5 dicas práticas de como vender pelo Instagram para faturar ainda hoje

Descubra os segredos do time de especialistas da Company Hero de como vender pelo Instagram em apenas 5 passos!
 Angélica Albuquerque  |      22/07/2021
5-dicas-práticas-de-como-vender-pelo-Instagram-para-faturar-ainda-hoje.png

Se você souber se destacar da multidão, uma das ferramentas mais poderosas para os seus produtos e serviços é descobrir como vender pelo Instagram! Afinal, a rede social queridinha das marcas já conta com mais de um bilhão de usuários ativos mensalmente.

Então, esqueça a ideia de que você só precisa de boas fotos para se destacar. O Instagram é uma rede visual, boas fotos é o mínimo exigido aqui! Mas só uma foto boa não faz milagre. Você precisa de conteúdos que realmente vão destacar o seu perfil e chamar a atenção para o seu negócio e, consequentemente, converter a admiração em vendas.

Chega de só ter curtidas e comentários de amigos e parentes! A gente quer que você aprenda de uma vez por todas como vender pelo Instagram.

1. O óbvio também precisa ser dito e feito

Não dá para partir para lives, influenciadores, anúncios ou qualquer outra estratégia quando você se quer arrumou a casa. É preciso deixar o seu perfil nada menos do que incrível! Lembre-se: a primeira impressão é a que conta!

Foto de perfil de fácil identificação

Então, o primeiro passo é escolher uma foto de perfil que tenha a ver com a marca. O ideal é que seja a sua logomarca.

Biografia bem elaborada

Sua biografia do Instagram é extremamente importante. Seja o mais claro possível em sua descrição. Deixe o seu público saber exatamente o que você tem a oferecer.

A seção de URL de sua biografia é o único link clicável que você pode adicionar à sua página do Instagram, portanto, certifique-se de usá-lo!

Este é um ótimo lugar para direcionar o tráfego de suas postagens e stories. A criação de um URL exclusivo para esta seção também lhe dará a oportunidade de rastrear as visitas ao seu site do Instagram.

Não tem um site? Sem problemas, você pode colocar um link para o whatsapp.

Quer colocar mais de um link? Sem problemas também! Existem ferramentas conhecidas como “árvores de links”, com elas você pode colocar quantos links quiser, como com a Linktree. Ou se você tiver um time de T.I, há outras formas de fazer isso.

Dá uma olhadinha no próprio Instagram da Company Hero.

dicas-praticas-de-como-vender-pelo-Instagram-para-faturar-ainda-hoje.png

Nosso perfil inclui uma estética consistente que valoriza a marca, dá voz aos colaboradores e possui conteúdos autênticos, com dicas, curiosidades, promoções e parcerias. Além disso, como falamos anteriormente, ter uma biografia clara e uma foto de perfil de marca faz a diferença para que os usuários nos identifique facilmente.

Ao criar uma história e estética de marca consistente, você pode transformar novos clientes em seguidores dedicados, o que significa que eles estarão a apenas alguns passos de investir em seus produtos.

2. Crie conteúdo relevante e envolvente

Para pra pensar: você gostaria de conversar com alguém que só fale de si mesmo? Que passasse horas enaltecendo suas brilhantes qualidades? Pois é assim que sua audiência se sente quando você só fala dos seus produtos e serviços ou de como a sua marca é incrível.

Com quase 1 bilhão de pessoas no mundo percorrendo uma infinidade de conteúdo na barra de rolagem do Instagram, como você os faz notar seu produto?

A chave para ser notado é ter consistência e um conteúdo que fale a língua do seu público.

Conteúdo de qualidade constrói a identidade e a imagem da sua marca. Quanto mais seu conteúdo se destaca de maneira consistente, maiores são as chances de construir uma base de clientes leais que gere vendas.

Mas calma. Ninguém te mandou contratar o Steven Spielberg para elaborar roteiros incríveis. É muito mais criatividade e envolvimento que grandes efeitos especiais.

A Lacta 5Stars já criou propagandas de sucesso pautadas nos comentários de um post convidando sua audiência para escrever o roteiro.

👉Mas, se você ainda não conseguiu aumentar o engajamento da sua rede social, a gente pode te ajudar. Dá uma olhadinha nesse conteúdo aqui.

Crie uma identidade visual

Uma identidade visual ajuda a destacar seu conteúdo na barra de rolagens do Instagram, porque seu público logo identificará que você é o autor e as chances de interação são maiores. O ideal é ter uma paleta de cores definidas que remetam a sua marca, com fontes específicas. Também procure adotar uma voz de marca em seu conteúdo (um modo de falar próprio da sua audiência).

