualidade em fotos e vídeos. Dessa forma, fica mais fácil atrair as pessoas que veem os posts de sua marca na linha do tempo.

5. Instigue a curiosidade dos seguidores

Você percebeu que este post começou com uma pergunta? Esse é um bom recurso para instigar a curiosidade das pessoas. Ainda existem outros.

Por exemplo, criar mosaicos com pedaços de imagens. Você pode postar um de cada vez e deixar as pessoas adivinharem. A mesma ideia pode ser aplicada aos vídeos, com pequenos teasers (resumos).

Outra opção é dar close em produtos a serem lançados. Você mostra um detalhe e pergunta o que poderia ser.

6. Use os recursos do Instagram

Para responder à pergunta “como divulgar meu trabalho no Instagram?”, você precisa considerar os diferentes recursos oferecidos pela rede social. Os principais são:

  • Stories: permite postar uma foto ou vídeo por apenas 24 horas. Depois ela é automaticamente apagada. É a ferramenta ideal para publicar os bastidores, promoções e mais. A vantagem é aumentar a sensação de proximidade;
  • IGTV: simplifica a postagem de vídeos mais longos. Eles ficam em um feed separado. Assim, você pode trabalhar os conteúdos de forma diferente;
  • Reels: é voltada para os microvídeos. Eles também ficam em um local separado e oferecem mais possibilidades para trabalhar.

7. Publique com frequência

Faz pouco sentido publicar um conteúdo hoje e postar de novo somente daqui a uma semana. Se você quer criar engajamento, precisa ter frequência. Essa regra deve ser seguida tanto no feed quanto no Stories.

Para evitar problemas, crie um cronograma de postagens. Verifique os assuntos que podem ser trabalhados e quais recursos usará em cada um deles. Faça isso de forma semanal ou até mensal. Assim, você garante publicações constantes.

A frequência nas postagens é uma dor de cabeça para muitos empreendedores que buscam divulgar seus trabalhos no Instagram. Isso porque precisa de uma boa dose de organização e planejamento, oferecendo conteúdos educativos e não só de venda.

Por isso, cada vez mais as empresas apostam na terceirização de conteúdos para as redes sociais. Assim, conseguem nutrir seus seguidores com postagens personalizadas, enquanto cuidam de outras etapas importantes para seu negócio.

8. Use hashtags

Mais do que um recurso legal, as hashtags são importantes para que sua marca seja encontrada por um número maior de pessoas. Use somente aquelas relevantes para a sua marca e que tenham relação com a postagem. Você também pode criar a sua para facilitar a busca da sua empresa pelos seguidores.

9. Anuncie

Para ter uma taxa de sucesso maior, faça anúncios dos seus produtos ou serviços. Para isso, basta ter o perfil no Instagram for Business. Com isso, haverá vinculação ao Facebook e você poderá criar e gerenciar os anúncios por lá.

Cuide para definir bem o público-alvo. Quanto mais segmentado, melhor. Por isso, conheça os detalhes dos potenciais compradores e aplique-os para aumentar a conversão.

10. Mantenha um relacionamento com seus seguidores

As pessoas que interagem com a sua marca devem receber atenção. Inclusive, você deve interagir com elas também. Essa é uma forma de manter um bom relacionamento e se conectar com esses usuários.

Então, aproveite qualquer curtida, compartilhamento, comentário etc. para gerar mais engajamento. Para isso, siga as dicas abaixo:

  • curta fotos dos seus seguidores;
  • responda os comentários;
  • mencione os clientes nos comentários;
  • cite pessoas influentes;
  • comente nas fotos dos seus seguidores.

Lembre-se, ainda, de interagir com seus seguidores, atuais e potenciais. Inclusive, você pode pesquisar o público nos perfis de outras marcas e começar a segui-la. Sem exageros, é possível até fazer alguns comentários ou curtir algumas fotos.

Tenha em mente que a conversão é importante, mas nem sempre precisa ser usada. É preciso intercalar esse tipo de post com outros voltados para o engajamento. Seu primeiro objetivo com o Instagram, não se esqueça, é divulgar seu trabalho e atrair mais seguidores.

Essa é a melhor maneira de publicar conteúdo relevante e tornar o perfil da sua marca mais atrativo. Desse modo, sua marca se torna referência no mercado e começa a crescer de forma orgânica, ou seja, sem a necessidade de fazer anúncios.

Dessa forma você cria um relacionamento de longo prazo com os seguidores. Como consequência, também é uma forma eficiente de saber como divulgar meu trabalho no Instagram.

A importância de contar com uma empresa especializada

Com todas as dicas vistas até aqui, você já deve ter respondido a pergunta: “como divulgar meu trabalho no Instagram?”. Ainda assim, existe um bônus importante. A dica é: conte com uma empresa especializada.

Você pode até achar que esse é um custo para sua empresa, mas na verdade é um investimento. Qual a diferença? Bom, quando as ações nas redes sociais são feitas pela sua empresa, elas podem não trazer o retorno esperado. Acredite, muitas pessoas subestimam o trabalho que dá manter o Instagram atualizado e com conteúdos de qualidade.

Mesmo que tenha algum ganho, ele tende a ser menor do que aquele conseguido por uma empresa especializada. Afinal, existem vários detalhes a serem verificados para atingir o público certo.

Por todos esses motivos, é fundamental ter o apoio de profissionais na área. Com a Company Hero, você pode gerar engajamento e divulgar sua marca de forma rápida, prática e fácil, com resultados consistentes.

Além disso, sua empresa pode escolher pacotes personalizados de postagens, conforme seu objetivo e sua demanda. Assim, mais do que saber como divulgar meu trabalho no Instagram, saberá que todas as estratégias adotadas estarão alinhadas ao seu negócio.

Como consequência, sua marca terá vários benefícios. Entre eles estão:

  • credibilidade;
  • praticidade;
  • economia de tempo, já que você deixa de se preocupar com reuniões, revisões e planejamento dos posts;
  • disponibilidade de equipes, com profissionais especializados;
  • controle de qualidade nas publicações, para garantir que tudo saia dentro do combinado;
  • prazos previsíveis, com um cronograma definido e de fácil acesso;
  • artes personalizadas;
  • textos exclusivos;
  • uso das melhores hashtags.

Todas essas vantagens são asseguradas, qualquer que seja o seu tipo de negócio. É só conversar com uma empresa confiável e dizer: como divulgar meu trabalho no Instagram? Depois é esperar os resultados!

Quer saber mais sobre a Company Hero? Saiba mais sobre os pacotes para redes sociais e leve seu negócio ao sucesso.

hoff.png
Otávio Hoffmann
Conteúdo - Company Hero