5 passos para estruturar a presença digital da sua marca

Ter uma estratégia e presença digital fortes te ajudam a vender mais, ganhar credibilidade e a ser lembrado. Confira o passo a passo.
 Angélica Albuquerque  |      10/08/2021
5-passos-para-estruturar-a-presença-digital-da-sua-marca.png

A presença digital é o que ajuda a sua marca a ser encontrada pelos seus clientes na internet.

Mas, a história da pequena empresa que começa do zero e não tem uma estratégia digital é comum.

Neste artigo, vamos conversar sobre o porquê você deve se preocupar com a presença digital da sua empresa, quais benefícios essas ações trazem pra você e por onde começar.

O que é presença digital?

É como o seu negócio aparece online. Isso envolve os posts que você cria nas redes sociais, seu site e blog e até mesmo os conteúdos que você não controla, como opiniões de clientes nos mecanismos de busca. Uma boa presença digital pode levar ao crescimento de até 80% no volume de vendas de uma empresa.

Como é o espaço que a sua empresa ocupa na internet, a presença online é o espaço que a sua empresa ocupa na internet e inclui:

  • Seu site
  • As contas nas diferentes plataformas de social media
  • As buscas nos mecanismos como Bing, Google ou Yahoo nas quais a sua empresa aparece
  • Qualquer evento em que você e sua empresa participem diretamente (como organizador, por exemplo)
  • Qualquer peça de publicidade online paga ou anúncios por clique
  • O perfil da sua empresa em listas e diretórios de negócios (como o Yelp e o Google Meu Negócio)

São tantos os canais que a maior dificuldade das pequenas e médias empresas é adotar uma estratégia realmente efetiva e consistente para fortalecer a sua presença digital. Isso acontece porque as opções na internet são quase infinitas e é muito fácil acabar investindo em muitas estratégias ou plataformas de uma só vez.

Outro erro é não entender o comportamento dos seus clientes na internet. Uma empresa com público B2B, precisa criar uma boa estratégia para o LinkedIn, por exemplo.

👉 Conteúdo recomendado: 8 erros comuns ao criar as redes sociais da empresa (e como evitar)

Criar uma boa presença digital é uma forma de gerar retornos consistentes e previsíveis para uma pequena empresa, evitando que suas vendas e seu negócio dependam de tantas incertezas. Além disso, ajuda a sua empresa a se consolidar e a superar as possíveis instabilidades dos primeiros anos de vida. A pesquisa divulgada pelo Visual Capitalist mostrou que 70% das pequenas empresas costumam falir em até 10 anos.

  • 19% delas foram vencidas pela concorrência
  • 23% não tinham o time certo de funcionários
  • 29% ficaram sem caixa
  • Em relação a 42% delas o mercado não tinha necessidade de seus produtos e serviços
  • 82% tiveram problemas de fluxo de caixa
presença-digital.png

Fonte: Visual Capitalist

Além disso, sabemos que burocracias e altos custos são outros fatores que ajudam a reter o crescimento das pequenas e médias empresas. Por isso, é importante ter em mente soluções digitais que viabilizem os negócios como, por exemplo, o Escritório Virtual.

Quais são os elementos fundamentais de uma presença digital?

Como mencionamos, os canais de marketing digital são numerosos e estão em constante expansão atualmente. Isso significa que é importante ter uma estratégia de marketing sólida para desenvolver, implementar e gerenciar a sua presença digital nesses canais.

Para isso, você precisa ter alguns canais básicos para que os clientes te encontrem no ambiente digital

Site é a vitrine do seu negócio

O site da sua empresa é a peça central de uma presença digital. Quando os clientes em potencial desejam saber mais sobre sua marca ou empresa, seu website costuma ser o primeiro lugar para onde eles vão. Dessa forma, tudo, desde a página Sobre nós até as páginas de destino de produtos e serviços, precisa ser otimizado e refinado.

Isso significa que a marca consistente, informações úteis, design responsivo e navegação de página simplificada são importantes para uma experiência de cliente de alta qualidade. Com esses atributos em vigor, você pode ajudar a moldar a imagem da sua marca como autêntica e confiável, causando um grande impacto nos usuários, além de impulsionar vendas.