O Magazine Luiza resolveu dar vida à MagaLu e agora o perfil deles é praticamente um diário da influenciadora digital mais amada do Brasil.

Crie fotos e vídeos de qualidade

Evite imagens granuladas ou vídeos trêmulos. Seu conteúdo e imagem de perfil devem ser visualmente atraentes para refletir a mensagem principal de sua marca. Considere mostrar mais ações (por exemplo, alguém usando seu produto). Gifs ou vídeos farão seu perfil parecer mais dinâmico. Você não precisa fazer uma gravação superprofissional, mas o mínimo de cuidado com a iluminação, ter um tripé e usar algum aplicativo para te ajudar com isso é fundamental para garantir uma qualidade boa.

Explore as ferramentas do Instagram

Use as ferramentas do próprio Instagram para criar conteúdo nativo, com o Layout, Boomerang, Stories e Reels. Você também pode usar o recurso de carrossel para adicionar várias fotos ou vídeos em um anúncio sem ter que fazer postagens separadas.

Variar os formatos de conteúdos ajuda a aumentar o alcance, pois o algoritmo do Instagram vem favorecendo as contas que utilizam os novos recursos, como o Reels, por exemplo. Assim, toda vez que você explora uma nova figurinha ou uma funcionalidade recém-lançada, a plataforma tende a mostrar seu conteúdo para muito mais pessoas.

Então, se você quer aparecer lá na aba do pesquisar do Instagram e conquistar uma audiência muito maior, uma ótima maneira de como vender pelo Instagram é usar seus recursos: Reels, Stories, IGTV e Lives.

Crie tutoriais, questionários e enquetes

Gamifique seu conteúdo com algo divertido e criativo. Ou seja, deixe sua audiência fazer parte do seu perfil. Crie enquetes, pergunte o que gostariam de ver nos seus Stories, crie desafios.

Os adesivos dos Stories são tão divertidos e tornarão seu conteúdo mais interativo, como:

Adesivos de pergunta: embora você possa simplesmente solicitar que o público faça uma pergunta nos Stories, o uso do adesivo de pergunta tem seus próprios benefícios. Quando você publica novamente a pergunta enviada, a pessoa que fez a pergunta recebe uma notificação de que sua mensagem foi respondida.

Adesivo da votação: as pessoas adoram pesquisas. Use o adesivo de enquete para entrar em contato com as preferências do seu público e deixe-os ajudá-lo a fazer escolhas em seu negócio (como um novo aroma) ou fornecer feedback geral.

Uma coisa legal sobre o adesivo da enquete é que você tem acesso fácil a uma lista de pessoas que responderam a sua enquete. Você pode enviar-lhes uma mensagem direta por 24 horas após a conclusão da votação e continuar um diálogo no direct.

Outros adesivos: e essas não são as únicas opções de adesivos do Stories que podem melhorar seu engajamento. Usar adesivos de localização pode garantir que você apareça em pesquisas de região relevantes, e adicionar hashtags às suas histórias também o ajudará a aumentar seu alcance. As outras opções de adesivos do Instagram - que eles estão adicionando constantemente - também podem adicionar mais apelo e interatividade ao seu conteúdo e ajudar a melhorar o desempenho.

Mantenha seus seguidores perto

Responda às suas perguntas, responda aos comentários e trate das reclamações. Você construirá um relacionamento forte ao interagir com os seguidores – clientes satisfeitos costumam virar clientes fiéis.

Seja constante

Você vai precisar criar um calendário de postagens para evitar o famoso “’deu branco” do que postar ou simplesmente deixar passar uma data super importante porque não se organizou há tempo.

👉Cronograma de postagens para organizar o conteúdo nas redes sociais

3. Use o Instagram Shopping

O Instagram Shopping oferece às empresas uma vitrine envolvente para marcar produtos diretamente nas postagens. Dessa forma, você dá aos seus clientes acesso a preços e detalhes do produto e acaba com aquele ranso do “preço só no inbox”.

Mas há outras vantagens:

  • Os clientes podem explorar seus produtos com um único toque
  • Suas postagens podem ser compartilhadas na aba Explorar e alcançar novas pessoas
  • Você pode marcar até 5 produtos por imagem ou 20 produtos por carrossel
  • Os clientes podem tocar em “Compre agora” para visitar seu site e concluir a compra
  • Você tem acesso ao seu desempenho na guia Insights

Para isso, converta seu perfil para uma conta comercial do Instagram e conecte-a à sua página do Facebook.

