Como aplicar Business Intelligence no seu negócio
Entenda o que é e como aplicar business intelligence (BI), metodologia que auxilia na tomada de decisão e administração do seu negócio
Para sobreviverem no mercado competitivo atual, as empresas devem se aprofundar cada vez mais em metodologias e ferramentas baseadas na tecnologia da informação e na tomada de decisão estratégica e aplicar esses conceitos em seu negócio.
Uma das grandes tendências para essas empresas que querem se tornar mais competitivas, entender seus dados e tomar decisões assertivas é o BI (Business Intelligence). Acompanhe com a gente o que é essa área estratégica que tem crescido muito nas empresas mais atuais do mercado e como aplicar Business Intelligence no seu negócio.
Mas afinal, o que é o Business Intelligence?
Na tradução para o português, corresponde a Inteligência de Negócios. BI é uma metodologia, um conjunto de processos, que utiliza de ferramentas diversas para coletar, organizar, analisar e monitorar dados para tomadas de decisões estratégicas e ações implementadas em qualquer área da empresa.
Caio Avelino, especialista e Head de Business Intelligence e Data Scientist em um aplicativo de relacionamentos, esclareceu os detalhes dessa tendência pra gente:
“A área de Business Intelligence depende de dados estruturados, organizados, como tabelas em um banco de dados ou em uma planilha de Excel.
Com esses dados, é possível construir seus gráficos e dashboards para acompanhar o andamento do negócio, ou seja, o que aconteceu com ele e porque aconteceu. São análises descritivas, com dados do passado.”
Business Intelligence x Data Science
Há uma certa confusão entre essas áreas, principalmente pelo fato de terem o objetivo de agregar valor à tomada de decisões. Ambas são extremamente importantes, mas com premissas, processos e produtos finais distintos.
Como foi mencionado, o Business Intelligence realiza a análise de dados passados, vindos de um banco de dados e com as análises apresentadas, por exemplo, via KPIs, relatórios e apresentações.
Já a área de DS (Data Science), realiza uma análise futura, buscando por padrões, correlações, e diferente do BI, buscando os dados de maneira estruturada ou não, e em qualquer fonte de informações, como em arquivos de texto, pdfs, fotos, bancos de dados não relacionais. Segundo o Caio, especialista da área:

“Gestores de empresas não estarão mais seguros ao tomar decisões somente com base em informações do passado. Para um negócio se diferenciar dos concorrentes por meio de tendências e inovação, é a ciência dos dados que direcionará a trilha do sucesso das empresas. Com isso, a gente considera que Data Science é uma evolução do Business Intelligence”
Como aplicar o BI na minha empresa?
Agora que o conceito de Business Intelligence para aplicar no seu negócio já foi esclarecido, é importante você saber como começar. Muitas variáveis devem ser levadas em consideração, e a implementação do BI é uma maneira razoavelmente simples de entender como o seu negócio está caminhando e como ele pode melhorar em diversas vertentes: vendas, churns, engajamento e várias outras. Fique atento:
Entenda o objetivo da sua empresa e comece a coletar dados
“Olhe para todas as áreas da sua empresa e monitore o que é mais valioso para seu negócio”
Busque ter um objetivo claro para iniciar a aplicação do BI na sua empresa, afinal a mesma pode ser aplicada em diversas áreas. Defina quais dados coletar, em quais plataformas e quais análises você quer obter de processo.
Como mencionamos, você pode coletar e entender dados de diversas frentes do seu negócio, desde o financeiro até o atendimento de clientes. Uma dica é refletir sobre qual a principal dor do seu negócio ou o setor que você mais desconhece.
O BI também é um dos melhores amigos do marketing e facilita a compreensão do mercado com a coleta de dados via redes sociais e campanhas em publicidade paga. Caso você ainda não invista nesses dois campos, uma boa escolha para estruturar o básico de business intelligence e aplicar no seu negócio é começar a coletar dados de engajamento a partir da gestão das sua mídias sociais ou do investimento em campanhas via Google Ads.
Escolha um profissional
Algumas empresas ainda possuem recursos limitados e não consideram o BI como uma opção. Porém, essas empresas que desejam começar a unir a experiência e expertise dos tomadores de decisão com insights dos dados tem a opção do BI que tem uma aplicação mais acessível, comparado ao DS e podem sim apostar em aperfeiçoar colaboradores e gestores que já possuem.
“Um profissional que seja analítico e consiga coletar dados de plataformas (de mídias sociais, por exemplo) e levar ao Excel, para análise, criação de gráficos e acompanhamento já faz toda a diferença”, garante Caio.
Porém, é importante esse profissional se aperfeiçoar e antes de mais nada entender quais as tendências do seu mercado e desenvolver uma cultura de inovação constante, o que pode ser feito de maneira prática e imersiva em curso de gestão ágil, por exemplo.
Aposte em ferramentas para aplicar o BI
Você pode também apostar em ferramentas que auxiliam na organização dos dados coletados, tratamento e visualização da sua análise. São diversas as ferramentas, gratuitas ou não, que podem te auxiliar:
É a ferramenta desenvolvida pela Microsoft para a análise de dados e compartilhamento de ideias, auxiliando na geração de relatórios e dashboards. Conta ainda com uma facilidade visual que auxilia os profissionais com pouco conhecimento técnico.
O Google Data Studio é uma das poucas ferramentas de BI gratuitas e mais populares, afinal, para utilizar, basta ter uma conta no Gmail.
Além disso, a ferramenta se conecta com as diversas fontes de dados do próprio Google e tem uma fácil navegação e compreensão visual.
Uma ferramenta que está há bastante tempo no mercado e é conhecida por oferecer muito mais flexibilidade quando se trata de projetar seus dashboards, porém o valor da sua licença também é um dos mais altos do mercado. Se o custo-benefício te preocupa, as outras soluções citadas são mais indicadas para as pequenas e médias empresas.
Entender e aplicar BI no seu negócio é uma maneira de se manter no mercado cada vez mais competitivo e se destacar. Questionado sobre o futuro das empresas que apostam nessa metodologia, Caio afirma:
“O futuro dessas empresas é ter uma maior probabilidade de sucesso, tomar decisões muito mais assertivas e se destacar no mercado. Dados são o novo petróleo. Empresas que não investirem em extrair insights deles podem sofrer muito mais para crescer e até sobreviver em um mercado competitivo”
Fique atento a essa tendência e não perca a oportunidade de tomar as decisões certas e mais rápido ao aplicar Business Intelligence no seu negócio!