Redes sociais e a presença digital

A presença na mídia social é essencial para uma estratégia de marketing digital dos dias modernos. Na hora de humanizar sua marca e aumentar o reconhecimento, são as redes sociais quem mais pesam na balança.

Estima-se que, em todo o mundo, haja mais de 3 bilhões de usuários ativos nas redes sociais. E, se considerarmos os dados de uma pesquisa feita em 2021, afirmando que 45% desses usuários recorrem às redes sociais na hora de buscar um produto ou serviço, estamos falando em um mercado de mais de 1 bilhão de pessoas.

presença-digital-vender-online.png

Número de vendas realizadas pelas redes sociais - Fonte: E-book Company Hero

Faça o download desse material completo: Minha loja online deu certo. E agora? Qual o próximo passo.

Assim, cada postagem que você faz no Facebook ou Instagram é uma oportunidade de venda.

Ter uma presença ativa na mídia social permite que você aprimore sua pegada digital de várias outras maneiras, como fornecer atendimento personalizado ao cliente e construir o recall da marca quando você criar uma tendência ou se tornar viral.

Dica: Saiba como divulgar seu trabalho no Instagram

SEO e publicidade paga no Google

A forma como você aparece nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa, o famoso Google, influencia MUITO a vida da sua marca e impacta até nas suas vendas. Afinal, tudo a gente pesquisa nele, não é mesmo? Aquelas marcas com melhores resultados (para pesquisas gerais ou locais) obtêm a maioria dos cliques e, portanto, mais negócios e confiança.

Como aparecer na primeira página do Google

A regra de ouro para aparecer no Google - nas primeiras posições, claro! - é fornecer ao usuário os resultados mais precisos de suas buscas o mais rápido possível. Esses mecanismos usam vários métodos para combinar as consultas dos usuários aos resultados mais relevantes.

Os chamados algoritmos por trás desses mecanismos são constantemente ajustados e aprimorados para fornecer melhores experiências ao usuário. No entanto, algumas medidas são essenciais para que você possa figurar nas buscas como preencher seu site e blog com conteúdo valioso e atraente.

Era muito comum que muitos sites e blogs carregassem conteúdos com palavras-chave e links, pouco se preocupando com a experiência do usuário. Ou seja, oobjetivo não era ser útil ao público, mas ter termos repetidos e mecânicos para ganhar as primeiras posições dos buscadores. Sem se preocupar se a informação era útil e verdadeira.

Isso rapidamente se tornou uma tendência e um problema para o Google. Porém, logo eles aprimoraram os famosos “robôs” que fazem varreduras nos sites para penalizar esses sites que utilizam táticas de Black Hat.

Confira 15 boas práticas de SEO para seu site ou blog.

Conteúdo de alta qualidade e relevante aos olhos do Google

Hoje, o Google recompensa sites pela publicação de conteúdo relevante e de alta qualidade que agrada a um nicho-alvo. Se você já investe o tempo e o esforço necessários para criar conteúdo de SEO de alta qualidade voltado para leitores reais e não para burlar o sistema, está à frente. O próprio Google já falou que prioriza sempre a experiência do usuário. Afinal, seu propósito é sanar dúvidas do público. Quando um site ajuda a pessoa com aquela pergunta o site também está ajudando o Google a cumprir com a sua missão.

Mas vale dizer que por mais bem feito que seja seu site (sim, outros fatores como velocidade de carregamento também contam) e mais interessante que seja seu conteúdo, estratégias de SEO só começam a surtir um bom efeito a médio prazo e precisa de um olhar atento e constante. Logo, não é um jogo para amadores. Mesmo sendo uma empresa que está começando, vale a pena investir em uma consultoria ou até mesmo ter alguém interno focado nisso. Principalmente se você vende pela internet.

Você também deve reservar um tempo regularmente para pesquisar seu mercado e seus clientes-alvo, ou melhor dizendo, as suas personas. As preferências do consumidor mudam com o tempo, as tendências da indústria mudam e o mercado pode não ser o mesmo daqui a seis meses. Tenha isso em mente ao criar sua estratégia!