Passo a passo para ter uma conta comercial

Conecte sua conta do Instagram a um catálogo do Facebook usando o Gerenciador de Catálogo ou Parceiro do Facebook.

Vá para as configurações do seu perfil, toque em Negócios e, em seguida, em Instagram Shopping.

Siga as etapas e envie sua conta para análise (isso pode levar alguns dias). Depois de configurado, crie sua primeira postagem e ative uma guia Loja em seu perfil.

Complemente o visual com diferentes cores de texto em adesivos de produtos e não se esqueça de anunciar as promoções e lançamentos.

4. Invista em anúncios

Com as mudanças contínuas no algoritmo do Instagram e uma competição cada vez mais acirrada por um lugar ao sol na plataforma, é importante usar o que funciona. Ou seja, investir nos anúncios é uma das formas de como vender pelo Instagram.

Mas calma! Nem comece a chorar as pitangas de que não tem como investir agora! No Instagram é você quem decide quanto, quando e como quer gastar com seus anúncios. Então, pode começar aos pouquinhos e ir investindo mais à medida que o negócio vai crescendo. Por menos de R$10 ao dia, você já consegue realizar a divulgação dos seus anúncios.

O Instagram oferece uma variedade de opções de segmentação, para que você possa escolher aquela que melhor se adapta às necessidades do seu negócio. Ou seja, diferente do carro do ovo que passa na sua rua, você só vai gastar seu dinheiro com quem provavelmente se interessa pelo seu produto.

E é até bem fácil de fazer. O básico, pelo menos! A maneira mais fácil é promover postagens que você compartilhou no Instagram. Para isso, basta selecionar a postagem que você deseja impulsionar e clicar no botão promover.

O Instagram irá automaticamente “atrás” de um “público semelhante” com o qual você pode compartilhar a postagem, mas você pode mudar se quiser e definir um novo público no aplicativo.

Depois de configurar seu público-alvo e orçamento, certifique-se de dar uma última olhada em seu anúncio antes de clicar em “Confirmar”.

Você pode começar com um orçamento pequeno e exibir seu anúncio por alguns dias para testar. Sai mais barato que a menina dos panfletos e você nem vai vê-los largados pela rua depois.

5. Faça parcerias com influenciadores

O marketing de influenciadores está em alta há algum tempo, mas vem dando resultado e muito. Por quê? Porque colocar seu produto nas mãos de um influenciador dá credibilidade a um público amplo e totalmente novo.

Atualmente, há um excesso de influenciadores no Instagram que cresceram usando o aplicativo e têm uma compreensão inerente de como aproveitá-lo para acumular e manter uma legião de seguidores. Eles vão desde grandes celebridades aos microinfluenciadores.

Aliás, se você não tem orçamento para fazer parceria com um grande influenciador, considere encontrar um microinfluenciador. Essa estratégia, com certeza, vai te ajudar a otimização seus investimentos. Então, se você é uma pequena empresa, investir nesse segmento pode ser uma ótima maneira de ajudar a direcionar clientes em potencial para sua página.

Mas lembre-se, ao trabalhar com um influenciador, é importante fazer com que a parceria realmente seja interessante para o público do influenciador.

Resumão: Como vender pelo Instragram

Como a gente sabe que sempre tem que corra logo pro final porque não tem tempo nenhum a perder, vamos fazer um resumão do que você precisa fazer para começar a vender no Instagram. Pega a caneta:

  1. Perfil bonito e objetivo
  2. Linguagem adequada
  3. Link para vendas (site, whatsapp ou uma árvore de links, linktree, por exemplo)
  4. Conteúdos relevantes e atraentes
  5. Constância e estratégia
  6. Tipos variados de conteúdos
  7. Engajamento
  8. Ativar o Instagram Shopping
  9. Usar Reels, Stories, Lives, Enquetes, abusar dos recursos da ferramenta
  10. Fazer parcerias com influenciadores

Você quer entender mais sobre Marketing Digital? Nós temos alguns e-books exclusivos sobre o tema que vão te ajudar.

Materiais Ricos para baixar gratuitamente

E-book 1

Marketing Pessoal: Como fazer mais negócios sendo quem você é.

E-book 2

Calculadora de Engajamento para Redes sociais

Quer entender como a Company Hero pode ajudar sua empresa? Fale com a gente!

Angélica Albuquerque Redatora da Company Hero
Angélica Albuquerque
Redatora