Essencialmente, você precisa manter o controle sobre o seu nicho e os clientes dentro dele da melhor maneira possível, para que possa continuar a fornecer conteúdo da mais alta qualidade e melhores experiências para mantê-los sempre voltando para você.

Já a publicidade paga (os famosos anúncios, conhecidos como search ou display) também são importantes para que o seu site apareça quando uma pessoa pesquisar por assuntos que têm a ver com o seu negócio, quando pesquisar por concorrentes ou até mesmo pelo produto que você vende.

Conteúdos ricos para melhorar a presença digital

Postagens em blogs, e-books, estudos de caso, fichas de especificações de produtos - todos esses são ativos de marketing de conteúdo cruciais para construir uma presença online que nutrem o seu consumidor de informações importantes ou sobre produtos, ou sobre negócios e temas relevantes ao universo da sua marca.

O conteúdo, de várias maneiras, será sua ferramenta mais potente para definir e fortalecer sua presença na web. Conteúdo de alta qualidade pode ajudá-lo a aumentar suas chances de ter uma boa classificação para termos-chave e envolver clientes em potencial, nutrir leads e se tornar uma autoridade no segmento.

Esse tipo de conteúdo pode ser muito adequado para diversos tipos de estratégias, seja de topo de funil ou de fundo de funil. Seja para estimular vendas, ou para dar alcance a sua marca. O mais importante é ter um planejamento e objetivos bem claros para cada conteúdo rico. Eles serão fundamentais para ativar diversos públicos.

O que torna uma presença digital sólida?

As preferências e percepções do cliente são formadas em grande parte por suas interações com os elementos de uma marca. Para garantir o impacto desejado, certifique-se de que sua presença digital seja:

Estratégia de Marketing Unificada e consistente

Uma presença consistente é fundamental para o reconhecimento e a lembrança da marca. O mesmo esquema de cores que você usa em seu site deve ser usado em seu perfil de mídia social e em seus ativos de conteúdo.

Estratégia digital para PMEs Focada no cliente

As interações com o atendimento ao cliente também podem influenciar as avaliações geradas pelos usuários, que por sua vez podem apoiar ou prejudicar sua presença na web. Prepare-se para todas essas interseções para construir uma marca resiliente.

Propósito da marca para PMEs

Os tempos estão mudando. Ao escolher marcas para fazer negócios, os consumidores de hoje se preocupam mais do que apenas com os produtos ou serviços que oferecem - eles se preocupam com o tipo de impacto que as marcas estão causando no mundo.

E se você quiser levar seu negócio para o próximo nível, você precisa de um senso de propósito - um propósito ao qual seu público realmente se conecta.

O propósito de marca pode ter um grande impacto em como seu negócio é visto no mercado e direciona toda a estratégia da presença digial.

Materiais otimizados para dispositivos móveis

Até mesmo a presença digital mais cuidadosamente elaborada pode ser prejudicada por um baixo desempenho em dispositivos móveis.

As páginas de sites que não são otimizadas para smartphones ou tablets podem frustrar os clientes. No entanto, os dispositivos móveis também apresentam oportunidades, não apenas desafios, principalmente em relação a aplicativos, pesquisa local e presença nas redes sociais. Fique atento a isso!

Agora, sem mais delongas, vamos às 5 dicas fundamentais para uma presença digital forte!

5 dicas para melhorar a presença digital da sua empresa

Se você chegou até aqui, com certeza já sabe que é bom ter um blog, uma rede social e um bom site para sua empresa.

Por isso eu quero ir por outro caminho nesse assunto, diferente do que a maioria dos artigos e materiais por aí falam sobre.

Quero te e dar 5 dicas realmente práticas para melhorar essa visibilidade:

1. Unifique a comunicação nos canais digitais

Se você já tem um site ou já começou a criar o espaço da sua empresa na internet, é importante sempre reproduzir a identidade visual da marca nos canais. Para que - aos poucos - o seu público entenda e assimile a sua linguagem, seu estilo e as mensagens que você quer transmitir.

➡ A cada perfil criado, certifique-se de usar o mesmo esquema de cores nas fotos de perfil e capa, e nos seus posts e conteúdos criados.

➡ Slogan, imagens, tom e estilo de escrita precisam estar alinhados em todos os canais digitais da sua empresa.

2. Conheça bem o seu público

Um erro comum na busca pela melhor presença digital para a empresa é não pesquisar sobre seu público.

Como já falamos, isso vai definir no que você vai investir para divulgar sua empresa.

O Facebook, por exemplo, perdeu parte dos usuários jovens (entre 19 e 28 anos). Nesse caso, se seu público são os millennials, provavelmente você vai precisar focar sua estratégia no Instagram.

Outro exemplo é a previsão do Google sobre o público B2B. O uso dos smartphone tem a tendência de aumentar em até duas ou três horas por dia. O crescimento é liderado pelos millennials junto com a Geração Z.

Aproveite para fazer pesquisas com os seus clientes atuais e entender exatamente o seu comportamento digital para melhorar o contato com eles por lá.

3. Estratégia para redes sociais

Fique atento a dois pontos sobre o impacto da presença digital nas vendas:

  1. Ao variar seus tipos de posts numa rede social e criar conteúdo educativo online para seu público, por exemplo, eles chegam mais preparados para comprar. Você dá a eles a chance de saber muito mais sobre seus produtos e serviços te encontrando na internet.
  2. Alinhe os times de marketing e vendas deixando as metas às claras, expectativas de cada time e avaliando junto os resultados. Um canal digital que dá certo e gera vendas (um artigo de blog, post ou site) é a oportunidade de entender que é o ideal para sua audiência.

4. Marketing Digital além do básico

Lembre-se: a sua marca não é a única que está buscando uma presença digital, então, procure se destacar!

Se você deseja realmente aumentar sua presença online, considere a participação de convidados em seus conteúdos no blog ou em lives que podem expandir seu alcance de marketing e demonstrar autoridade.

O mesmo pode ser dito para o e-mail. Muitas vezes, criar um boletim informativo por e-mail que agregue valor às caixas de entrada do cliente pode realmente diferenciá-lo.

5. Esteja presente quando o seu cliente pesquisar por você

Esteja à disposição. Quando um cliente pesquisar por algo sobre você, ou por um produto ou serviço que você vende você deve estar lá. Isso significa: aparecer nas pesquisas do seu usuário. Seja no google, através de campanhas pagas (search e display), seja em estratégias orgânica, ou até mesmo através de uma boa segmentação de mídia programática ou, simplesmente, estratégias mais simples como hashtags e descrição no seu Instagram que também ajudam sua marca a ser encontrada pelo público.

Para quem está começando e ainda não tem grande visibilidade nas redes sociais, investir em anúncios pagos também é fundamental e ajuda a construir uma presença digital mais rápido.

Os anúncios online não são tão caros quanto os anúncios tradicionais na mídia impressa, na TV ou no rádio, o que os torna uma opção acessível e vantajosa para todo tipo de empresa.

Quando tiver uma presença online, que oportunidades uma empresa pode aproveitar?

5 benefícios de ter uma presença digital forte:

  • Mais gente falando sobre sua marca
  • Credibilidade para sua empresa
  • Mais vendas e leads
  • Seu negócio tem mais chance de crescimento
  • Sua marca tem mais oportunidades de receber investimentos

Depois de ler tudo isso, é muito provável que a sua cabeça esteja fervilhando. Afinal muitos detalhes. Mas, com a ajuda de parceiros isso é possível. O pulo do gato é: não queira fazer tudo sozinho.

Como a Company Hero pode ajudar a construir a presença digital da sua empresa

A Company Hero oferece Pacotes de posts para pequenas e médias empresas utilizarem em suas redes sociais. Os conteúdos são personalizados para a sua marca.

Tudo de um jeito ágil, 100% online e muito transparente.

Conheça mais sobre esse serviço de Marketing Digital para pequenas e médias empresas e veja o que os nossos clientes falam sobre nós.

Angélica Albuquerque Redatora da Company Hero
Angélica Albuquerque
Redatora

Outros artigos | undefined